quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Qual a influência da WEB na Ciência?

Qual a influência da WEB na Ciência?

Editor da revista Ciência Hoje On-line discute o tema no Estação Pátio Savassi

Web 2.0 e ciência são os temas do Estação Pátio Savassi deste sábado, 17 de outubro. Para conversar sobre o assunto e analisar as possibilidades da ciência a partir da web e das redes sociais, o projeto recebe o jornalista científico e Mestre em História da Ciência, Bernardo Esteves, para a palestra gratuita ‘Fazer e divulgar ciência na web 2.0’. O encontro com o público será a partir de 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi).

A web 2.0 está transformando profundamente a forma como os cientistas trabalham e divulgam seus estudos e descobertas. Há alguns anos, apenas revistas especializadas se ocupavam em divulgar ciência, geralmente com uma linguagem mais complexa, pois se direcionava a públicos específicos. Com a chegada da internet, aumentaram-se as possibilidades de conhecimento e formas de interação da sociedade com o processo científico.

Segundo Bernardo Esteves, ferramentas como blog, twitter, rede social, podcast, Youtube, entre muitas outras, criaram novas possibilidades para os pesquisadores. “A maior interatividade dos usuários na produção, categorização e classificação da informação e a facilidade de atualização do conteúdo, tornaram a ciência mais dinâmica”, afirma o jornalista.

Sobre Bernardo Esteves

Jornalista, Mestre em História da Ciência e editor da revista Ciência Hoje On-line. É também colaborador da revista francesa Biofutur e autor do livro ‘Domingo é dia de ciência’, lançado em 2006.

O ‘Estação Pátio Savassi’, que em outubro analisa o tema ‘Quero saber sobre Internet: política, ciência e educação’, é um projeto do Shopping Pátio Savassi, com coordenação da Estação do Saber e curadoria de Júlia Andrade Ramalho Pinto. O objetivo é promover conversações descontraídas sobre assuntos do mundo contemporâneo, com presença de intelectuais, escritores e renomados especialistas.

O público pode acompanhar as palestras pelo Twitter (www.twitter.com/arpjulia), onde são postadas frases e comentários ao vivo. Após as palestras, as discussões continuam no fórum do site: www.estacaodosaber.art.br

Agenda:
Estação Pátio Savassi – Palestra: ‘Fazer e divulgar ciência na web 2.0’
Data: 17 de outubro de 2009, sábado // Horário: 11h
Local: Anfiteatro do Pátio Savassi / Piso L2 - Av. do Contorno, 6061 Savassi – Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263-8500 –
www.patiosavassi.com
Entrada Franca

Pátio Savassi: Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa
Tel: 31.3227.4566 / 3223.5137 / 9404.0102 / 9404.0123
Jornalista responsável: Cilene Impelizieri
hipertexto@hipertextoweb.com.br
www.twitter.com/hipertextoweb

Informações para a imprensa:
Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação
Liège Camargos
(31) 3225-1116/3221-9241/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.twitter.com/amplacom

0 Comments: