quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Serviço Famílias Acolhedoras em Belo Horizonte

Amigos que se interessam por ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de risco

O "Serviço Famílias Acolhedoras" está sendo implantado em diversas cidades brasileiras e já funciona em Belo Horizonte no bairro Santa Tereza. O serviço é executado pelo Instituto Felix Guattari/Fundação Gregório Baremblitt e tem parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais - SEDESE e Colégio Loyola.

Nosso objetivo principal consiste em desenvolver ações voltadas à promoção/proteção integral da criança que se encontra em situação de risco social (violência doméstica, física, psicológica, abuso/exploração sexual, negligência e abandono), através do acolhimento familiar . Esta é uma modalidade de acolhimento provisória e excepcional, sendo uma alternativa para se evitar a institucionalização, ou seja, evitar o encaminhamento de crianças aos abrigos.

O acolhimento familiar, busca garantir um ambiente mais acolhedor e humanizado, bem como a manutenção e fortalecimento dos vínculos familiares, até que seja possível resgatar a capacidade protetiva da família de origem e promover a reintegração da criança em seu lar.

As crianças, inicialmente de zero a seis anos, são encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude. As Famílias Acolhedoras são cadastradas, capacitadas, orientadas e acompanhadas pela equipe do Serviço Famílias Acolhedoras , durante todo o processo de acolhimento e após o desligamento da criança.

Estamos em processo de divulgação e captação de famílias. Se você deseja ser uma Família Acolhedora, entre no site www.fgbbh.org.br e faça seu cadastro, você pode ainda ser um multiplicador do nosso trabalho, repassando este e-mail ou nos indicando pessoas ou famílias que se interessem pelo acolhimento familiar.

Atenciosamente,

Equipe do Serviço Famílias Acolhedoras

Rua Capitão Procópio, 39 – Bairro Santa Tereza – Belo Horizonte
Telefone (31) 3463-8083 -
família.acolhedora@fgbbh.org.brwww.fgbbh.org.br

0 Comments: