quinta-feira, 18 de junho de 2009

Leite pela Vida capacita beneficiários e gestores no Vale do Jequitinhonha

Leite pela Vida capacita beneficiários e gestores no Vale do Jequitinhonha

Em Diamantina, cerca de 160 pessoas de 18 municípios do Vale do Jequitinhonha, participaram da capacitação do programa no último dia 10

Durante o encontro, o gerente do programa, Emerson Marinho, avaliou o impacto que o Leite pela Vida tem alcançado na região, beneficiando cada vez mais pessoas, bem como os desafios a serem enfrentados. “No começo, oito laticínios serviam ao programa, hoje, são 37, que beneficiam 4.500 produtores rurais e atendem a 151.500 consumidores do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas”, disse.

As capacitações têm o objetivo de passar ao público uma visão não assistencialista, mas cidadã do programa e mostrar que o Leite pela Vida envolve outras questões como nutrição e higiene, geração de emprego e controle social. Objetivos, que segundo Marinho, já se refletem em números: “quando o programa começou, há seis anos, a taxa de desnutrição no Vale do Jequitinhonha girava em torno de 17%, atualmente, esse valor caiu para 5%. São 151 mil litros de leite distribuídos diariamente, com investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões por mês”, afirma.

Uma boa noticia para pessoas como Maria da Trindade Costa, beneficiária do programa, que tem três filhas e dois netos, e não esconde o contentamento com os resultados: “mudou tanto a minha vida que eu não sei nem contar, e além de tudo as ‘meninas’ (voluntárias na distribuição) me atendem muito bem”, ressalta. Dona Maria recebe dois litros de leite três vezes por semana.

Para a vice presidente do comitê gestor do Leite pela Vida de Senador Mourão, Eva Cleonice Santos Silva, o programa só veio acrescentar; “muitas pessoas não têm como comprar, e vêm pra receber a ajuda e saber que esta iniciativa contribui para a redução da desnutrição e mortalidade infantil é melhor ainda”, conlcuiu.

A diretora regional do Idene do Vale do Jequitinhonha, Margareth Durães, ressaltou que o importante nestes eventos é promover a aproximação de todos os ‘atores’ envolvidos – beneficiários, comitês gestores, voluntários, etc. “Este modelo de gestão participativa gera a possibilidade de um melhor controle social e conseqüente melhor qualidade de vida para a população, é a cidadania ativa na gestão publica, que de certo modo emancipa as pessoas”, afirmou.

O assessor técnico do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais - Consea -MG, Gildázio Santos, palestrante do evento, destacou a importância da parceria da entidade com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e nordeste de Minas – Idene, fundamental para as questões de segurança alimentar e nutricional, já que o programa busca garantir uma melhoria da alimentação, especialmente das famílias mais vulneráveis do alto e médio Jequitinhonha, onde verifica-se um maior índice de desnutrição e mortalidade infantil, bem como alto índice de analfabetismo.

Informação e alegria

A descontração também deu a tônica da capacitação do Programa Leite pela Vida. Uma peça de teatro apresentada pela equipe do distrito de Senador Mourão, distrito de Diamantina, arrancou gargalhadas do publico. De uma forma lúdica e divertida, o grupo passou informações sobre o cadastramento, os critérios para credenciar beneficiários, a forma de tratar os voluntários, ou seja de forma leve e educativa apresentou o passo a passo do programa e ainda deu dicas de outros benefícios que o programa pode trazer.

A coordenadora da distribuição do leite em Senador Mourão, Ione Tibães, explicou que, no distrito, há ainda o reaproveitamento dos saquinhos do leite: “usamos as embalagens para fazer vários produtos como sacolas para carregar o próprio leite, toalhados, jogos americanos, capas de chuva, e ainda, todas as roupas de uma quadrilha”, contou Ione, satisfeita com os resultados.

0 Comments: