sábado, 13 de junho de 2009

Café & Artes debate convivência entre a arte tradicional e a contemporânea

Café & Artes debate convivência entre a arte tradicional e a contemporânea (16/6)

No bate-papo com o público, a artista plástica, Sônia Labouriau, debate a idéia da ‘morte’ das formas tradicionais de se fazer arte pelas novas formas de expressão.


Vivemos em uma era de grande desenvolvimento tecnológico, principalmente na forma como o homem se comunica entre si. Diante desse movimento, o ser humano tem que se adaptar a essas novas formas de expressão. A internet, com suas redes sociais, e a facilidade de acesso à informação, vêm sendo um dos grandes agentes dessas mudanças.

Nos movimentos artísticos isso não é diferente. Desde a década de 1960, a arte tem sido marcada pela diversificação de meios e recursos. Surgiram a body art, os conceitos de apropriação e site-specific, os meios digitais, entre os quais se destacam o audiovisual, e a web art. Além da crescente tendência à interatividade, ainda temos a arte desmaterializada, arte processo, arte coletiva, em rede, entre muitas outras. Muitas pessoas garantem que as novas formas de se fazer e divulgar arte pode decretar o fim dos modos tradicionais. Mas, a verdade é que apesar de estarmos na era do download ainda existem os amantes do vinil.

Para discutir de que maneira os novos ‘fazeres’ artísticos convivem com os já tradicionais, o Projeto Café & Artes convidou a artista plástica e professora da UEMG e FUMEC, Sonia Labouriau para um bate-papo com o público. O encontro será na terça-feira, 16 de junho, às 19h30, no Mezanino da Livraria Café da Travessa (Rua Pernambuco, 1286 – Savassi) em Belo Horizonte (MG). A entrada é franca.

O Café & Artes, coordenado pelo professor Guaracy Araújo, é uma iniciativa cultural do Centro Universitário UMA, em parceria com a Livraria Café da Travessa. Lançado em abril, o projeto busca aproximar o público mineiro de atividades culturais de qualidade, de forma descontraída, sempre com a presença de renomados intelectuais de diferentes áreas do conhecimento.

Sonia Labouriau é formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e Mestre em Letras pela UFMG. Participou de exposições individuais em diversas galerias, como Galerie Anne de Villepoix, Grande Galeria do Palácio das Artes e Museu de Arte da Pampulha. Vencedora do Prêmio ICATU de Artes, leciona nos cursos de Graduação em Artes Plásticas e Educação Artística da Escola Guignard (UEMG) e no curso de pós-graduação em Design e Cultura da Universidade FUMEC.

Agenda Cultural: Projeto Café & Artes com Sonia Labouriau
Data: 16 de junho de 2009 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Livraria Café da Travessa - Rua Pernambuco, 1286 – Savassi - BH
Informações: Livraria Café da Travessa (31) 3223-8092 // UNA (31) 3508-9133
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116 / 3221-9241/ 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Ottoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: