sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Centro Piollin no Congresso de Cultura Ibero-Americana

Centro Piollin no Congresso de Cultura Ibero-Americana

O Centro Cultural Piollin, de João Pessoa (PB), participará do 2º Congresso de Cultura Ibero-Americana, promovido pelo Ministério da Cultura, em parceria com o SESC - São Paulo, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2009, na cidade de São Paulo.

Localizado na região do Roger, na capital paraibana, o Centro Cultural Piollin é uma das organizações que integram a rede de aprendizagem constituída pelo Projeto “Educação: (Con) Vivência Integral”, desenvolvido em João Pessoa, e que é um dos seis projetos implementados na Paraíba como parte da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação.

O 2º Congresso de Cultura Ibero-Americana reunirá 22 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal).
Sua primeira edição ocorreu em 2008 na Cidade do México, tendo como tema “O Cinema e a Produção Audiovisual”.

Neste ano, com o tema “Cultura e Transformação Social”, o encontro ressaltará as potencialidades da cultura ibero-americana a partir do intercâmbio de conceitos e práticas que contribuem para a formação e o fortalecimento de políticas públicas que considerem a cultura como campo fértil para o desenvolvimento econômico e social, a serem discutidas por meio de conferências, mesas de debate, relatos de experiências, além de contar com uma programação cultural na qual se destacarão apresentações artísticas, mostra audiovisual e exposições.

Nascido em 1977, o Piollin logo se tornou um dos principais grupos de teatro do Nordeste e do Brasil. Ele tem sido a escola de artistas renomados, como Marcélia Cartaxo, ganhadora do Urso de Prata no Festival de Berlim por “A hora da estrela”, filme baseado na obra de Clarice Lispector. Do grupo de teatro nasceu o Centro Cultural Piollin, que desenvolve várias oficinas sobretudo com jovens da região do Roger, onde a organização está instalada, em um engenho desativado e próximo de uma das mais belas áreas verdes da capital paraibana. O Roger é uma área central de alta vulnerabilidade social, e o esforço do Piollin é pela inclusão social da juventude da região através da arte.

É com este trabalho cultural inclusivo que o Centro Cultural Piollin integra, com outras organizações sociais da região do Varadouro-Roger, a rede de aprendizagem vinculada ao Projeto “Educação: (Con) Vivência Integral”, um dos seis projetos em desenvolvimento na Paraíba na Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral.

Iniciativa lançada em 2005 e mantida pelo Fundo Juntos pela Educação, o Programa objetiva proporcionar a educação em tempo integral, para crianças e adolescentes vivendo em condições de alta vulnerabilidade social, por meio da ação articulada, em rede, entre escolas públicas, organizações não-governamentais e outros ativos de suas respectivas comunidades, como Igrejas, centros comunitários, centros de saúde e assistência social. O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE, e tem apoio técnico da Fundação FEAC, de Campinas.

Mais informações:
Fundo Juntos pela Educação
www.juntospelaeducacao.com.br
José Pedro Soares Martins
Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867
josepmartins@uol.com.br

0 Comments: