quarta-feira, 26 de novembro de 2008

I Plenária Ampliada do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Prefeita eleita Maria do Carmo Lara participa de Plenária Ampliada do Conselho de Pessoas com Deficiência de Betim/MG

No dia 28 de novembro, às 14 horas, no Auditório da Pontifícia Universidade Católica – PUC Betim, acontece a I Plenária Ampliada do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Na ocasião , a entidade recebe a prefeita eleita Maria do Carmo Lara – 2009/2012.

Com o tema “Fatos e Percepções sobre a população de pessoas com deficiência em Betim”, a reunião discutirá as perspectivas da política pública municipal de acessibilidade previstas no Plano Nacional de Assistência Social. O encontro pretende pautar uma agenda de compromissos coma a futura gestora do executivo municipal.

Um olhar sobre Betim

Segundo do vice-presidente do Conselho Marcelo Cavalcanti de Albuquerque - representante do Instituto Ester Assumpção, a entidade apresenta à sociedade duas pesquisa norteadoras para as políticas públicas. São elas: MAPA DE BETIM- Perfil das Pessoas com Deficiência e MAPA DE BETIM - Empregabilidade e Pessoa com Deficiência.

Para Albuquerque, a plenária fortalece a ação pública de defesa e cidadania dos deficientes. "A atividade propõe levar ao conhecimento da futura prefeita os dados e dificuldades da população deficiente, buscando maior efetividade das políticas municipais", destaca.

A necessidade de avanços em projetos e programas de inclusão social é fundamental. Neste sentido, a ação política com os envolvidos na gestão da política pública contribui para maior efetividade. Albuquerque cita como desafios a falta de fiscalização e participação do público alvo nas política de afirmação.

Co-responsabilidade na inclusão

As ações que possibilitam a cidadania deve ser responsabilidade de todos - governo, sociedade civil e empresas. Neste sentido, Albuquerque afirma "a soma de esforços intersetoriais contribuirá para uma cidade mais inclusiva".

Analisando que Betim, o vice-presidente aponta que há ainda questões que merecem atenção. “Precisamos avançar nos serviços e programas para pessoas com deficiência”, cita. E enfatiza “é isto que vamos sugerir para a prefeita.

Serviços:
I Plenária Ampliada do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Betim
Dia: 28 de novembro de 2008
Horário: 14 horas
Local: PUC Betim
Endereço: R. Angola, 1081 - Bairro Rosário - Betim/MG
Informações: Contato: (31) 3592.1011

Fonte:
Marcelo Albuquerque - Vice-presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Betim, Analista de Pesquisas e Projetos do Instituto Ester Assumpção e Graduando em Psicologia - Contato: (31) 3592.1011 ou (31)8769.2139

Assessoria de Comunicação:

Antônio Coquito – Jornalista Profissional MG06239JP Comunicação, Marketing, Cidadania, Mobilização Social e Responsabilidade Socioambiental Assessoria de Comunicação do Instituto Ester Assumpção (31) 3592.1011 – (31) 9771.7874

0 Comments: