terça-feira, 27 de outubro de 2009

Trem das Artes desembarca em Sarzedo neste final de semana

Trem das Artes 2009

Sarzedo (MG) será mais uma vez agraciada com a rica programação cultural do projeto

O Trem das Artes 2009, que partiu em viagem no dia 08 de setembro e já passou por Conselheiro Lafaiete, Bom Jardim de Minas, Entre Rios de Minas, em Minas Gerais , e por Pinheiral e Paraíba do Sul, municípios flumineneses, se prepara agora para estacionar sua rica bagagem cultural na cidade de Sarzedo. Durante doze dias a população local terá a oportunidade de participar da intensa e gratuita programação cultural proposta pelo projeto.

A primeira atividade, a oficina “Desenvolvimento de Projeto Culturais” começou no dia 21de outubro e se estende até o dia 30. Destinada aos professores da cidade, artistas, gestores públicos, agentes e produtores culturais, a oficina visa capacitar os participantes para a utilização de técnicas de mapeamento cultural, diagnóstico participativo, planejamento e elaboração de projetos.

A partir da atividade os alunos terão embasamentos teóricos e conceituais sobre políticas e planejamento, bem como sobre mecanismos de financiamento à cultura, dotando-os de técnicas e conhecimentos para uma atuação mais profissional e consciente na área cultural que cada vez mais exige de seus profissionais uma postura ética e segura.

Como etapa preliminar à realização da oficina, mas ainda parte do processo formativo será realizado um exercício de mapeamento cultural no qual os próprios alunos, sob a supervisão e utilizando instrumentos e metodologia elaborados pelos monitores, levantarão dados culturais relevantes para melhor conhecimento dos contextos culturais dos quais participam e, por conseqüência, maior consciência para a proposição de projetos que venham a interferir nas realidades locais.

A oficina “Desenvolvimento de Projetos Culturais” será ministrada pela professora Ana Flávia Macedo, em 45h/aula, na Sede da Banda. A atividade é gratuita.

Acompanhe a programação do final de semana

Teatro, dança e oficina de arte-educação voltada para o público infantil estão entre as atrações do Trem das Artes para Sarzedo nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

As atividades começam no sábado (31/10), às 20h, com a apresentação do grupo local “Raízes da Rua”. Às 20h30, sobe ao palco o grupo Corpo Cidadão, com o espetáculo “Consumidor Loko”. Braço social do renomado Grupo Corpo, a companhia apresenta montagem que aborda o consumismo, tema das oficinas de arte-educação do projeto Corpo Cidadão, que foram realizadas em parceria com o Sambalelê em 2008, ano que a ONG comemorou 10 anos de atividades.

A direção artística de “Consumidor Loko” é de Fernando de Castro e algumas coreografias são assinadas por Rodrigo Pederneiras (coreógrafo do Grupo Corpo). As estamparias e os figurinos foram concebidos pelos jovens do Programa de Profissionalização do Corpo Cidadão com o apoio dos profissionais do Curso de Design e Moda da Universidade Fumec. A trilha sonora, assinada pelos educadores e alunos do projeto, teve direção de Fred Jamaica.

Já no domingo (01/11), a programação inicia-se às 9h, com a oficina para crianças Berimbalança. Coordenada pelo professor de educação física Freddy Freiha, a atividade mistura técnicas da capoeira e do circo estimulando o desenvolvimento da criança em cinco pilares estruturais: motor, afetivo, social, cultural e cognitivo. Na oficina, músicas infantis cantadas na escola são transportadas para o universo da capoeira.

Logo depois a atração infantil “Rúbia: brincando e contando histórias” encerra às 11h, a passagem do Trem das Artes por Sarzedo. O espetáculo, apresentado pela animadora, educadora e contadora de histórias Rúbia Mesquita, promete transportar crianças e adultos para um mundo mágico. Atividades lúdicas, dinâmicas e cantigas fazem parte da peça dirigida por Renata Mesquita e Fernanda Andrade. A apresentadora também abordará o tema da segurança nas linhas do trem. Durante uma conversa divertida e educativa com um maquinista da MRS ela vai falar sobre a importância da ferrovia, informando e conscientizando as crianças com relação aos perigos que a linha de trem representa e sua essencial função como meio de transporte.

O Trem das Artes é uma realização do Instituto Artivisão com o patrocínio da MRS Logística, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço
Trem das Artes
Data: 8 de setembro a 29 de novembro
Sarzedo: 21 de outubro a 01 de novembro
Cidades: Conselheiro Lafaiete (MG), Bom Jardim de Minas (MG), Entre Rios de Minas (MG), Pinheiral (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Sarzedo (MG), Brumadinho (MG) e Itaguaí (RJ)

programação Gratuita

Realização
Instituto Artivisão

Patrocínio
MRS Logística
Fontes para entrevista:
Patrícia Lamego – Coordenadora Geral do Projeto Trem das Artes
Contatos: (31) 3241-5880 ou (31) 9217-4812
Carmem Maron – Assessora de Comunicação Empresarial da MRS
Contatos: (32) 3239-3604 ou (32) 8427-1158

Assessoria de Imprensa:
Sinal de Fumaça – A comunicação original
Sérgio Stockler (31) 9143-1001
Pollyanna Alcântara (31) 9752-4058
Telefones: (31)3264-4404
E-mail:
pollyanna@sinaldefumaca.com.br

0 Comments: