quinta-feira, 12 de junho de 2008

VIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

VIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

"60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Desafios para o Sul Global"

8 a 15 de novembro de 2008, São Paulo, Brasil


Apresentação

O Colóquio, que este ano realiza sua oitava edição, foi criado em 2001, com o objetivo de promover a formação e o aperfeiçoamento de jovens profissionais e militantes de direitos humanos do hemisfério sul (África, Ásia e América Latina). O Colóquio pretende oferecer aos ativistas de direitos humanos uma capacitação de alto nível que contribua para aumentar a eficácia de suas ações na promoção dos direitos humanos e para construir novas redes de cooperação entre ONGs, acadêmicos e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Estrutura

O Colóquio está estruturado em palestras, oficinas e grupos de trabalho, nos quais profissionais com experiência na área discutirão tópicos relacionados à promoção e proteção dos direitos humanos. Durante as manhãs serão realizadas conferências gerais e durante as tardes os participantes trabalharão em oficinas e grupos de trabalho, além de realizar visitas a organizações de direitos humanos.
Organização

O VIII Colóquio é organizado pela Conectas Direitos Humanos e pela SUR – Rede Universitária de Direitos Humanos. Após o término do encontro, os participantes continuam em contato e promovem ações conjuntas pela Rede DiálogoDH, integrada por mais de 600 ex-participantes das seis edições anteriores do Colóquio, de 53 países da América Latina, África e Ásia. (Para mais informações, visite o Portal Conectasur, www.conectasur.org ).
O VIII Colóquio conta com o apoio do Open Society Institute, a Fundação Ford, a Fundação das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF), dentre outros.

Perfil dos Participantes

Jovens candidatos do hemisfério sul que não tenham participando anteriormente do Colóquio, demonstrem compromisso com a causa dos direitos humanos bem como experiência de pelo menos dois anos de trabalho. Critérios como raça, gênero, origem regional e social serão levados em consideração.

Taxa de Participação e Bolsas

O Colóquio cobra uma taxa que tem a finalidade de cobrir os custos de participação do candidato. Um número limitado de bolsas será concedido a fim de garantir a participação dos grupos mencionados anteriormente. Os candidatos devem solicitar bolsa no momento da inscrição.

Documentos necessários para a inscrição:
  • Formulário de Inscrição;
  • Uma Carta de Recomendação (por correio ou e-mail separado);
  • Carta de apoio institucional;
  • Curriculum Vitae (1 página);
  • Redação (1 página).
As inscrições se encerram no dia 30 de junho de 2008 (não haverá prorrogação do prazo). A inscrição poderá ser feita on-line através do site www.conectas.org/coloquio. Os candidatos que desejarem fazer a inscrição off-line devem baixar o formulário no site e enviar a documentação completa para coloquio@conectas.org. O resultado da seleção estará disponível no site a partir de 1 de agosto de 2008.

Por favor, compartilhe esta informação na sua organização e com seus parceiros!"

1 Comment:

Unknown said...

Eu acho que esse evento vai ser muito legal, gostaria de participar, mas estou muito longe...uma pena.