terça-feira, 24 de junho de 2008

Portal Brasil Memória em Rede

Portal Brasil Memória em Rede

Número 14, 12/06/2008

» Lançamento de novo portal, edital para pólos regionais: Pontão de Cultura BMR dando início às suas atividades! Esta edição do Boletim Brasil Memória em Rede é especial! Reúne as notícias de maio e junho, e destaca duas novidades da rede: o novo portal do BMR e o lançamento do edital de seleção dos novos pólos regionais, que serão formados pelo Pontão de Cultura Brasil Memória em Rede. Esperamos que todos vocês gostem dos resultados e participem!
O novo portal, www.brasilmemoriaemrede.org.br, foi desenvolvido para ser alimentado de modo colaborativo pelos participantes da rede, que poderão inserir notícias, se inscrever no mapa da rede e contar um pouco de suas histórias com o trabalho desenvolvido na área da memória.
O edital do Pontão de Cultura Brasil Memória em Rede vai selecionar os 6 novos pólos regionais brasileiros, que trabalharão junto com os atuais para dar ainda mais visibilidade às memórias do país. O manual do participante e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal BMR. Passe por lá, conheça o novo site, e aproveite para ler o manual do participante!
Aproveitamos, mais uma vez, para lembrá-los que o Boletim Brasil Memória em Rede é um espaço aberto para sua organização divulgar o trabalho que realiza. É uma oportunidade para novas parcerias, contatos e possíveis projetos conjuntos entre os membros da rede. Não esqueça: até o dia 15 de cada mês, você pode enviar uma nota de até 15 linhas divulgando projetos, notícias e eventos para o e-mail bmr@bmr.org.br, que a incluiremos no boletim. Participe!

Secretaria Executiva Brasil Memória em Rede

» Seja coordenador de um pólo regional do Pontão de Cultura BMR
A partir de hoje estão abertas as inscrições para o edital de seleção das organizações interessadas em coordenar um pólo regional do Pontão de Cultura Brasil Memória em Rede. A ficha de inscrição e o manual do participante encontram-se disponíveis no novo portal da rede:
www.brasilmemoriaemrede.org.br.


Hoje já contamos com 6 pólos regionais pelo Brasil (nos estados de RJ, SP, BA, PA, GO, SC), que articulam organizações que trabalham com memória e desenvolvimento comunitário e realizam diversas ações coletivas. Neste edital serão escolhidos mais 6 pólos, em estados diferentes de onde estão estabelecidos os atuais.

Além de aproximar as iniciativas participantes para promover a troca de experiências entre elas, o objetivo do Pontão de Cultura Brasil Memória em Rede é dar maior visibilidade para as memórias regionais e contribuir para o fortalecimento, preservação e valorização de grupos sociais, culturas e comunidades. Isso acontecerá por meio do desenvolvimento de projetos de memória local pelos pólos regionais, o que contribuirá para a formação do mosaico nacional de histórias e memórias que o Brasil Memória em Rede já vem tecendo.

Para maiores detalhes, acesse o site do BMR e faça o download do manual do participante! Dúvidas? Entre em contato com a Secretaria Executiva pelo telefone (11) 21447150 ou pelo e-mail: bmr@bmr.org.br

Secretaria Executiva do Brasil Memória em Rede – bmr@bmr.org.br • (11)211447170

» Novo portal do Brasil Memória em Rede é lançado!

O novo portal do Brasil Memória em Rede é resultado de um completo mapeamento das demandas dos participantes da rede quanto aos recursos tecnológicos necessários para fortalecimento de suas ações e da rede como um todo.

Buscou-se desenvolver uma ferramenta tecnológica que permitisse aos participantes cadastrados construir coletivamente os conteúdos que serão disponibilizados, bem como interagir com outros usuários do site, comentando textos, noticias e documentos que forem disponibilizados.

Além de informações gerais sobre a rede, o portal conta um mapa interativo onde é possível conhecer os participantes da rede, suas organizações e algumas de suas histórias. Cada um dos pontos no mapa representa uma organização participante da rede e todos podem se inscrever. No portal, ainda é possível inserir notícias sobre as iniciativas de memória dos participantes da rede.

Ainda este ano, outros recursos serão incorporados a esta plataforma, como por exemplo, o centro de referência virtual, biblioteca e fórum para discussões.

Contamos com todos vocês para inserir as informações sobre suas organizações tornando-a cada vez mais interessante para os usuários!
O endereço do portal continua sendo www.brasilmemoriaemrede.org.br.
Entre e participe!


Secretaria Executiva do Brasil Memória em Rede – bmr@bmr.org.br • (11)211447170
» Pólo regional sul da Expedição do Redescobrimento realiza seu segundo encontro

No último dia 17 de maio, o pólo regional sul se encontrou na praia de Bombinhas – SC. O objetivo era planejar atividades coletivas de preservação da memória e desenvolvimento comunitário, efetivando uma rede local de memória, na região sul.

O Instituto Boi Mamão recebeu em sua sede os demais participantes do pólo: o Grupo Jaé, a Associação Quilombola Morro do Boi, o Núcleo de Estudo Açorianos, o Terno de Reis Cantores da Paz, Pesquisadores da Udesc e a Fundação Genésio Miranda Lins, que coordena o pólo regional do Projeto Brasil Memória em Rede. A partir deste encontro, vimos que teremos muito trabalho no 2o semestre. Um circuito de oficinas entre os grupos vai socializar saberes e realizar vivências. Os encontros vão fortalecer uma rede que vêm trabalhando mais a cada dia para valorizar a memória, os saberes e fazeres.

Temos a certeza que o trabalho não pára por aqui. A luta pela preservação da memória e do patrimônio tem que ser constante, se entendermos que a história se constrói no presente e que patrimônio é muito mais que tijolo e argamassa. Os olhares, as histórias de vida, as lembranças constroem e reconstroem nossa história, dia a dia.

Evelise Moraes – Fundação Genésio Miranda Lins – coordenadora do pólo regional sul do Brasil Memória em Rede • evedemoraes@yahoo.com.br

» Dia Internacional de Histórias de Vida movimenta o Brasil Memória em Rede

No dia 16 de maio foi celebrado o 1º dia internacional de histórias de vida. O dia foi uma importante celebração da memória e das histórias de vida, fundamentais para a democratização do conhecimento histórico, para a inclusão das pessoas como agentes na história e para o respeito à diversidade cultural.

Foram mais de 100 atividades em 20 países do Mundo. Muitas organizações do Brasil Memória em Rede realizaram atividades. Confira aqui algumas delas:

- Instituto Fazendo História: O projeto Fazendo Minha História lançou o vídeo e o Guia de Ação para Abrigos e Colaboradores no dia 16 de maio. Estes dois produtos são essenciais para o trabalho com as histórias de vida das crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Estiveram presentes em torno de 150 pessoas para celebrar conosco essas novas ferramentas de disseminação do trabalho com histórias de vida!

- Fundação Genésio Miranda Lins: Após uma programação com debates e mostras de vídeos no Projeto Educativo Papo Sério, a FGML encerrou suas atividades no dia internacional de histórias de vida com a apresentação de teatro da Cia Experimentus, de Itajaí, em Santa Catarina, Brasil. O público, de em média 25 pessoas, acompanhou o espetáculo de uma maneira diferente. Sem palco e sem cadeiras, as pessoas andaram pelos ambientes do prédio, seguindo os atores e suas histórias.

- Doutores da Alegria: Os atores e besteirologistas dos Doutores da Alegria compartilharam suas histórias, pequenos casos de como se tornaram palhaços, pequenas gafes ('bola fora'), acertos ('bola dentro') e histórias diversas de crianças que marcaram seus dias nos hospitais. O encontro se encerrou com a provocação de uma participante e mãe que relatou os esforços e as tensões de uma mãe quando um filho está doente. Esse foi o mote para o relato de casos do vigor de mulheres que junto a seus filhos, mudam quase que toda sua vida para o quarto de um hospital e sobre os vínculos que são criados entre essas mães, os palhaços, seus filhos e profissionais do hospital. Os participantes gostaram e pediram mais!

- Fundação Terra Mirim: A atividade na Fundação Terra Mirim, no Vale do Rio Itamboatá, Simões Filho, Bahia, foi muito bonita! Realizou-se uma roda de contação de Histórias de Vida, com residentes da FTM e jovens estrangeiros que estão em intercâmbio na instituição. Todos assistiram ao DVD da História de Vida de Dona Sartíria, anciã festeira da Queimada da Palhinha, um baile pastoril tradicional do Vale. Depois cada pessoa fez a sua linha de tempo pessoal e todos juntos fizeram a linha do tempo de Terra Mirim. Foi muito fértil rever tantas fotos antigas, as histórias de vida das pessoas e de Terra Mirim se entrelaçando. Os participantes se emocionaram, sorriram, choraram e conheceram mais um pouco do outro.

No site www.ausculti.org você pode conhecer outras atividades que aconteceram durante o dia internacional de histórias de vida.

Secretaria Executiva do Brasil Memória em Rede • bmr@bmr.org.br

» C.A.I.S. do Parto atua pelo parto normal enquanto direito e pela redução da Mortalidade Materna.
No último dia 28 de maio, foi comemorado o dia da Saúde da Mulher e de Combate à Mortalidade Materna no Brasil. 0 C.A.I.S. do Parto, ONG com sede em Olinda - PE, realizou oficinas, palestras e cursos que informaram e orientaram mulheres e homens grávidos e profissionais de saúde sobre temas ligados à gravidez e aos direitos constituídos para contribuir com o parto normal e a redução da mortalidade materna.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a cada 100.000 nascidos vivos morrem 76,9 mulheres por conseqüência do parto no Brasil. No mundo, a cada minuto morre uma mulher por conseqüência da gravidez ou do parto.
O C.A.I.S. do Parto trabalha há 17 anos pela humanização do Parto e pelo nascimento natural e tem como missão atuar junto com as parteiras tradicionais do Brasil pela regulamentação da profissão e a preservação cultural e ancestral. "Atendemos grupos de gestantes de periferia e de comunidades carentes mensalmente nos centros de saúde do PSF e CRASS em Olinda, Recife, Cabo e Jaboatão", conta Suely Carvalho.

Atualmente a organização está promovendo uma campanha pela regulamentação da atividade das parteiras tradicionais, em tramitação no congresso nacional. Apóie esta iniciativa! Escreva para euacreditoemparteiras@gmail.com, e saiba como!

Marla Carvalho – C.A.I.S do Parto • caismarla@yahoo.com.br

» Está em produção o livro da Ação Griô Nacional

A Ação Griô Nacional reúne, este mês, em Lençóis - BA, 3 artistas gráficos das regionais e pontos de cultura para a produção do livro da Ação Griô. Coordenado por Líllian Pacheco, o trabalho envolve a revisão e sistematização dos textos e imagens dos diálogos criados por 250 mestres, griôs e griôs aprendizes nas escolas e universidades de abril de 2007 a abril de 2008. Também estão sendo sistematizadas as vivências dos sete encontros regionais da Ação Griô em 2007. A sistematização foi realizada pelos pontos de cultura da Ação durante 6 encontros da Caminhada da Colheita que aconteceram nos primeiros meses de 2008 e estão em fase de finalização. Os textos em construção estão sendo compartilhado no blog www.acaogrio.wordpress.com

O lançamento do livro da Ação Griô está previsto para junho de 2008 e acompanhará um DVD, um CD e um jogo de trilha. "Estamos dormindo e acordando juntos numa casa, pensando um mapa de retalhos, um mosaico vivo do saber tradicional que gira num fluxo de cores quentes, nas água dos rios aconchegantes da Chapada Diamantina" conta Lílian Pacheco, coordenadora da Ação Griô Nacional.

Camila Drumond – Grãos de Luz e Griô • camilagraos@gmail.com


» Projeto Santu Paulu promove atividades na Festa de São Vito Mártir

O Projeto Santu Paulu convida para contar sua história no Espaço Cultural Vila São Vito. Criada em 2003, o projeto atua na área de fotografia, criação e memória, especialmente dos imigrantes italianos de São Paulo, a partir de concertos musicais, exposições multimidiáticas e acervos audiovisuais.

A convite da Festa de Rua São Vito Mártir, o acervo Santu Paulu continua sua itinerância pela cidade. Desta vez, além da exibição dos vídeos do acervo, depoimentos de migrantes e descendentes "bareses" serão gravados e exibidos durante o período da festa.

Você está convidado a participar.

Quando: Todos os finais de semana, entre 07 de junho a 13 de julho,
das 19 às 22h.
Onde: Espaço Cultural Vila São Vito - Rua do Lucas, esquina com R. Polignano a Maré, São Paulo - SP
Ângela Di Sessa – Projeto Santu Paulu • angeladisessa3@mac.com


»Museu da Pessoa e SENAC – SP lançam livro

O Senac São Paulo e o Museu da Pessoa, com o apoio do Santander Universidades, convidam para o lançamento do livro "Memória social – Uma metodologia que conta Histórias de vida e Desenvolvimento local", que reúne conceitos e ferramentas metodológicas ligados à história e a memória.

Fruto da formação de 20 lideranças de redes sociais de dez localidades paulistas em um semestre de 2007, a publicação abre perspectivas de aliar o potencial da memória ao processo de desenvolvimento local, empreendido pelo Senac São Paulo, em diversas regiões do estado.

Durante o lançamento da obra serão apresentadas as metodologias de Desenvolvimento Local do Senac São Paulo e histórias de vida do Museu da Pessoa.

Data: 24 de junho de 2008

Horário: 10 às 12 horas

Local: Rua Doutor Vila Nova, 228 Vila Buarque – Auditório A

Favor confirmar presença pelo e-mail consolação@sp.senac.br

Sônia London – Museu da Pessoa • sonia@museudapessoa.net

Este é um espaço destinado à apresentação dos novos integrantes da iniciativa Brasil Memória em Rede. Conte você também sua experiência!

» Carimbó, Patrimônio Cultural Brasileiro

O Carimbó é a música tradicional paraense por excelência. Absoluto na região do Salgado paraense, não há cidade onde não se encontre um desses conjuntos formados em sua maioria por músicos populares, pescadores, lavradores e tiradores de caranguejo que mesmo em condições adversas teimam em manter e renovar o Carimbó e as tradições a ele relacionadas.

A Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro" é uma iniciativa que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade em torno da valorização e do reconhecimento do Carimbó como parte fundamental da cultura brasileira, sendo uma continuidade das reflexões e articulações promovidas pela Irmandade de São Benedito durante o Festival de Carimbó de Santarém Novo desde 2005. Hoje organizada por entidades e grupos culturais de vários municípios, esta Campanha faz parte do processo iniciado junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – para registrar o Carimbó Paraense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo apoiada pelo Ministério da Cultura, SECULT, FUNTELPA, Fundação Curro Velho, IAP, Fundação Tancredo Neves e outras instituições culturais.

Para apoiar a campanha ou ter mais informações , escreva para:
carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com


Isaac Loureiro – Irmandade de Carimbó de São Benedito • quintino_vive@yahoo.com.br


Brasil Memória em Rede é uma iniciativa do Museu da Pessoa que visa constituir uma rede nacional de instituições e pessoas que valorizam o uso da memória como instrumento de desenvolvimento social e cultural do país. Com a participação de representantes dos diferentes segmentos da sociedade, tem como objetivo principal articular produtores, disseminadores e usuários de conteúdos de memória para democratizar o uso e a prática da memória histórica do país.
O Museu da Pessoa é um museu virtual de histórias de vida. Sua missão é contribuir para que tornar a história de vida de cada pessoa valorizada pela sociedade. Acesse www.museudapessoa.net e leia histórias que podem mudar o jeito como você vê o mundo. Para divulgar sua notícia ou evento, escreva para bmr@bmr.org.br até o dia 15 de cada mês!

0 Comments: