quarta-feira, 10 de junho de 2009

1ª Edição do Fórum Técnico de Educação

O SESC-MG promoverá a 1ª edição do Fórum Técnico de Educação, no dia 02 de julho, em Belo Horizonte, e contará com a presença de palestrantes de prestígio e especialistas de reconhecido saber, como Rubem Alves, Edina Bom Sucesso, Tião Rocha e Mário Sérgio Cortella que desenvolverão o tema [EN] CAMINHAMENTOS: Novos rumos da educação.

Público Alvo:
Professores da Rede Pública Municipal e Estadual de Belo Horizonte e Região Metropolitana são nossos convidados especiais.

Inscrições:
As inscrições serão realizadas mediante doação de 02 kg de alimentos não perecíveis, no período de 01 a 15 de junho no endereço Rua dos Caetés, 603 - Centro.

Data: 02 de julho de 2009
Horário: 9h às 18h
Local: Dayrell Minas Hotel (Grandarrell)
Endereço: Rua Espírito Santo nº 901, Centro – Belo Horizonte.

Confira a Programação
Conheça os Palestrantes

Tema:
"Encaminhar" no sentido de ajudar; auxiliar; nortear; orientar; canalizar; conduzir; reger; trazer; adereçar ... O SESC como
patrocinador/ofertador de oportunidades para o desenvolvimento/formação do
educador/professor.
"Caminhos" no sentido de "novos rumos da educação"; "novas/outras competências para o professor"; aprendizagem/formação continuada...
"Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar". Thiago de Melo
"A vida só é possível reinventada". Cecília Meireles
"Ninguém muda ninguém / ninguém muda sozinho / nós mudamos nos encontros". Roberto Crema
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". Paulo Freire

02 de julho - quinta-feira
8h00 • Credenciamento
9h00 • Abertura
9h30 • Rubem Alves
Conversa com educadores
11h00 • Edina Bom Sucesso
Inovações e mudanças na educação
12h30 • Intervalo para o Almoço
14h00 • Tião Rocha
Pedagogia dos saberes populares:a arte de pensar educação fora da caixa
16h30 • Mário Sérgio Cortella
Educação e gestão do conhecimento: um desafio urgente

Palestrantes

Rubem Alves
Mineiro de Boa Esperança, Rubem Alves é bacharel e mestre em Teologia, doutor em Filosofia pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou no Instituto Presbiteriano Gammon, em Lavras-MG, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e na UNICAMP, onde recebeu o título de Professor Emérito. É autor de uma série de publicações, tais como crônicas, contos e livros já publicados em diversos idiomas.

Edina Bom Sucesso
É psicóloga, mestre pela UFMG, consultora e autora de livros. Lecionou na FACE e na FAFICH, foi assessora de planejamento do DER e integrou a Missão de Educadores Brasileiros Para a Qualidade do Ensino, na Pensilvânia-EUA. É membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Qualidade de Vida Nacional e realiza, em todo o país, palestras sobre relações interpessoais e qualidade de vida.

Mário Sérgio Cortella
É filósofo, mestre e doutor em Educação, pela PUC-SP, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. É comentarista, debatedor e âncora em programas de rádio e tv, com atuação nacional e autor de vários livros de sucesso.

Tião Rocha
É educador popular, historiador, antropólogo e folclorista. Foi professor da PUC-MG e da Faculdade Federal de Ouro Preto. Em 1984 criou o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma instituição de aprendizagem permanente, voltada para pessoas desejosas de aprender. Além deste trabalho, Tião é autor de obras de desenvolvimento cultural e comunitário e membro de várias organizações culturais.

0 Comments: