segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ibase e CAIXA firmam pacto pelo acompanhamento cidadão das obras do PAC nas favelas cariocas

Ibase e CAIXA firmam pacto pelo acompanhamento
cidadão das obras do PAC nas favelas cariocas

Objetivo é unir entidades de dentro e de fora das favelas. Participam do evento entidades da sociedade civil e representantes governamentais.

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Caixa Econômica Federal assinam, na próxima terça-feira (11/11), às 17 horas, no auditório da CAIXA (Av. Almirante Barroso, 25, Centro), um Pacto pela Cidadania envolvendo as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas do Rio.

Na assinatura, estarão presentes a presidente da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho; o diretor geral do Ibase, Cândido Grzybowski; o vice-governador do Estado do Rio, Luiz Paulo Pezão; o prefeito eleito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e o secretário de Habitação do Rio, Paulo André, entre outras autoridades.

Também serão convidados representantes de diversas entidades civis, como universidades, organizações comunitárias e entidades empresariais. O objetivo do Pacto pela Cidadania, documento a ser lido e assinado no dia 11, com a íntegra no site
http://www.ibase.br/, é aproximar, mobilizar e realizar parcerias efetivas entre representantes da sociedade civil e instâncias de governo.

Com isso, a parceria pretende contribuir para que as obras do PAC nas favelas cariocas funcionem como fator de inclusão social e beneficiem a cidade como um todo. Uma das metas é criar novos espaços de diálogo para o intercâmbio de experiências, reunindo entidades de dentro e fora das comunidades.


Fórum da Cidadania em Manguinhos

Para atingir o resultado esperado pela Pacto e o envolvimento de toda a sociedade, o Ibase e a CAIXA darão início à mobilização pela constituição de um Fórum da Cidadania no Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, uma das áreas beneficiadas pelo PAC. O Fórum contará com o envolvimento de instituições locais (como associações de moradores e organizações comunitárias) e de entidades representativas de segmentos empresariais, de universidades e da sociedade civil no Rio.

Como contribuição ao Fórum, o instituto fará uma pesquisa qualitativa junto à população do complexo (14 favelas) e seu entorno, com cerca de 38.500 moradores, para avaliar a percepção das obras ao longo do próximo ano.


O investimento total do PAC na área de Manguinhos é de R$ 328,3 milhões com recursos federais e contrapartida financeira do estado e do município (fundos municipais, estaduais e federais). A expectativa é de que a experiência possa ser aproveitada, no futuro, por outras regiões da cidade que recebem investimentos do Programa, como a Rocinha, Complexos do Alemão e Cantagalo/Pavão-Pavãozinho.


Serviço
Assinatura do Pacto pela Cidadania - Ibase, CAIXA e representações da sociedade civil; presenças do vice-governador do Estado, Luiz Paulo Pezão, do prefeito eleito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entre outras autoridades.

Data: Terça-feira (11/11)
Horário: 17 h
Local: Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro do Rio - auditório da CAIXA
Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal
Tel.:
(21) 2202-3096/4025/4097
E-mail:
imprensa.rj@caixa.gov.br

Assessoria de Imprensa Ibase
Rogério Jordão
Tel.:
21-2556-3095 - 9282-1441
E-mail:
imprensa@ibase.br

0 Comments: