sexta-feira, 5 de junho de 2009

Amigos do Mar no I Congresso Nacional de Educação Ambiental em João Pessoa

Amigos do Mar no I Congresso Nacional de Educação Ambiental em João Pessoa

O Programa Amigos do Mar, iniciativa em parceria entre o Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar-ICMBio (Instituto Chico Mendes), será debatido no I Congresso Nacional de Educação Ambiental, a ser desenvolvido em João Pessoa (PB) entre os dias 10 e 13 de junho de 2009, em conjunto com o III Encontro Nordestino de Biogeografia. O I Congresso Nacional de Educação Ambiental é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, com apoio e parceria de várias organizações governamentais, não-governamentais e privadas. O tema central do Congresso é “Educação para a sociedade sustentável e saúde global”.

A apresentação do Programa Amigos do Mar durante o Congresso estará a cargo da bióloga Suami Macedo, da Base do Projeto Tamar de Ubatuba (SP). A proteção das águas e da vida marinha, através de ações de educação ambiental e desenvolvimento local sustentável, é o objetivo do Programa Amigos do Mar, implementado a partir da grande experiência do Projeto Tamar na proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em conjunto com o Instituto Arcor Brasil, que em seus cinco anos de atuação, lembrados a 25 de maio de 2009, tem se dedicado prioritariamente a ampliar as oportunidades educacionais nas áreas de atuação da empresa Arcor do Brasil.

Uma das ações do Programa é o Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, que em cinco edições já atingiu 1.564.500 alunos do ensino fundamental de 5.931 escolas públicas e particulares de 15 estados brasileiros, incentivando alunos e professores a refletirem sobre a biodiversidade e a proteção dos recursos naturais. Trata-se, portanto, de uma das mais abrangentes ações de educação ambiental em curso no Brasil.

Concorrem ao Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar desenhos elaborados por duplas de alunos após a realização das aulas de educação ambiental sugeridas no Guia do Professor “Nossas águas sempre limpas”, ferramenta de educação ambiental que está à disposição pelo site www.amigosdomarnaescola.com.br. Em 2008, na Quinta Edição do Prêmio, o concurso nacional chegou aos nove estados da Região Nordeste, além de São Paulo e Minas Gerais. Na Sexta Edição, de 2009, foi incluído o Espírito Santo. As inscrições para as escolas que desejam participar da Sexta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, referente a 2009, serão encerradas a 15 de junho. No site http://www.amigosdomarnaescola.com.br encontra-se disponível o regulamento da Sexta Edição do Prêmio Amigos do Mar.

Mais informações:
Instituto Arcor Brasil
José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867
imprensa@institutoarcor.org.br
http://www.institutoarcor.org.br/

Fotos:



Escolas vencedoras do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar em 2008:

Escola Municipal “Profa.Ana Maria Barbosa Garcia”, de Mogi das Cruzes (SP), e Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof. Alcides Kammer Andrade”, de Leme (SP) (Fotos Adriano Rosa/Instituto Arcor Brasil)

0 Comments: