quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Projeto Cisternas nas Escolas realiza I Seminário de Formação de Professores

Projeto Cisternas nas Escolas realiza I Seminário de Formação de Professores

A atividade será em Feira de Santana e reunirá educadores de 13 municípios do semiárido

Feira de Santana, considerada portal do sertão, reunirá entre quinta (08) e sexta-feira (09), professores de treze municípios do semiárido baiano. Durante o seminário, que acontece na Pousada Central, os educadores discutirão agroecologia, sustentabilidade, segurança alimentar e questões como o papel da escola na construção de políticas públicas para a região. O evento é organizado pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), com apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

A atividade faz parte do Projeto Cisternas nas Escolas, que está beneficiando 43 escolas de 13 municípios, com a implantação de cisternas destinadas ao armazenamento de água para consumo humano e produção de alimentos. Além disso, a previsão é que diversas hortas sejam estruturadas nas localidades, completando um conjunto de iniciativas para melhorar as condições nutricionais da população do semiárido, região que concentra os mais baixos indicadores sociais.

O Cisternas nas Escolas também é fruto da parceria com a Articulação do Semi-Árido (ASA), Governo do Estado, dentro do programa Água para Todos, e Governo Federal. O projeto integra, ainda, as estratégias do Pacto Nacional “Um Mundo para a Criança e Adolescente do Semiárido”, proposto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Na região, a pobreza atinge mais de 70% das crianças e adolescentes, situação agravada com a falta de água de qualidade.

Serviço:
O quê: Seminário de Formação de Professoras/es – Projeto Cisternas nas Escolas;
Quando: Entre quinta (07) e sexta-feira (08);
Onde: Pousada Central (Av. Marechal Deodoro), Feira de Santana/Ba;
Quem participa: Educadores de 13 municípios do semiárido, representantes das entidades parceiras e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Contato:
Centro de Assessoria do Assuruá (CAA)
Assessoria de Comunicação
71 3372-8189
Flávia Azevedo, Kleidir Costa

Colaboração: Lilia de Souza

Mais informações:
Municípios beneficiados pelo Projeto Cisternas nas Escolas:
Araci, Boa Nova, Boquira, Central, Chorrochó, Iacú, Ibitiara, Lajedo do Tabocal, Marcionílio Souza, Oliveira dos Brejinhos, Pindaí, Quijingue e Ribeirão do Largo.

O semiárido brasileiro - Se estende por 11 estados e mais de 1.400 municípios. É onde vivem 33 milhões de pessoas, das quais aproximadamente 13 milhões são crianças e adolescentes até 17 anos. Cerca de 65% da população residem em municípios abaixo de 50 mil habitantes. Enquanto que no Brasil aproximadamente 50% das crianças vivem em situação de pobreza, no semiárido essa proporção ultrapassa 70%. A mortalidade infantil nos estados de semiárido varia de 30 a 53 por mil nascidos vivos. A desnutrição entre menores de 2 anos é 50% maior que a média nacional. Apenas 34% das mulheres têm acesso ao pré-natal mínimo, enquanto no restante do Brasil essa proporção sobe para 56%. Além disso, a proporção de bebês nascidos de mães adolescentes é maior que a média brasileira, também com menos acesso ao pré-natal.

Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) – Foi fundado há 19 anos na comunidade de Gameleira do Assuruá, no município de Gentio do Ouro. É uma organização não governamental de reconhecida luta pela causa da convivência com o semiárido baiano. Em 2005 transferiu sua sede para Irecê. Promover o acesso à água e ampliar o protagonismo dos sujeitos locais no controle e gestão social das políticas públicas são dois dos principais objetivos do CAA, que é membro-fundador da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA).

0 Comments: