quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ASA vence Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Segurança Alimentar

ASA vence Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Segurança Alimentar
Viviane Brochardt

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) foi a vencedora da 1ª edição do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, na categoria Sociedade Civil, com o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC).

A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (25), em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, da Saúde, José Gomes Temporão, da Casa Civil, Dilma Rousseff, do presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Renato S. Maluf.

Criado em homenagem aos cem anos de nascimento de Josué de Castro, o prêmio, promovido pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), contou com 20 finalistas nas categorias Estado, Município e Sociedade Civil. As práticas premiadas se tornarão exemplos para outras instituições, a partir de intercâmbios que serão promovidos pelo MDS.

"É motivo de orgulho para qualquer governo entregar um prêmio cujo nome homenageia um brasileiro exemplar. Josué de Castro fez do combate à fome sua principal razão de viver. Nada mais justo que reconhecer e premiar aqueles que continuam sua luta", disse o presidente Lula.

Para a representante da ASA, Marilene Souza, a conquista do P1MC "é um reconhecimento público das ações que a ASA vem realizando no semi-árido brasileiro. Esse prêmio é de milhares de famílias, pedreiros, mobilizadores, de todos que fazem do P1MC um projeto tão grande como ele é. Além das famílias ele também é da Sesan [Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS] e é do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea, que tem buscado fazer do P1MC um programa seu".

O mesmo sentimento foi partilhado pelo secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Onaur Ruano. "Nós temos na premiação o reconhecimento do P1MC, da Articulação no Semi-Árido como nossa parceira. Receber a premiação das mãos do presidente Lula é, de fato, uma gestão meritória e que merece ser inspiradora para outros gestores, sejam eles de organizações não-governamentais ou governamentais".

O Programa Um Milhão de Cisternas encerra o ano de 2008 atuando em mais de 1,1 mil municípios de 11 estados do Semi-Árido. Nessa área, já capacitou 5,7 mil pedreiros, mobilizou 250 mil famílias e capacitou outras 230 mil em gestão da água.

Para o presidente do Consea, Renato Maluf, além dos números expressivos, o P1MC é inovador. "[Esse prêmio] é o reconhecimento ao que eu considero uma das principais experiências inovadoras no Brasil nos últimos dez anos, que é o P1MC. Ele é inovador por sua origem, por ser originado nas organizações da sociedade, é inovador pelo método que utiliza e, principalmente, ele tem o grande mérito de enfrentar, de maneira inovadora, simples e com muita repercussão uma das principais questões das famílias do semi-árido, que é o acesso à água. Quando o governo premia esse programa, tem um resultado, inclusive, simbólico e importante: é o governo premiando uma iniciativa da sociedade civil exitosa e que nós temos muito orgulho de participar dela, de apoiá-la".

O P1MC construiu quase 250 mil cisternas. Esses reservatórios, juntos, podem armazenar até 4 bilhões de litros de água e já beneficiam 1,1 milhão de pessoas.

Promover o acesso à água de qualidade para o consumo humano é destacado pelo coordenador da ASA, Naidison de Quintella Baptista, como um dos principais resultados alcançados pelo P1MC. "O P1MC receber o Prêmio Josué de Castro significa reconhecer que a ASA quer inverter a questão da injustiça, inverter o processo da sede como produto humano e fazer com que as próprias pessoas, o próprio Semi-Árido, seja capaz de debelar a sede e disponibilizar para as pessoas a água para o consumo humano, para beber e cozinhar", comemora o coordenador da ASA.

Fonte: Ascom/ASA

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747

www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: