quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Notícias do Consea Nacional

Clima e etnodesenvolvimento são temas de plenária do Consea Nacional

Durante a 13ª reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realizada na quarta-feira, 28 de outubro, em Brasília, a situação climática e o etnodesenvolvimento foram abordados a partir dos focos da soberania e segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada saudável. Os debates foram preparados pelas comissões que trabalharam diretamente com os temas, colaborando com a reflexão dos movimentos sociais e do governo e fazendo propostas concretas, principalmente para os poderes públicos.

Na parte da manhã, o clima esquentou! As mudanças climáticas, causadas pela ação humana, serão tratadas na 15ª Conferência das Partes, a chamada COP-15, em dezembro, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Copenhague, Dinamarca. O Brasil será representado pelo governo federal, instituições e movimentos sociais e populares. O debate do Consea teve como objetivo levantar propostas para a ação do governo brasileiro na COP-15, entre elas, a de debater o modelo de desenvolvimento. Para colaborar na reflexão do Consea, o INESC e a Rede de Educação Cidadã apresentaram o vídeo documentário das oficinas realizadas sobre o tema.

À tarde, as atenções se voltaram para o Etnodesenvolvimento e Políticas Públicas. As comissões permanentes do Consea, que tratam das comunidades tradicionais e povos indígenas, apresentaram um documento sobre o que é etnodesenvolvimento e os avanços e dificuldades que encontram no campo das políticas públicas. Para ampliar o debate, também participaram da mesa, Josilene Brandão, integrante da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais, e Sônia Guajajara, vice-presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Na plenária também houve a cerimônia de recondução e posse de novas/os conselheiras/os do mandato 2009-2011.

Assim que os documentos estiverem atualizados, com as contribuições dos debates, o Consea disponibilizará em seu site: www.planalto.gov.br/consea.

Suzana Coutinho, com informações da Assessoria de Imprensa do Consea

0 Comments: