sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Promoção em saúde mental nas etnias indígenas de Minas Gerais

ESP-MG promove ação em saúde mental em etnia indígena

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promove até sexta-feira, 7, o curso de "Promoção em saúde mental nas etnias indígenas de Minas Gerais" no município de Ladainha, no Vale do Mucuri, em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Indígena da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A capacitação está estruturada na necessidade de continuidade da segunda etapa das oficinas de saúde mental indígena com enfoque técnico de promoção da saúde para as equipes de saúde indígena e trabalhar conceitos chaves com a comunidade e sua mediação junto esses mesmos profissionais in loco.

Segundo a referência-técnica da capacitação pela ESP-MG, Vanessa Almeida, é fundamental, nesse terceiro momento, mediar "as ações dos multiplicados, profissionais de saúde e educadores, em ações diretas com a comunidade em prol da multiplicação de informações sobre uso abusivo de álcool e drogas". Almeida destaca que o desafio, nesta fase do trabalho, é "levar os profissionais a aplicarem a teoria apreendida para a prática em atividades de campo que contemplem a promoção à saúde mental ".

Cada curso tem 40 horas/aula, sendo que os próximos ocorrem, respectivamente, em Caldas, com a etnia Xukuru-Kariri, e Resplendor, com a Krenak.

0 Comments: