segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Hoje é o Dia D! (Especial: Formação continuada 2009)

O dia D - reflexões filosóficas

Boletim semanal editado pelo
Centro de Filosofia Educação para o Pensar
(Florianópolis/SC)

Conheça a nova edição do Jornal Corujinha - 2009 - Formação continuada

DICA: E continua na TV FUTURA o programa SER OU NÃO SER, da filósofa Viviane Mosé.
O Prof. Dr. Silvio Wonsovicz e o SER - Sistema de Ensino Reflexivo são assuntos do Episódio 4 - A importância da Reflexão na Educação. Clique
AQUI para saber mais.

A Crise da Leitura e da Escrita na Escola: Uma reflexão para os educadores

Martha Patrícia da Silva Bezerra
Graduada em Letras e especialista em Leitura e Literatura

A tarefa de educar e aplicar os conhecimentos para nossos alunos de maneira adequada e eficaz é um desafio constante para qualquer professor. Mudar nossas metodologias acerca de um objeto de estudo é uma tarefa não só difícil como também complexa.

Essa tarefa exige dedicação do educador, conhecimento da realidade dos alunos, tanto a nível político- econômico, quanto cultural- social. Hoje é incontestável uma reflexão sobre nossa prática docente, seja de qualquer área do conhecimento, pois cada vez mais, é comum os educadores atribuírem o fracasso do aluno em suas disciplinas ao fato de não saberem ler e, com isso, têm dificuldades de interpretar e escrever.

É angustiante vermos estudantes de todos os níveis do ensino fundamental, médio e até de nível superior com problema para ler e entender um texto. Acredito que a causa desse problema não seja apenas ao professor de língua portuguesa, mas de um conjunto de fatores, como o desinteresse de muitos estudantes pela prática da leitura, falta de acompanhamento escolar, falta de bibliotecas, em especial nas escolas públicas, a era da informática (internet), televisão, jogos. A escola tem a responsabilidade maior de formar leitores e escritores, precisamos buscar estratégias para despertar o interesse das crianças e jovens pela leitura, eles não vão se estimular sozinhos, pois ao saírem da instituição escolar, outras atividades os esperam.

Para que esse trabalho tenha sucesso é preciso...(clique
aqui para continuar sua leitura.

0 Comments: