terça-feira, 25 de novembro de 2008

20 Anos do Grupo Solidariedade

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA NÓS QUE SOMOS MEMBROS, COLABORADORES E PARTICIPANTES DO GRUPO SOLIDARIEDADE!!!

Completamos 20 ANOS no último dia 18 de novembro de 2008. Verdade 20 anos de existência em Belo Horizonte e como a VIDA por aqui é corrida demais da conta, enfeitada por acontecimentos de todos os tipos e ordens, também de dores e tristezas diárias, mas de muitas esperanças e alegrias não houve tempo para festejos. Lembrei-me, mas, deixei em algum canto do coração para gestar uma escrita. E neste dia não acalentamos o jovem que desponta, não fizemos lembrança e memória de sua trajetória histórica risonha e dolorida, porém sempre guiada pela força dos que sonham, pela crença no que parece perdido, pela resposta aos nossos anseios, pela insistência diária de nossa luta, pela misericórdia, pela crença de que a VIDA ainda que machucada é sinal e presença de Deus em qualquer lugar dessa terra.

Passou sem que pudéssemos abraçar uns aos outros, olhar nos olhos de cada um que construiu e vem construindo este espaço de fraternidade. Sem refletirmos sobre nossa chegada aos 20, sobre as tantas mudanças em nosso corpo, atitude, olhar, emoções, pensamentos, etc...

Não posso dizer que acompanhar este crescimento tenha sido fácil, houve momentos de tantos nós que quase não percebíamos o LAÇO que nos faz pertencer à mesma luta e fomenta a SOLIDARIEDADE a quem vive sua luta com e contra o HIV/Aids. Porém fomos também agraciados com momentos de celebração da vida, de conquistas médicas, laboratoriais, de direitos, na melhoria da qualidade de vida, com a mudança de mentalidade com relação a aids, com a chegada de novos parceiros na luta, com aprovações de projetos, com receptividade de tantas comunidades a nossa proposta, enfim cada pequena vitória era uma bandeira que se levantava. Muitas palavras, vidas e silêncios nos motivaram a continuar. Este espaço de convivência nos tornou homens e mulheres vivendo ou não com HIV/Aids em pessoas diferentes e muito diferentes. O humano toca a divindade e a divindade toca o humano. A Ternura escapole dos olhos e coração.

E assim quero agradecer aos nossos fundadores que num movimento de graça entendeu e acolheu a necessidade e criou o Grupo Solidariedade, aos tantos e tantas que buscaram aqui acolhida, aos membros que foram aderindo pelo caminho, aos que simpatizam,o apoio das entidades religiosas, aos que se foram, aos que permanecem e aos nossos familiares que compreendem a nossa ausência, enfim a todos nós que contribuímos de forma significativa na busca de dias melhores para os que vivem e convivem com o HIV/Aids e na construção da canção da VIDA. Que Bom Que passaram e Que Estamos Por Aqui e na Luta!

Completamos 20 anos e exatamente no dia um de nossos mais antigos companheiros perdeu sua vida na rua, na luta pela sobrevivência. Fica então entre nós o rosto expressivo, a voz forte, alegre e o sorriso da Patrícia, assassinada no dia 18 /11 á noite na Praça da Cemig.

Este fato vem dizer a nós que a nossa luta é árdua e constante e reforça a necessidade de caminharmos e cada vez mais aprofundarmos na trilha dos Direitos Humanos porque só assim a VIDA será respeitada sempre e em qualquer lugar do planeta.

"Mesmo sem compreender, quero continuar aqui onde está constantemente amanhecendo." (
Caio Fernando Abreu)

VIVA A VIDA !!!!

0 Comments: