segunda-feira, 9 de junho de 2008

Revisão de Durban

Revisão de Durban – Conferência das Américas será transmitida ao vivo para todo o país

Brasília será a sede da Conferência Regional das Américas para a revisão da I Conferência Mundial contra o Racismo. Com a participação de delegações governamentais de 33 países da América Latina e Caribe, o encontro terá como objetivos avaliar os avanços desde a I Conferência Mundial e traçar as metas regionais de Igualdade Racial para os próximos anos. A Conferência das Américas será realizada entre os dias 17 e 19 deste mês, no Palácio do Itamaraty.

A solenidade de abertura, todos os painéis e a leitura do documento final da Conferência serão transmitidos ao vivo pela TV estatal NBR, cujo sinal é captado pela NET nas principais regiões metropolitanas do país, e pode ser sintonizado ainda através dos satélites Brasilsat 1 e 2, ou através da internet em www.radiobras. gov.br (link NBR ao vivo).

Durban – A I Conferência Mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância foi realizada em Durban, na África do Sul, em setembro de 2001. Na ocasião, foram discutidas as etapas práticas para a luta contra o racismo e editadas recomendações para combater o preconceito e a intolerância ao redor do mundo. O intercâmbio entre os países participantes, as instituições especializadas e as organizações não-governamentais levou à redação uma declaração e um programa de ações, que inclui medidas de prevenção, educação e reparações.

Em 2006, a Assembléia Geral das Nações Unidas, através da resolução 61/149, aprovou a realização em 2009 da Conferência de Avaliação da Implementação da Declaração e do Plano de Ação de Durban. Foram previstas, na ocasião, conferências regionais preparatórias, a serem realizadas entre maio e setembro de 2008. O Governo brasileiro assumiu a Conferência das Américas, cuja organização ficou a cargo do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas (ACDHNU), da SEPPIR e do Ministério das Relações Exteriores. O ministro Edson Santos será o presidente da Conferência, e a delegação brasileira será chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Sociedade Civil – Antes do evento oficial será realizado o Fórum da Sociedade Civil, que contará com a participação de 300 delegados das principais redes de ONGs brasileiras, latino-americanas e caribenhas que tratam do tema. Marcado entre os dias 13 e 15 de junho, no Centro de Eventos Brasil 21, o Fórum terá como principal objetivo preparar um documento de avaliação regional como subsídio as discussões que serão desenvolvidas na Conferência Oficial.

Assessoria de Comunicação Social da SEPPIR/PR

0 Comments: