domingo, 21 de junho de 2009

Laboratórios de Experimentação Tecnologias Audiovisuais: próxima reunião nesta terça (23) na ECO/UFRJ

Nesta terça (23), às 10h, o Pontão da ECO sedia a segunda reunião aberta de preparação para o Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais - XPTA.LAB, desenvolvido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O objetivo deste programa é a implantação de Laboratórios visando o fomento a projetos experimentais que proponham formas de interação das novas mídias, assim como novos modelos de negócio baseados nessas novas tecnologias. Os produtos gerados por esses projetos poderão ser obras de arte midiáticas, jogos eletrônicos, dinâmicas em telecomunicações, softwares, hardwares ou produtos audiovisuais interativos, entre outros.

Os interessados em participar do projeto deverão levar e, preferencialmente, enviar com antecedência sua proposta para o e-mail:
http://pontao.eco@gmail.com/. Leia abaixo nosso informe sucinto sobre o que é o projeto XPTA.LAB para quem não pode comparecer à primeira reunião realizada na última terça (16) com o coordenador do Programa, Marcos Fábio Katudjian.

Data: 23/06/2009 - Terça-Feira
Horário: 10h00
Local: Escola de Comunicação da UFRJ
Gabinete da Direção
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fundos
Praia Vermelha - Rio de Janeiro, RJ
Como chegar no local:
http://forumdireitoautoral.pontaodaeco.org/comochegar
Informações adicionais
Sobre o XPTA.lab:
xpta@cinemateca.org.br ou (11) 5084-3252.
Sobre a reunião na ECO/UFRJ: (21) 9250-9594 (Gustavo)
Relato da primeira reunião, na terça (16/6)
Na última terça-feira (16), ocorreu na Escola de Comunicação da UFRJ reunião com Marcos Fábio Katudjian, coordenador executivo do Programa XPTA.lab - Novas mídias e tecnologias, que explicou sobre edital que será lançado em breve, em nível nacional.

Pressão no MinC pra trabalhar com novas mídias.

Marcos, que explicou haver uma forte demanda no Ministério da Cultura para apoiar o tema, é vinculado formalmente à Cinemateca em São Paulo e está coordenando este projeto.

Ele explicou suscintamente que se trata de um programa baseado em um edital de concurso público, uma ação de fomento clássico.
Deve ser lançado daqui a 3 semanas ou 4 semanas, fica aberto até meados de setembro, contemplando 4 instituições no Brasil inteiro, públicas ou privadas, que abarcarão outros 16 projetos (ou menos, ainda em definição quanto ao número). Cada contemplado vai vai receber 850 mil reais de fomento.

450 mil deve ser usado para a realização de um projeto de excelência, no período de 12 meses, e este recurso deve ser gasto, a priori, em Licenciamento de tecnologias, equipamento e pessoal. Os demais 400 mil são para os cerca de 16 projetos consorciados, que podem ser de pessoas jurídicas ou pessoas físicas. No caso de Pessoa Jurídica, tem que ter um responsável (CPF). Estes projetos consorciados devem ser valer da estrutura fisica de equipamentos e pessoal do projeto-mãe.
Eles vão trabalhar com a ideia de um protótipo, como módulos de um projeto de excelência. O protótipo é bem entendido como um produto tecnológico, que deve reunir durante o processo de elaboração distintas áreas de conhecimento. "Em uma palavra, eu destacaria que o edital trata da integração". Módulos são componentes que se associam ao trabalho, e podem ser não-tecnológicos também (um livro, ou um manual, por exemplo).
É um edital do Ministério da Cultura. Poderia ser um edital do MCT, do Exército. Mas é da Cultura. Ou seja, não deve ser hermético. Não deve ser estéril em termos humanos, deve ampliar a experiência humana em termos de comunicação, deve ser fora do "nicho" da tecnologia. Deve "transpirar". Devem se integrar dessa maneira: protótipos ou os módulos.
Devem existir oficinas paralelas nos projetos, abertas ao público em geral, tanto quanto possível, pois uma das expectativas é abrir as novas mídias para este público, democratizá-las.

Esta previsto a realização de uma feira nacional de inovação, em dezembro de 2010, onde as experiências serão apresentadas, entre outras ações previstas.
Ainda estão compondo o que vai ser o objeto do concurso, e recebendo sugestões. Dúvidas sobre a concepção do projeto surgiram durante a reunião. Além disso, o MinC está recebendo sugestões de uma lista tríplice, de cada instituição, de um júri.as coisas pro mundo. É pra democratizar esse conteúdo, mas o foco não é conteúdo. Esses protótipos tem que ser peças tecnológicas, desde um software até uma instalação.
Sobre o problema da heterogeneidade das ações no campo das novas mídias e tecnologias, esse é o desafio do projeto. Não será avaliado em termos quantitativos, e sim em termos qualitativos. Ressaltando que o projeto é uma novidade, é uma proposta nova e passará por adaptações, por isso está recebendo sugestões.
Haverá uma restrição para não tornar o edital uma verba complementar de algum projeto em andamento. É um projeto para consolidar projetos, não para implantá-los.
Em uma palavra: integração. Integrar os projetos, as instituições, as pessoas e, depois, o protótipo ao mercado.
Prestação de contas: é responsabilidade da instituição contemplada (e não, por exemplo, de cada uma das 16).
Direito autoral: o Ministério da Cultura vai querer o termo de uso de licenciamento, nos mesmos moldes do cinema. Vai usar sem fins lucrativos (fins educacionais, por exemplo). A instituição terá de ter, pelo menos, um termo com os consorciados, uma relação, inclusive apresentando uma relação de direito patrimonial.
O grupo de gestores culturais e artistas presente à reunião marcou nova reunião para terça-feira, dia 18 de junho, no mesmo local (detalhes acima no novo convite). Cada grupo deve levar uma pré-proposta por escrito, e se possível enviar para o email
pontao.eco@gmail.com

Relato do Pontão de Cultura da ECO-UFRJ, com nossa visão da reunião e aberta a contribuições.

0 Comments: