segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Core/MG desenvolve ações educativas em comunidade quilombola

Core/MG desenvolve ações educativas em comunidade quilombola

''A Educação em Saúde e Mobilização Social como estratégia para a segurança alimentar e nutricional sustentável dos Quilombolas de Buriti do Meio no município São Francisco – MG''. Este é o tema do evento promovido hoje (22), pela Coordenação Regional da Funasa em Minas Gerais (Core/MG), Conselho de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea), Prefeitura Municipal de São Francisco e Associação Comunitária de Buriti do Meio.

Mais de 350 pessoas participam do encontro que acontece na sede da Associação Comunitária de Buriti do Meio e tem por objetivo desenvolver ações intersetoriais e interinstitucionais de vigilância em saúde, saúde ambiental e controle social na comunidade quilombola de Buriti do Meio. Os técnicos da Core-MG avaliam as ações de intervenção priorizadas na Oficina de Educação em Saúde e Mobilização Social realizada em 2005, apresentam o diagnóstico socioeconômico, social e nutricional entre 2008/2009.

Presentes na abertura do evento estavam o prefeito de São Francisco, José Antonio da Rocha Lima; a secretária municipal de Saúde, Isabella Almeida Cardoso; a técnica de Educação em Saúde, Nadir Valeriano, representando o Coordenador Regional da Funasa; o representante do Consea/MG, Gildázio Santos; a coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar, Maria das Dores Almeida; representantes da GRS de Januária, David, José Almeida e Izabel, o presidente da Cooperativa Grande Sertão e o presidente da Associação Comunitária, Paulo Pereira Souza, além dos técnicos da Educação em saúde Cores-MG, Joaquim Francisco Lima, Roberto Carlos da Silva e Ana de Oliveira Guedes.

O prefeito Antonio da Rocha Lima enfatizou, em seu discurso de abertura, que as conquistas que Buriti do Meio obteve após o surgimento da presença da Funasa foram de extrema importância para o município. Na oportunidade, o prefeito reiterou os agradecimentos a toda equipe da Core/MG presente no evento pelo empenho e dedicação ao longo dos quatro anos de projeto com os quilombolas. Outro agradecimento feito à Funasa foi o do presidente da Associação, Paulo Pereira Souza. Ele destacou a importância do trabalho de educação em saúde executado na comunidade.

As finalidades do evento são discutir as possíveis ações de intervenção respeitando a cultura local, objetivando sensibilizar as autoridades, trabalhadores em saúde e lideranças; e a importância da ação coletiva e integrada para impactar a insegurança alimentar e nutricional dos quilombolas. E, a partir daí, fortalecer a implantação da política estadual e local de alimentação e nutrição no serviço de saúde, escola e em outros espaços públicos e privados.

Publicado em 22/10/2009 às 17:34 hs.

0 Comments: