quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Transtorno de personalidade

Transtorno de personalidade:
Um mal mais comum do que se possa imaginar

Suas atitudes no dia-a-dia são aparentemente normais. Mas, diante de certas situações há uma contrariedade e extravagância no modo considerado normal de agir. Um exemplo recente que comoveu todo o país e o caso Eloá e Lindemberg. Aborrecido pelo fim do romance com a jovem, o rapaz resolve, munido de uma arma, manter a ex e sua amiga em cárcere privado. O fim trágico deste episódio é do conhecimento de todos, mas, o que é pouco falado, são essas reações anormais e extremas diante de uma situação limite. Segundo os psicanalistas, essa mudança de atitude é considerada como Transtorno de Personalidade.

Para entendermos o que é o transtorno é preciso definir o que é personalidade. De acordo com a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, personalidade é tudo que distingue uma pessoa da outra, ou seja, são as características morais e psicológicas que marcam a sua individualidade. “O traço de personalidade é um aspecto do comportamento duradouro da pessoa. O comportamento final e as reações é o resultado de todos os traços de personalidade. O que diferencia uma pessoa da outra é a amplitude e intensidade com que cada traço é vivido” explica.

O Transtorno de Personalidade afeta exatamente as áreas nas qual a personalidade influencia e determina como, por exemplo, o modo como ela vê o mundo, a maneira como expressa as emoções e o comportamento social. O modo como reage a certas situações prejudicam a si e, principalmente, aos que estão a sua volta.

Causas e Tratamento
Segundo a psicanalista, as causas destes transtornos são múltiplas, mas geralmente estão relacionados com as vivências na infância e adolescência. Mas, a doença só pode ser diagnosticada quando adulto ou no final da adolescência, pois é quando a personalidade já está estabelecida.

O tratamento desses transtornos é mais difícil e demorado, pois se trata de mudança de caráter, mas baseia-se na psicoterapia e psicanálise. “Algumas vezes, deve-se também tratar outros transtornos que se desenvolvem juntamente com esses e, na maioria das vezes, por causa deles.. A depressão e a ansiedade normalmente se associam ao transtorno de personalidade.”, conta Soraya.

Classificação dos Transtornos de Personalidade

Transtorno de Personalidade Paranóide: as pessoas que sofrem deste transtorno são desconfiadas e sempre estão pondo a lealdade das pessoas à prova, interpretando as ações e observações dos outros como ameaça. “A característica essencial deste distúrbio é uma tendência para interpretar as ações das pessoas como deliberadamente humilhantes ou ameaçadoras”, diz a psicanalista. Na maioria, são ciumentos, desconfiados, teimosos, dissimuladores e obstinados.
Transtorno de Personalidade Esquizóide: a principal característica deste é a tendência ao isolamento e a repulsa nos relacionamentos sociais. Inclusive, os que sofrem deste mal costumam ter pouco ou nenhum interesse a ter relações sexuais com outras pessoas, além de não têm amigos íntimos ou confidentes. Não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes. Muitas vezes, preferem conviver com os animais aos seres humanos. “Os Esquizóides sentem-se freqüentemente incompreendidos, o que reforça a tendência ao isolamento e afastamento dos mortais comuns”, explica Soraya.
Transtorno de personalidade Anti-social: quem sofre desse transtorno costuma violar e desrespeitas leis e direitos dos outros, confrontando as normas. Costumam mentir, enganar e sempre procuram obter vantagens sobre as outras pessoas. Agem impulsivamente e não sentem remorsos, na maioria das vezes mentem dizendo que estão arrependidos para tentar escapar da punição ou levar vantagem com a situação.
Transtorno de personalidade Histriônico ou Histérica: esse transtorno é mais comum nas mulheres, que são mais emocionais e estão sempre buscando a atenção. “São sedutores, com mudanças rápidas das emoções. Tentam a impressionar aos outros fazendo uso de dramatizações e a interpretar os relacionamentos mais íntimos do que realmente são”, afirma a psicanalista.
Transtorno de personalidade dependente: o indivíduo tem uma grande necessidade de cuidado, por isso são submissos e temem as separações em seus relacionamentos.. E ao contrário de quem sofre do transtorno esquizóide, evitam o isolamento e a solidão a todo custo. “Estas pessoas precisam de outras para se apoiar emocionalmente e sentirem-se seguras e costumam permitir que os outros tomem decisões importantes por ela. Quando postas em situação de comando e decisão não obtêm bons resultados, não superam seus limites”, relata Soraya.
Transtorno de personalidade Obsessiva ou Anancástica: perfeccionista ao extremo, nunca estão contentes com seu desempenho. Os obsessivos têm dificuldade de expressar sentimentos, como amor, compaixão, e de compreender o sentimento alheio. “Normalmente as pessoas que sofrem deste transtorno são escravizados pelo simétrico, pelo limpo e pela ordem das coisas, desde a arrumação de seus pertences pessoais até a organização extremamente cuidadosa de coisas relacionadas à ocupação e profissão”.

Fonte para entrevistas: Médica e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho.

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação: Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116 / 3221-9241/ 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: