segunda-feira, 29 de junho de 2009

Teia Cultural Minas - Nº 70 - 25 de junho de 2009 - Ano V


Microprojetos Mais Cultura
Para incentivar a cultura no semiárido mineiro
A cidade de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, foi o palco do lançamento de uma ação de incentivo cultural voltada para o semiárido mineiro: o Microprojetos Mais Cultura no Estado de Minas Gerais. A iniciativa, que teve seu edital lançado no dia 23 de junho, terça-feira, é do Ministério da Cultura (MinC), no âmbito do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

O objetivo do projeto é fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais dos 86 municípios do semiárido mineiro. O lançamento do edital foi na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), e contou com a participação do secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, da chefe da representação do MinC em Minas Gerais, Aída Ferrari, do gerente da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Fred Maia, dos prefeitos municipais de Itaobim, João Pereira dos Santos, e de Rubelita, Devany Ferreira Murta, além de representantes da área cultural de vários municípios da região.

Os projetos a serem beneficiados pela ação deverão ter jovens de 17 a 29 anos como protagonistas ou beneficiários, residentes nos 86 municípios contemplados pela ação. “O fato deste lançamento acontecer em Itaobim, com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Cultura e do Ministério da Cultura, demonstra nossa preocupação em estreitarmos, cada vez mais, o nosso laço com a região. Estamos atentos à essa região do Estado, que vive um grande paradoxo: ao mesmo tempo que é muito rica em cultura, apresenta ainda índices muito baixos de desenvolvimento. Certamente, incentivar a cultura local é uma forma de melhorarmos esses índices”, afirmou o secretário Paulo Brant, que, durante o evento, aproveitou para valorizar a importância fundamental dos produtores culturais e artistas no desenvolvimento cultural, além de destacar outros mecanismos de fomento ao setor disponíveis na Secretaria. Segundo Brant, o Estado é coadjuvante para a realização cultural, sendo os artistas e produtores os verdadeiros protagonistas.

Fred Maia, gerente da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, destacou a importância de apoiar a cultura local, respeitando sempre as suas peculiaridades. “A cultura é um direito do cidadão, como a educação, a saúde e o voto. Além disso, é um importante alicerce da economia, criando emprego e renda para a população. Por tudo isso, o Mais Cultura, programa que tem como uma de suas ações os Microprojetos Culturais, procura fortalecer as iniciativas locais, potencializando as ações culturais já existentes nas localidades, respeitando suas características e sua diversidade”, explicou, completando sobre a necessidade de articulação entre os diversos segmentos da cultura para que os benefícios seguem em todos os municípios.

Para a chefe da representação regional do Ministério da Cultura, Aída Ferrari, momentos de discussão como os que aconteceram em Itaobim são fundamentais para a construção de uma política pública que contemple a diversidade cultural de nosso país.

Leia mais no blog da Representação Regional de Minas Gerais.

Confira o edital do Microprojetos Mais Cultura no Estado de Minas Gerais.

Reforma da Lei Rouanet
Apoio às mudanças na Lei Rouanet
O Ministério da Cultura tem recebido manifestações de apoio à reformulação da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, de importantes instituições da área cultural. A Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafi) e a União Brasileira de Escritores (UBE), respectivamente por carta e nota enviadas ao ministro Juca Ferreira, reconheceram a relevância da iniciativa e a necessidade de reestruturação no mecanismo do Mecenato.

A UBE defende que a excelência autoral brasileira deve ser valorizada e que para isso deve haver uma redemocratização do financiamento cultural. Já a Abrafin pontua que um maior equilíbrio na distribuição dos de recursos para os projetos com o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura (FNC), por meio da criação de Fundos Setoriais.

Confira as manifestações: Carta Abrafin de apoio ao Profic e Nota da UBE sobre a nova Rouanet

Diversidade Cultural
Brasil foi reeleito para o Comitê Intergovernamental da Convenção da Unesco
Foi realizada em Paris, de 15 a 18 de junho, na Sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a II Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

Com a presença de delegações de 85 dos 98 países que já integram a Convenção, a Conferência teve como atribuições aprovar as diretrizes operacionais elaboradas pelo Comitê Intergovernamental da Convenção para diversos artigos do texto, bem como renovar a metade dos membros do Comitê Intergovernamental, integrado por 24 países. Para que essa renovação pudesse ser realizada agora, durante a primeira Conferência das Partes, realizada há dois anos, um sorteio definiu os 12 países que deveriam cumprir um mandato reduzido, de apenas dois anos, dentre eles o Brasil.

O Brasil foi reeleito pela Conferência com um total de 57 votos, e vai, com isto, continuar a representar o grupo dos países da América do Sul e do Caribe, juntamente com Cuba - eleito com 61 votos -, México e Santa Lúcia, que cumprem mandato de quatro anos até 2011.

Além desse grupo, apenas o que reúne os países da América do Norte e da Europa apresentou mais de dois candidatos, sendo reeleitos o Canadá e a França. Os demais grupos apresentaram apenas dois candidatos para as duas vagas existentes.

Leia a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

ANCINE
Posse da nova diretoria da Agência Nacional do Cinema
Manoel Rangel, Glauber Piva e Paulo Alcoforado são os novos dirigentes da Agência Nacional do Cinema, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, empossados pelo ministro Juca Ferreira nos cargos de diretor-presidente e diretores, respectivamente, na última sexta-feira, 19 de junho, no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro.

Ao parabenizar os novos diretores o ministro da Cultura estimulou a equipe a continuar avançando na consolidação de políticas públicas que promovam o crescimento da indústria do audiovisual brasileiro. “Não podemos sentar para descansar diante do que já conseguimos”, observou Ferreira, adiantando que entre os próximos projetos para o setor está uma linha de fomento para os filmes de animação.

Durante a cerimônia de posse, o diretor-presidente da Ancine citou a criação do Fundo Setorial do Audiovisual, que permite ao Estado brasileiro associar-se ao capital privado em projetos audiovisuais, como sendo uma das grandes conquistas obtidas na área do audiovisual nos últimos anos. Ele destacou a importância de se ampliar o mercado brasileiro no setor e de assegurar um espaço destacado para as obras nacionais.

Seminário
Gestão Criativa da Cultura
Com os ventos de mudança surgidos da proposta de reformulação da Lei Rouanet, gestores culturais se perguntam que rumos tomar diante das possíveis mudanças da lei e da crise que atingiu os patrocínios, via lei de incentivo, na área cultural. Pensando nisso, os alunos da Pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA organizaram o Seminário Gestão Criativa da Cultura: Tranversalidade e Sustentabilidade.

Seu foco é debater soluções criativas para a gestão da cultura, a fim de tentar diminuir sua dependência dos mecanismos governamentais de fomento. O Seminário traz convidados para expor iniciativas inovadoras de financiamento à produção e apresentar cenários possíveis de colaboração e criação de redes. Paralelamente ao seminário, haverá uma mini-exposição do grupo Giramundo Teatro de Bonecos e a presença da livraria Usina das Letras com títulos específicos para o evento.

As mesas acontecerão nos dias 1º e 2 de julho a partir das 19 horas no auditório do Centro Universitário UNA – Rua Aimorés 1.451, Lourdes. As inscrições podem ser feitas pelo site
http://gestaocriativadacultura.wordpress.com.
Mais informações com Ludmilla Lima, pelo telefone (31) 8477-1571.

Poesia
Terças Poéticas divulga resultado do edital 2009
O projeto Terças Poéticas divulgou o resultado do processo de seleção da edição 2009. Até o dia 5 de junho, poetas residentes em Minas Gerais puderam se inscrever no projeto, que é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e Suplemento Literário e apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas.

Os selecionados terão a chance de divulgar suas poesias até dezembro deste ano nos Jardins Internos do Palácio das Artes. Ao longo de três anos de estrada, a iniciativa teve mais de 120 edições em Belo Horizonte e no interior do Estado com um público superior a 74.000 pessoas.

Os poetas selecionados são Angélica Amâncio (Belo Horizonte), Brenda Marques Pena (Belo Horizonte), Éder Rodrigues (Belo Horizonte), Hudson Carlos de Oliveira (Ice Band) (Belo Horizonte), Paulinho Andrade (Belo Horizonte), Wanderson Adriano Marcelo (Novato) (Belo Horizonte), Andréia Donadon Leal (Mariana), Carolina Barreto (Juiz de Fora) e David Willian de Oliveira (Dioli), (Divinópolis)
Mais informações pelos telefones (31) 3236-7378 / 7312 ou pelo site
www.fcs.mg.gov.br.

Artes Digitais
Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas – SIANA 2009
Belo Horizonte é a primeira cidade do mundo a receber uma edição local da Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas (SIANA 2009). Em sua terceira edição, a SIANA 2009 foi iniciada em março em Evry, na França, acontece no Brasil dentro da programação oficial do Ano da França no Brasil e será encerrada na China em outubro.

As atividades, todas gratuitas, envolvem exposição de obras de arte digital, espetáculos, conferências e workshops sobre tecnologias digitais, seus usos e as novas formas de arte. Elas acontecem no Palácio das Artes, no Oi Futuro, no Conservatório UFMG e em espaços públicos da cidade. Saiba mais.

O objetivo é exibir e promover a reflexão acerca das tecnologias digitais, seus usos e novas formas de arte, explorando a potencialidade do encontro entre a arte e as tecnologias de informação e comunicação através de dois eixos complementares: artístico e científico.
Inscrições para workshops da Semana Internacional de Artes Digitais e Alternativas, em BH, vão até dia 27 de junho.

Movimento urbano em som e imagem
O Pontão de Cultura da UFMG - Centro de Convergência de Novas Mídias, realiza em parceria com arquiteto e artista multimídia Leandro Araújo o evento “Reações Visuais” que acontece no dia 01 de julho de 2009 (quarta-feira), às 20h, nos Jardins Internos do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com entrada franca.

O projeto que foi contemplado pelo Prêmio Interações Estéticas da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e conta com as transformações dos sons do hipercentro de Belo Horizonte em imagens digitais. A “paisagem sonora” resultante do movimento urbano da cidade (automóveis, pedestres e uma enorme variedade de personagens) é o ponto de partida do projeto.

A partir do registro sonoro de ambientes como a Praça Sete e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti inicia-se o processo de transformação e reapresentação das “paisagens sonoras” em reações visuais: imagens resultantes da interferência tecnológica e da manipulação humana.

Na performance audiovisual que será realizada por Leandro Araújo e o músico Daniel Nunes, imagens digitais serão criadas em tempo real a partir dos sons gravados nas ruas e serão projetados nas paredes do espaço. Nesta performace, também será apresentado os trabalhos de alunos da rede pública municipal de educação, que fizerm uma oficina sonora com a artista em parceria com o Pontão de Cultura CCNM/UFMG.

Música
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no Parque Municipal
O Parque Municipal fica ainda mais agradável com a realização da série Concerto no Parque. A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob regência do maestro Charles Roussin, apresentará, com entrada franca, neste domingo, dia 28, às 10h, obras inesquecíveis dos compositores Mozart, Grieg, Strauss.

Sempre aprimorando a excelência de sua performance, a Sinfônica vem diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.

Depois da apresentação deste domingo, a série de Concertos no Parque entrará de férias, retornando apenas no dia 23 de agosto, com muita música de qualidade na manhã de domingo, para toda a família.
Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400.

CEFAR abre inscrições disciplinas isoladas de música
O Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado – CEFAR - abre inscrições para o processo de seleção em disciplinas isoladas do Curso Básico de Música, ano letivo de 2009. O período da inscrição segue até 31 de julho.

Os interessados devem comparecer na Secretaria de Cursos do CEFAR, no Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro), com cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e uma foto 3X4. As inscrições serão gratuitas. A seleção constará de uma audição e entrevista. As vagas são para as disciplinas: fagote, flauta transversal, oboé, música de câmara (com grupo formado), saxofone, trombone, trompa, trompete e viola de orquestra.
Informações pelos telefones (31) 3236-7308 / 7307.

Inscrições para laboratório de regência da Filarmônica de Minas
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza, entre os dias 9 e 15 de novembro, o seu primeiro Laboratório de Regência. Dedicado a jovens regentes brasileiros e ministrado por Fabio Mechetti, regente titular da Filarmônica, o laboratório é composto de ensaios e concerto com a Orquestra Filarmônica, além de aulas técnicas com o maestro. No repertório estão obras de Beethoven, Villa-Lobos, Brahms e Mahler.

A iniciativa, inédita no Brasil e pouco comum também em orquestras estrangeiras, abre um espaço para jovens regentes que, em geral, carecem de experiência prática na área. Dez regentes participam do laboratório: quatro selecionados para atuar ativamente na regência e seis como ouvintes. Para participar, é exigida a comprovação de experiência e, caso os quatro primeiros selecionados residam fora de Belo Horizonte, receberão passagem aérea e hospedagem gratuitas.
As inscrições, gratuitas, estarão abertas até o dia 31 de julho e os interessados encontram o edital, ficha de inscrição e demais informações na página da Filarmônica na internet, no endereço
www.filarmonica.art.br.

O Samba Bate Outra Vez
O projeto “O Samba Bate Outra vez” é uma parceria da Rádio Inconfidência com o Lapa Multshow e pretende, às sextas-feiras, formar uma roda de samba no Lapa, sempre com uma banda residente e convidados locais e de outros Estados. Para a esta sexta-feira, os grupos convidados são: Samba da Madrugada e Samba de Luiz.

A roda de samba tem foco principalmente nos novos e velhos compositores do samba. O repertório executado pelo DJ convidado da noite tem por base, o repertório do programa homônimo da Rádio Inconfidência (de onde este novo projeto buscou o nome) e, pelo menos uma vez por mês, a rádio exibe um especial com o repertório dos shows. As apresentações de Samba da Madrugada e Samba de Luiz começam às 22h.
Mais informações pelo telefone (31) 3241-2074.

Série Concertos para Ouro Branco apresenta grupo de flauta doce
Oferecer ao público a oportunidade de conhecer as diversas possibilidades de formação de grupo de câmara e a variedade do repertório da música erudita são objetivos da série “Concertos para Ouro Branco”. Promovida pela Casa de Música de Ouro Branco, a série oferece para a comunidade local, desde 2004, uma programação musical rica e diversificada.

Neste sentido, a Casa de Música apresenta ao público no mês de maio, o quinteto de flautas doce “Quintentamento”, um grupo original em formação e em repertório. O concerto é gratuito e será realizado no dia 26 de junho, às 20h030, na Igreja Matriz de Santo Antônio – patrimônio histórico construído em 1776, caracterizado pela arte do barroco mineiro.

Formado pelos flautistas Eduardo Ribeiro, Lúcia Alves Melo, Marina Mafra, Marília Nunes e Leopoldo Balestrini, “Quintentamento” tem como proposta a interpretação de obras originais e arranjos para grupo de flautas doce de obras barrocas, clássicas, românticas , modernas e populares.
Mais informações pelo e-mail
casademusica@uaivip.com.br.

Cravista Elisa Freixo em concerto no Museu do Oratório de Ouro Preto
A Série de Concertos no Museu do Oratório, que acontece desde 2001 e proporciona aos visitantes e moradores de Ouro Preto raros e belos espetáculos de música erudita com músicos reconhecidos e um repertório variado, concede no dia 4 de julho, às 18h30, a apresentação da cravista Elisa Freixo.

Idealizadora e coordenadora dos concertos, Elisa apresenta obras de Domenico Scarlatti, C. P. E Bach, W. A. Mozart e de um anônimo do século XVIII, de Sabará.

Os ingressos são vendidos a preços populares por R$ 10,00, na portaria do próprio Museu do Oratório, localizado no Adro da Igreja do Carmo,28 - Centro - Ouro Preto.
Informações pelo telefone (31)3551 5369 e pelo site
www.museudooratorio.org.br.

AUDIOVISUAL
“Sessão Bebê” para toda a família no Cine Humberto Mauro
A Sessão Bebê do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes se prepara para receber papais, mamães e filhos no próximo dia 27 de junho, às 16h. Neste sábado a sala exibirá dois curtas do cineasta francês Albert Lamorisse: O Balão Vermelho e O Cavalo Branco.

O projeto surgiu com o intuito de acolher este público tão especial. As condições de exibição são também especiais: luzes do piso acesas durante todo o programa, volume do som mais baixo e ar-condicionado mais suave. Além disso, os pais podem contar com o fraldário do Palácio das Artes.

A Sessão Bebê é dedicada a pais e mães com crianças de colo até 18 meses, mas é importante lembrar que os filmes são para entretenimento dos adultos, ou seja, quem não tem um bebê para acompanhar também está convidado participar da sessão, que tem ingressos a R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia entrada conforme a lei).
Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400.

Teatro
Escola de Teatro PUC Minas apresenta 17ª Mostra de Trabalhos
A partir de 24 de junho a Escola de Teatro PUC Minas apresenta a 17ª Mostra de Trabalhos de Final de Curso. A temporada começa com A Máquina, de Adriana Falcão, dirigida por Dulce Beltrão e Bueno Rodrigues, dias 24 e 25 de junho, seguida de duas montagens dirigidas por Luiz Arthur, O Homem com a Flor na Mão ou Delírio Hamletiano sobre A Caravana da Ilusão, 27 e 28 de junho e Baal, 29 e 30 de junho e 1º de julho. José Maria Amorim também assina a direção de dois espetáculos, Eles não usam black tie, 3 e 4 de julho e Um grito parado no ar, dias 6 e 7 de julho.

Para encerrar a mostra, a comédia Um Edifício Chamado 200, dirigida por Marcelo Castilho Avellar, nos dias 12 e 13 de julho e Vila dos Mortos, direção de Jefferson da Fonseca, 15 e 16 de julho.

Todas as apresentações acontecem às 20h, no Espaço Cultural da Escola de Teatro PUC Minas, que fica na Rua Sergipe, 790 – Funcionários. O ingresso é 1kg de alimento não perecível.
Mais informações na Escola de Teatro PUC Minas – Av. Brasil, 2023 – 4º andar, ou pelo telefone (31) 3269-3260.

Festa de Nossa Senhora do Rosário
Tradição e religiosidade em Serro
A Prefeitura Municipal do Serro convida a todos para participar da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Serro, entre os dias 04 e 07 de julho, e que é hoje uma das mais importantes manifestação religiosa, expressão cultural, e atrativo turístico da cidade de Minas Gerais.

Trata-se de fenômeno de mais de 300 anos – o primeiro registro de realização da festa coincide com a criação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, em 1728 – que ganhou dimensões que ultrapassam os limites do Município, tornando o Serro conhecido e admirado em toda Minas Gerais, recebendo visitantes de todo o Brasil e até mesmo de outros países, o que oferece benefícios econômicos para a população e aponta ao desenvolvimento turístico local.

Os festejos encantam aos moradores e mais de 15 mil visitantes que a cidade recebe, com a magia das danças dos marujos, catopês e caboclos, com a beleza das mesas de doces de festeiros e fartura dos almoços e jantares oferecidos aos dançantes e à população. Originalidade, tradição e fé misturam-se na mesma celebração.
Mais informações pelo telefone (38) 3541-1369 e através do e-mail
serro@jknet.com.br.

Exposição
Palácio das Artes recebe novas exposições do Edital Artes Visuais 2009-2010
Nesta semana, as Artes Visuais são uma atração a parte na programação cultural de Belo Horizonte. Nos dias 26 e 27 de junho, o Palácio das Artes recebe três novas importantes mostras da área: Lantejoulas no meu tédio, de Camila Buzellin e Notas de Rodapé, de Carolina Cordeiro, e Um presente para Ciccillo.

Depois de mais de 4 mil pessoas terem prestigiado as primeiras exposições do Edital Artes Visuais 2009-2010 da Fundação Clóvis Salgado, em abril e maio, a galeria Genesco Murta agora se prepara para receber as fotografias e vídeos de Camila Buzelin e Carolina Cordeiro. Lantejoulas no meu tédio, de Camila Buzellin e Notas de Rodapé, de Carolina Cordeiro são as novas exposições selecionadas que ficam abertas para os visitantes até o dia 15 de julho. A visitação é gratuita e o público ainda pode participar do lançamento dos catálogos e bate-papo com as artistas no dia 14 de julho, terça-feira, às 19h, na sala Juvenal Dias.

Já Um presente para Ciccillo, aberta no dia 27.06, faz uma homenagem a Ciccillo Matarazzo, empresário e grande incentivador das artes e da cultura no Brasil durante os anos 50. Idealizador de um dos mais importantes movimentos intelectuais do país, a I Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, Ciccillo teve seu trabalho reconhecido de uma maneira muito especial: recebeu, de 48 grandes artistas plásticos, um álbum com obras criadas especialmente para ele. Em 2009, 56 anos depois, quem recebe este presente é o público do Palácio das Artes. A exposição Um presente para Ciccillo tem curadoria de Denise Mattar e fica aberta para visitação até 02 de agosto, na galeria Alberto da Veiga Guignard, com entrada é franca.
Mais informações pelo telefone (31) 3236-7400 e através do site
www.palaciodasartes.com.br.

Oportunidade
Inscrições abertas para os minicursos de inverno no Museu Histórico Abílio Barreto
De 6 a 10 de julho, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) promove a primeira edição do projeto “Inverno no Museu”, constituído por cinco minicursos relacionados às atividades desenvolvidas dentro e pelo Museu, sendo ministrados pelo corpo técnico e por docentes convidados. Como Museu da Cidade, centro de pesquisa e de difusão do conhecimento, o MHAB pretende, com esse projeto, dinamizar sua política de ação cultural, legitimando seu papel como agente cultural dinâmico de Belo Horizonte.

Os interessados podem se inscrever até o dia 02 de julho, das 9h às 17h, na recepção do MHAB, ou pelo e-mail
inverno.museu@gmail.com. Para a realização dos minicursos, é necessário número mínimo de inscritos, a ser definido pela instituição. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Museu Histórico Abílio Barreto, localizado na Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.

A programação vai abordar temas como “Lendo as Exposições do MHAB: um exercício de interpretação”, “Introdução à Organização e Preservação de Acervos Fotográficos”, “Desenho de Croquis: imagens da origem de Belo Horizonte – Museu Histórico Abílio Barreto”, “Representação dos Negros em Museus Históricos”, e “Fazendo História na Cidade: trabalho de campo e contato com o cidadão em projetos de pesquisa do MHAB”.
O encerramento das atividades se dá com a apresentação do Coral Agbára – Vozes d´África, no dia 10, às 19h, num espetáculo de resgate das músicas milenares da tradição yorùbá e afro-brasileira.
Mais informações pelo telefone (31) 3277-8573.

Editais
Funarte/MinC lança edital para a seleção de projetos de espetáculos, performances ou intervenções
A Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura divulgou o lançamento do Prêmio Artes Cênicas na Rua 2009. A iniciativa será promovida em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, que ficará responsável pela operacionalização. O Edital de Seleção foi publicado no último dia 19, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 11 e 12).

A premiação apoiará a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções por grupos, companhias ou artistas que busquem nas apresentações de rua um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória das suas atividades.

No total de 60 contemplados, os prêmios serão distribuídos em três módulos: 34 de R$ 20 mil, 16 de R$ 40 mil e dez de R$ 50 mil. A escolha dos projetos estará a cargo de uma comissão formada por especialistas em artes cênicas. A avaliação levará em conta a excelência artística da proposta e a qualificação dos profissionais envolvidos, dentre outros critérios.

As inscrições estão abertas até 7 de agosto e o Edital de Seleção pode ser conferido nas páginas eletrônicas
www.cultura.gov.br e www.funarte.gov.br. Outras informações: (21) 2279-8018 e artescenicasnarua@funarte.gov.br, no Centro de Artes Cênicas da Funarte/MinC.
Mais informações pelo site da Funarte, pelo e-mail
artescenicasnarua@funarte.gov.br, pelo telefone (21) 2279-8018.

Prêmio Viva Leitura 2009
A quarta edição do Prêmio Vivaleitura, iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com execução e patrocínio da Fundação Santillana recebeu até o momento mais de 330 iniciativas, faltando ainda um mês para o encerramento das inscrições.

A premiação, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), é de abrangência nacional e objetiva fomentar a leitura e reconhecer boas práticas que acontecem em todo o Brasil nessa área.

Podem ser enviadas iniciativas nas categorias de Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas públicas e privadas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada um dos três selecionados nas três categorias receberá R$ 30 mil, além de diploma e troféu.

Também serão concedidas menções honrosas a vários projetos. Em 2008, as menções honrosas foram concedidas a Jornadas Literárias (RS), Projeto Entorno (SP), A Tarde Educação (BA), e Mini-Bibliotecas (DF) da Embrapa. Ao todo, em suas três edições, o Vivaleitura já teve mais de sete mil trabalhos inscritos encaminhados de todos os estados brasileiros.

As inscrições vão até dia 24 de julho, sendo gratuitas e podem ser feitas via Internet, no endereço
www.premiovivaleitura.org.br, onde o regulamento está disponível.
Mais informações pelo telefone (11) 3531-4988.

Fundo Nacional de Cultura
As propostas de demanda espontânea são aquelas que, por sua singularidade, não se enquadram nos programas realizados pelo MinC por edital, e são recebidas e analisadas pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (SEFIC), quando pertencentes às áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Humanidades, Música e Patrimônio Cultural.
A apresentação deverá ser feita conforme o cronograma a seguir:
60 dias de antecedência de seu início – aquelas com previsão de início de execução até 30 de junho de 2009
Até 30 de junho de 2009 - previsão de início de execução entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2009
Até 30 de outubro de 2009 - previsão de início de execução entre 1º de janeiro e 31 de março de 2010
Atenção: No caso das que têm previsão de início de execução até 30 de junho deste ano, só entrarão no primeiro processo de seleção, feita pela Comissão do FNC, instituída pelo Decreto 5.761/2006, as propostas encaminhadas até 31 de março de 2009. As propostas culturais que não atenderem às solicitações da secretaria nos prazos estipulados serão arquivados.

BRGames – Até 25 de junho
A nova versão do Edital de Jogos Eletrônicos - BRGames é uma parceria entre as Secretarias do Audiovisual (SAv) e de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). Com esse objetivo o Ministério da Cultura quer incentivar a pesquisa na área de jogos de computador e entretenimento digital, fortalecendo essa indústria e ampliando o mercado no Brasil e no exterior. Os dois editais lançados anteriormente - com o nome de Jogos BR - estimularam, principalmente, a produção dos demos. O BRGames quer continuar investindo na produção, mas também aposta na criatividade dos novos talentos e das empresas do setor para conquistar e ampliar o mercado interno, além de inserir os dez jogos selecionados em um dos principais eventos internacionais desse segmento. O presente edital é voltado para estudantes, profissionais autônomos e empresas da área, com prêmios de R$ 70 mil para Pessoas Físicas e R$ 140 mil para Empresas. Para participar é necessário o envio de uma proposta escrita, conforme modelo disponível para consulta no link www.brgames2009.com.br, que será avaliada por uma comissão integrada por profissionais do segmento de jogos de computador e de entretenimento digital. Em uma segunda etapa, 20 projetos serão selecionados para uma defesa oral. Desses sairão os dez vencedores, que terão seis meses para trabalhar no desenvolvimento final.

Funarte lança nova edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia – Até 26 de junho
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou o edital da 3ª edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, promovido em parceria com três entidades de Portugal: o Instituto Camões, a Direção Geral das Artes e o Teatro Nacional D. Maria II. O programa foi criado com o objetivo de impulsionar a escrita dramática em língua portuguesa, incentivar o surgimento de novos autores e reforçar a cooperação entre os dois países. Podem concorrer ao Prêmio textos teatrais originais de todos os gêneros e para todos os públicos, criados por dramaturgos brasileiros ou portugueses. Além de receber recompensa no valor de 15 mil euros, o autor escolhido terá seu texto editado em livro e encenado no Brasil e em Portugal. O processo seletivo acontecerá em duas fases. Na primeira, os textos concorrentes serão analisados por comissões de seus próprios países. Quatro textos brasileiros e quatro portugueses passarão à fase seguinte e serão, então, apreciados por um júri comum (com três especialistas brasileiros e três portugueses), que determinará o vencedor em uma reunião por videoconferência. As inscrições encerram no dia 26 de junho de 2009. Mais informações:
premiolusobrasileiro@funarte.gov.br

Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo – Até 26 de junho
O Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo – 2009, promovido pela Fundação Nacional de Artes, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, objetiva apoiar o segmento cultural viabilizando o desenvolvimento de projetos de artes circenses em todas as regiões brasileiras. Nesta edição, ainda haverá o reconhecimento à contribuição de mestres e artistas, além do apoio à aquisição de equipamentos, à realização de eventos, à capacitação profissional e à pesquisa. Associações, cooperativas, companhias, empresas, grupos ou trupes, com ou sem fins lucrativos, poderão se inscrever, até 26 de junho. O Prêmio Carequinha 2009 vai contemplar uma centena de projetos com cerca de R$ 2,7 milhões, distribuídos em módulos: Circos Itinerantes, Trupes e Grupos, Formação, Eventos, Pesquisa e Mérito Artístico. As propostas vencedoras serão selecionadas por uma comissão composta por cinco especialistas em arte circense, sendo um de cada região do Brasil. A excelência artística do projeto; a qualificação dos profissionais envolvidos; a diversidade da produção de circo no país; e a viabilidade prática do projeto são alguns dos critérios para a avaliação dos trabalhos concorrentes. Leia mais.

Edital Memória do Mundo do Brasil 2009 - Até 30 de junho
Promover a proteção especial de acervos documentais de interesse nacional, assim como estimular a sua preservação e acesso é o objetivo do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MOWBrasil que recebe, até 30 de junho, inscrições de candidaturas à nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil. A iniciativa poderá contemplar até dez documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. O documento ou conjunto documental pode ser tanto textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo ou registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital. Poderão propor candidatura, individualmente ou em grupo, pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Não serão aceitas candidaturas que tenham por objetivo mais de um fundo documental ou mais de uma coleção, no caso de acervo bibliográfico.
As candidaturas devem ser encaminhadas para o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo do Brasil - MOW Brasil, Candidatura à Nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil - 2009, com o seguinte endereçamento: Arquivo Nacional, Divisão de Protocolo e Arquivo, Praça da República, nº 173 - Centro, CEP 20211-350, Rio de Janeiro (RJ).
As condições de participação e de habilitação das candidaturas constam do Edital, no qual podem ser conferidos o Regulamento (Anexo I) e o Formulário de Candidatura, (Anexo II), de preenchimento obrigatório. Já o Anexo III, para inclusão de dados suplementares sobre o documento ou conjunto documental de natureza arquivística, apesar de não ser de preenchimento obrigatório, possibilitará o aprofundamento das informações sobre o acervo de natureza arquivística proposto. Informações e esclarecimentos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico
memoriadomundo.brasil@arquivonacional.gov.br ou para o fax (21) 2179-1297.

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Até 30 de junho para viagens em setembro
O Confira o edital Edital de intercâmbio nº 2/2009 que conta com R$ 600 mil reais, em recursos do Fundo Nacional da Cultura, para apoio financeiro de viagens. Os pedidos para viagens a serem realizados no mês de setembro devem ser realizados até as 23h59 do dia 30 de junho, devendo o interessado preencher o cadastro. Em Brasília, os interessados que não tiverem acesso à internet podem se encaminhar à sede do MinC na Esplanada dos Ministérios, bloco B, 1º andar, Divisão de Atendimento ao Proponente/SEFIC, onde será disponibilizado, das 8h às 18h de segunda a sexta-feira (exceto feriados), computador para inscrição.
As propostas de participação devem objetivar a apresentação de trabalho próprio, residência artística ou curso de capacitação, e o evento deve ser promovido por instituição brasileira ou estrangeira, de reconhecido mérito, desde que não seja apoiado ou realizado pelo MinC, ou por uma de suas instituições vinculadas.
Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades culturais privadas e sem finalidade lucrativa, cujas candidaturas serão divididas em solicitações de grupo e solicitações individuais, concorrendo separadamente. Apenas no caso dessas últimas poderão ser apresentados pedidos para residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura.
O interessado preencher o cadastro disponibilizado no link Editais e Premiações, conforme a situação:
Requerimento de Grupo
Requerimento Individual
É possível anexar documentos comprobatórios do currículo ou outros tipos de material (artigos publicados, portifólio, etc.) que o candidato julgar relevantes para a análise. Somente os candidatos selecionados (pré-aprovados) deverão encaminhar a documentação complementar após terem sido convocados pela Sefic/MinC.
Outras informações: (61) 3316-2215/2251/2254/2357/2363 e
fomento@cultura.gov.br, na Divisão de Atendimento ao Proponente da Sefic/MinC.

Seleção de espetáculos para Teatro da ALMG – Até 03 de julho
Estão abertas as inscrições para a seleção de espetáculos a serem apresentados no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no segundo semestre de 2009. Até o dia 3 de julho serão aceitas inscrições para projetos de dança, música e teatro para crianças e adultos. Confira o edital completo, publicado no Diário do Legislativo de 30 de maio de 2009. Mais informações pelos telefones (31) 2108-7826 ou 2108-7827.

Programa de Extensão Universitária - PROEXT/2009 - Até 03 de julho
As universidades públicas, federais e estaduais, e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, com cursos superiores, terão no período 2009/2010 R$ 19,2 milhões para investir na criação e desenvolvimento de programas e projetos de extensão universitária. Os recursos provêm dos orçamentos dos ministérios da Educação, da Cultura, do Trabalho e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os recursos do Proext se destinam a melhorar as condições de gestão das atividades acadêmicas de extensão das instituições de educação superior públicas e estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes. Na elaboração das propostas, as instituições de ensino superior devem atender diversas diretrizes, como a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, o impacto social da ação na comunidade e na formação dos estudantes. Saiba mais:
http://www.proext.cultura.gov.br/edital200

III Festival Nacional de Teatro Universitário de Patos de Minas – Até 10 de julho
Encontram-se abertas as inscrições para o III Festival Nacional de Teatro Universitário de Patos de Minas. Podem participar grupos teatrais universitários de todo o Brasil. Todas as apresentações e oficinas são gratuitas, abertas à toda comunidade patense e em especial, aos participantes do festival e estudantes de nível médio e fundamental. Inscrições vão até 10 de julho. Mais Informações: (34)3822-1550 ou
http://www.unipam.edu.br/evento.unipam?evento.idEvento=89

Iphan lança edital Arte e Patrimônio 2009 – Até 10 de julho
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em parceria com o Paço Imperial – centro cultural administrado pelo instituto, lança a segunda edição do edital Arte e Patrimônio. A ação contemplará dez projetos que estabeleçam diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. O edital integra o programa Brasil Arte Contemporânea do Ministério da Cultura e tem o patrocínio da Petrobras. O edital tem o objetivo de relacionar e valorizar dois universos de referências culturais: de um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, de outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabelecem a memória do País. Os recursos totalizam um milhão de reais a serem divididos entre 10 projetos que receberão até R$ 100 mil cada. Estão previstos lançamentos regionais do edital, em locais e datas a serem definidos. O resultado esperado é o de confrontar as mais diversas formas de arte: pintura, gravura, desenho, objeto, escultura, design, fotografia, instalação, intervenções, arquiteturas, interfaces com mídias eletrônicas e digitais, vídeo-instalações, websites, publicações, textos, conceitos, processos, escritas críticas, ações coletivas, fóruns de debate, residências artísticas, espaços independentes e o que mais acontecer. As inscrições para o edital Arte e Patrimônio ficarão abertas até 10 de julho de 2009, mediante preenchimento de formulário específico no site do edital
www.artepatrimonio.org.br. Mais informações: telefone (21) 2524-1662, das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail info@artepatrimonio.org.br
Prêmio Adicional de Renda 2009 – Até 13 de julho
O objetivo da premiação é estimular o diálogo da cinematografia nacional com o seu público, premiando as empresas de acordo com o desempenho comercial dos filmes brasileiros no mercado de salas de exibição do país. As inscrições vão até 13 de julho. Confira o Edital. Mais informações:
www.ancine.gov.br

Prêmio Adicional de Renda 2009 - Até 13 de julho
O objetivo da premiação é estimular o diálogo da cinematografia nacional com o seu público, premiando as empresas de acordo com o desempenho comercial dos filmes brasileiros no mercado de salas de exibição do país. Para a participação de empresas produtoras e distribuidoras, serão consideradas as obras cinematográficas de longa-metragem brasileira de produção independente cujo lançamento comercial no mercado de salas de exibição tenha ocorrido no período compreendido entre 1º de dezembro de 2007 e 30 de novembro de 2008. Já para as empresas exibidoras serão considerados os filmes nacionais lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Os exibidores também devem ter cumprindo a Cota de Tela determinada para o ano de 2008. Confira o Edital. Mais informações:
www.ancine.gov.br

Edital Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade - Até 13 de julho
O Edital destina-se a premiar iniciativas culturais de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que atuam na interface saúde mental e cultura, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e grupos artísticos ou artistas sem vínculo institucional que atuam na interface saúde mental e cultura e, pessoas em sofrimento psíquico. Informações com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Fundação Oswaldo Cruz pelo endereço eletrônico
loucospeladiversidade@ensp.fiocruz.br o ou pelo telefone (21) 3316-0656.

Fundo Estadual de Cultura de MG – Até 17 de julho
O edital 2009 do Fundo Estadual de Cultura (FEC) está recebendo inscrições para projetos nas modalidades ‘Liberação de Recursos Não Reembolsáveis’ é até 17 de julho. Já para o ‘Financiamento Reembolsável’, as inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 10 de cada mês, até a publicação do próximo edital, em 2010. O edital está disponível no site www.cultura.mg.gov.br. As inscrições de projetos podem ser feitas pelo correio ou entregues pessoalmente na Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Avenida Assis Chateaubriand, 167, Floresta - CEP: 30150-100 - Belo Horizonte – MG).
Microprojetos Mais Cultura – Até 7 de agosto
O edital Microprojetos Mais Cultura no estado de Minas Gerais destina mais de R$ 937 mil para financiar projetos culturais nos 86 municípios do semi-árido mineiro. Os interessados em concorrer aos recursos do edital devem se inscrever até 7 de agosto de 2009. As inscrições serão realizadas mediante entrega da proposta na sede da Secretaria de Estado de Cultura, na Superintendência de Interiorização (Praça da Liberdade, 317, Funcionários – Belo Horizonte/MG – CEP 30140-010), de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 10h às 17h, ou enviadas pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), contendo as informações solicitadas no edital. Para tirar dúvidas ou saber sobre as oficinas de capacitação que serão ministradas, utilize o telefone (31) 3269-1079 ou o e-mail
microprojeto@cultura.mg.gov.br

Fundação Cultural Palmares recebe projetos no SICONV- Até 30 de outubro
Está aberto o prazo para solicitação de apoio à Fundação Cultural Palmares a projetos de cultura afro-brasileira, por meio de convênios e contratos de repasse. A Portaria nº 21, de 27 de fevereiro de 2009, publicada em 3 de março, no Diário Oficial da União, estabelece os critérios de seleção de projetos, disciplina a contrapartida de entidades privadas sem fins lucrativos e fixa o prazo de recebimento de propostas até 30 de outubro deste ano. O Programa Cultura Afro-brasileira é desenvolvido pela Fundação Cultural Palmares por meio de seis ações finalísticas – assim denominadas por seu objetivo de proporcionar bens ou serviços que atendam diretamente às demandas sociais. São elas: Proteção aos Bens Culturais, Pesquisa sobre Cultura e Patrimônio, Rede Palmares de Comunicação, Fomento a Projetos de Cultura, Promoção de Intercâmbios Culturais e Etnodesenvolvimento de Comunidades Remanescentes de Quilombos – todas visando potencializar a participação da população afrodescendente no processo de desenvolvimento do Brasil. As ações estão discriminadas no SICONV, no Programa Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares, e devem ser observadas atentamente pelos interessados em desenvolver projetos, para o encaminhamento adequado de propostas. Para acessar a Portaria da FCP na íntegra, clique aqui. Mais informações: (61) 3424-0165/0166 - Fax: (61) 3424-0164 -
www.palmares.gov.br

Expediente
Chefe da RR/MG: Aída Ferrari – aida.ferrari@cultura.gov.br
Editoração: Frank Martins – frank.martins@cultura.gov.br; divulgacaomg@cultura.gov.br
Colaboração: Camilo Pereira – camilo.pereira@cultura.gov.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 928, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)
Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144
Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h
Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h30
Visite:
http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/

0 Comments: