terça-feira, 30 de junho de 2009

Cidade da Criança é o novo palco da Terça Negra

Cidade da Criança é o novo palco da Terça Negra

A Terça Negra está de casa nova. Projeto que integra o calendário cultural de Fortaleza há dois anos, a Terça Negra passa a ser realizada na Cidade da Criança, no Centro. O evento tem o objetivo de dar visibilidade a manifestações artísticas, tradicionais e contemporâneas, da cultura negra cearense. O convidado de amanhã (30) é o grupo “Toque de Senzala”, que se apresenta a partir das 18h.

O novo palco das apresentações da Terça Negra não poderia ser mais significativo para a luta do povo negro do Ceará. Urbanizado em 1890, o local recebeu o nome de Parque da Liberdade, em referência à libertação dos escravos no Estado.

O projeto Terça Negra é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), através da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), e ocorre quinzenalmente, celebrando, a cada edição, a originalidade da arte negra através de processos culturais coletivos que estimulam o potencial criativo dos participantes. O evento é gratuito e aberto ao público.

Toque de senzala – O nome do grupo faz referência à luta do povo negro no período do cativeiro. Os integrantes se propõem a divulgar, valorizar e preservar as culturas negra e indígena nos terreiros de matriz africana e afro-brasileira. O grupo nasceu a partir de uma apresentação relativa ao mês do “preto velho”, em maio. A inovação e o encanto levada ao público nessa ocasião levaram à formação do grupo artístico, constituído por filhos e filhas de santo do Terreiro de São Miguel, em Fortaleza.

Terça Negra
Evento gratuito e aberto ao público
Data e Horário: 30 de junho, a partir das 18h
Local: Cidade da Criança/Parque da Liberdade (Rua Pedro I, s/n, Centro)
Informações:(85) 3452-2355

Clique na imagem

0 Comments: