quinta-feira, 18 de junho de 2009

MDS habilita nove projetos de segurança alimentar para povos e comunidades tradicionais

MDS habilita nove projetos de segurança alimentar para povos e comunidades tradicionais

Dimas Ximenes

Nove projetos de governos estaduais foram habilitados, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para implantação de ações de segurança alimentar e nutricional para povos e comunidades tradicionais com o objetivo de produção sustentável de alimentos para o autoconsumo. A habilitação aconteceu por meio de edital público do MDS, que está destinando R$ 3,6 milhões para os novos projetos. A lista com os Estados habilitados está disponível no endereço eletrônico
www.mds.gov.br/editais/san2009

Os projetos fomentam produções agroecológica, agrícola, pecuária, agropecuária e extrativista não-madeireira de produtos alimentares para auto-consumo; implantação ou restauração de infra-estrutura para produção ou beneficiamento de alimentos para auto-consumo; recuperação ambiental de área degradada ambientalmente para o cultivo agrícola ou pasto para a criação de animais ou implantação de sistemas agroflorestais com plantas alimentares anuais e frutíferas perenes.

Editais - Neste ano, por meio de editais públicos, termos de cooperação ou convênios, o Ministério investirá R$ 703.964.942,00 em projetos de segurança alimentar e nutricional. Os recursos serão repassados pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) a Municípios e Estados.

As ações vão atender diretamente produtores de alimentos, agricultores familiares e consumidores da cidade e do campo, em especial famílias pobres beneficiárias das políticas de desenvolvimento social, como o Bolsa Família e programas de assistência social.

São sete editais destinados a Municípios e quatro a Estados. Todos estão disponibilizados no site do MDS -
http://www.mds.gov.br - com prazos para envio dos projetos, que se encerram nos meses de maio e junho (as datas estão definidas nos próprios editais).

Informações
Adriana Scorza / Dimas Ximenes
(61) 3433-1052
Ascom / MDS

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: