quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Minas sedia evento na área ambiental

Minas sedia um dos maiores eventos na área ambiental

Estão abertas as inscrições para um dos principais eventos internacionais na área ambiental, o 'Diálogos da Terra', que acontecerá em Belo Horizonte, no Minascentro, entre os dias 26 e 28 de novembro. O encontro reunirá cerca de 1500 pessoas de todos os continentes, entre elas nomes históricos da política mundial que hoje atuam na defesa do meio ambiente, como Maurice Strong, Mário Soares, Mikhail Gorbachev, entre outros. O evento é gratuito e as inscrições para a seleção dos participantes podem ser feitas pelo site www.dialogosdaterra.org.br.
O encontro é promovido desde 2002 pela organização não governamental Green Cross International e já foi realizado nas cidades de Lyon (França), Barcelona (Espanha), Nova York (Estados Unidos) e Brisbane (Austrália). Em Belo Horizonte, ele terá o nome de 'Diálogos da Terra no Planeta Água' e será promovido em parceria com o Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e com o apoio da Fundação Renato Azeredo.
Segundo o subsecretário de Gestão Ambiental Integrada da Semad, Ilmar Bastos Santos, Minas Gerais foi escolhido para sediar o evento por possuir grande diversidade de ecossistemas como o Cerrado, Mata Atlântica, Mata Seca, Campos de Altitudes e Semi-árido, e por abrigar mais de 10 mil cursos d'água, entre nascentes de importantes rios brasileiros, como as dos rios São Francisco, Doce, Jequitinhonha e Grande. Ilmar Bastos acrescenta que a agenda do evento será orientada pela discussão de quatro grandes temas: Água e Mudanças Climáticas; Energias Renováveis para uma Sociedade Sustentável; Novas Abordagens para o Planejamento Territorial e Solidariedade Internacional e Cooperação Sul-Sul. "No final do encontro, será produzida a Carta de Belo Horizonte, contendo propostas inovadoras para a redução do desperdício dos recursos hídricos, inclusive com indicadores concretos", explica. As propostas serão a grande contribuição do evento para o 5º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Istambul (Turquia), em 2009.

De acordo com os organizadores, especialistas de diversos países já confirmaram presença no evento, como Maurice Strong (Canadá), Ignacy Sachs (França), Benedito Braga (Brasil) e Andras Szöllösi-Nagy (Hungria). Outras personalidades foram convidadas, como o ator Harrison Ford; a tenista Maria Sharapova; o fotógrafo Sebastião Salgado e o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan.

0 Comments: