quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lançamento - A História das Construções

Leitura Pátio Megastore lança dois volumes do livro “A História das Construções” (20/10)

A fabricação das primeiras ferramentas, a partir de pedras vulcânicas, destinadas à caça pesca e defesa, como facas, lanças e machados, ainda na era paleolítica, contribuiu para o surgimento das primeiras construções. Inicialmente, com a confecção de malocas nas cercanias das grutas e cavernas, ou mais distantes, com a construção de abrigos temporários.

A partir da análise deste período da evolução da humanidade, o engenheiro civil, José Celso da Cunha, lança os dois primeiros volumes da série “A História das Construções”, no dia 20 de outubro (terça - feira), às 19h, na Livraria Leitura Pátio Megastore (Av. Contorno, 6061, 3º andar - Savassi). O evento é aberto ao público, com entrada franca.

Resultado de uma vasta pesquisa sobre o tema, José Celso descreve, nos livros, de forma acessível a todo leitor, os avanços técnicos presentes nas obras deixadas em vários sítios arqueológicos do mundo, como registro da trajetória do homem na conquista dos espaços e da natureza.

As obras, em três volumes, numa seqüência não necessariamente geográfica, cronológica ou atemporal, procuram identificar o aparecimento de novas técnicas e procedimentos construtivos que alavancaram o avanço da arquitetura e da engenharia.

O primeiro volume de “A História das Construções: da idade da pedra lascada até as pirâmides de Dahchur”, trata especialmente do início da arquitetura e da engenharia, mostrando como surgiram as primeiras manifestações humanas que contribuíram para o início das construções.

O segundo volume da série “A História das Construções: das grandes pirâmides de Gisé ao templo de Medineh Abut” contempla estudos sobre os avanços técnicos que consolidaram o emprego da pedra na construção e permitiram a realização de grandes obras da arquitetura e da engenharia, suportes que garantiram esses avanços.

José Celso parte das obras das Grandes Pirâmides de Gisé, passa pelas construções das primeiras civilizações do Peru, posteriormente por Creta, na Grécia, e retorna ao Egito, analisando as construções do Novo Império. Tudo isso com dados técnicos baseados em suas pesquisas e observações de viagens pelo mundo.

Sobre o autor

José Celso da Cunha é engenheiro civil, Doutor em Mecânica dos Solos Estruturas pela École Centrale de Paris (ECP) e pelo Centre d’Études et des Recherches du Bâtiment et des Travaux Publics (CEBTP), Paris, França. É autor de “Palace II – A Implosão Velada da Engenharia”. Pesquisador e interessado pela história das construções, ele percorreu inúmeros sítios arqueológicos em vários países do mundo, buscando subsídios técnicos, gráficos e fotográficos para compor esta série de livros sobre o tema.

Agenda:
Lançamento: “A História das Construções” de José Celso da Cunha.
Data: 20 de outubro (terça - feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Terraço Leitura (Leitura Pátio Megastore
Av. do Contorno, 6061 - 3 º andar – Savassi)
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3221 - 9241 / 3225 - 1116 / 8899 - 0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Outubro/2009

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3221 9241
(31) 3225 1116
(31) 8822 0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: