sexta-feira, 6 de junho de 2008

Saúde e Nutrição - Edição 3

SOBREVIVÊNCIA DE BIFIDOBACTÉRIAS INGERIDAS VIA LEITE FERMENTADO DURANTE SUA PASSAGEM PELO INTESTINO DELGADO: UM ESTUDO IN VIVO UTILIZANDO PERFUSÃO INTESTINAL

Philippe Pochart, Philippe Marteau, Yoram Bouhnik, Isabelle Goderel, Pierre Bourlioux e Jean-Claude Rambaud

Fig. 1 - Tempo de trânsito colônico segmentado após consumo de leite Bifi dus ou Controle.

Resumo:
A capacidade da cepa Bifi dobacterium sp de sobreviver à passagem pelo trato gastrintestinal superior quando ingerida em leite fermentado foi investigada em seis adultos saudáveis em jejum pelo uso da perfusão ileal in vivo.

Após a ingestão de 10,0 ± 0,5 log10 bifi dobactérias em 400 g de leite fermentado, o fl uxo de bifi dobactérias no íleo aumentou signifi cativamente e alcançou um máximo de 8,8 ± 0,2 log10 bifi dobactérias/h, 1,7 ± 0,4 horas após a ingestão do leite fermentado. O número médio de bifi dobactérias recuperadas do íleo terminal durante as oito horas após a ingestão de leite fermentado foi 9,0 ± 0,1 log10 e constituiu 23,5 ± 10,4% da quantidade ingerida.

Os resultados indicam que, em adultos saudáveis, Bifi dobacterium sp sobrevive ao trânsito pelo trato gastrintestinal quando ingerida em leite fermentado. Estudos adicionais são necessários para investigar o comportamento destas bactérias exógenas no lúmen colônico e para explorar seus efeitos sobre a fi siologia do trato gastrintestinal humano. Am J Clin Nutr 1992;55:78-80.

Palavras-chave: sobrevivência, ingestão de bactérias, bifi dobactérias, leite fermentado, perfusão intestinal.

OS EFEITOS DO CONSUMO DE LEITE FERMENTADO COM A CEPA PROBIÓTICA Bifi dobacterium animalis DN-173 010 NOS TEMPOS DE TRÂNSITO COLÔNICO EM HUMANOS SAUDÁVEIS

Michel Bouvier, Séverine Meance, Christine Bouley, Jean-Louis Berta e Jean-Charles
Grimaud

Figura 1 – Taxa de fluxo de bifidobactérias através do íleo após a ingestão de leite bifidus ou refeição controle. Média ± desvio-padrão; n = 6

Objetivo:
O objetivo do nosso estudo foi averiguar se o específi co leite fermentado com Bifi dobacterium animalis DN-173 010 poderia regular o tempo do trânsito colônico em humanos. As bifi dobactérias são os maiores componentes da microfl ora intestinal e interagem com o trânsito intestinal. Métodos:

O processo comparou em um estudo duplo-cego paralelo, em setenta e dois voluntários saudáveis, os efeitos do leite fermentado com Bifi dobacterium animalis contendo 2,6 x 108 UFC/g de bifi dobactérias vivas versus leite fermentado com Bifi dobacterium tratado com alta temperatura no tempo de trânsito colônico.

O marcador principal foi o tempo total do trânsito colônico (TTC) medido com grânulos radio-opaco. Os tempos de trânsito colônico segmentados também foram calculados. Resultados: um consumo de 11 dias desse leite fermentado com Bifi dobacterium animalis DN-173 010 reduziu signifi cativamente o TTC total (-20,6%) comparativamente com o TTC inicial e com o grupo de controle no qual não foram registradas mudanças signifi cativas.

O efeito foi mais pronunciado em mulheres do que em homens. Conclusão: Nosso estudo demonstrou que o consumo do leite fermentado contendo Bifi dobacterium animalis DN-173 010 vivos melhorou o TTC em humanos. Palavras chave: probióticos, bifi dobactéria, trânsito digestivo, leite fermentado

0 Comments: