sábado, 13 de junho de 2009

Site lança personagem de quadrinhos pela paz

Site lança personagem de quadrinhos pela paz

Maisa Zickuhr

Pacífico é a personagem criada por Clésio Tapety para abordar temas relativos à cultura de paz e à defesa dos direitos humanos


Imagem de: Clésio Tapety
Em conversa com o Batman, personagem pede "bat-escolas" ao invés de "bat-armas"

No último dia 21 de maio, foi lançado no site Cultura da Paz uma nova personagem em quadrinhos. O “Pacífico” foi criado por Clésio Tapety, para abordar temas de cultura de paz e dos direitos humanos de forma lúdica, criativa e bem-humorada.

O desenhista, que também é músico e bacharel em direito, conta que sua criação foi motivada pelo desejo de mudar o enfoque nos desenhos atuais. Segundo Tapety, “a ideia de criar o Pacífico surgiu da constatação de que a maioria dos desenhos está impregnada de violência, explícita ou travestida. Daí a ideia de produzir essa personagem que, em vez de exaltar a violência, exaltasse a não violência”.

As primeiras aventuras do Pacífico já demonstraram seu engajamento social. Na terceira tirinha, a personagem veste a camiseta da Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência, que é uma campanha mundial pelo desarmamento nuclear e convencional e contra as guerras. Tapety explica a importância desta “adesão”: “Primeiro, é o de assumir o seu compromisso com os princípios da não violência. Segundo, é o de promover o ideal da marcha, colaborando para sua divulgação e sua realização efetiva em nosso mundo”. Embora jovem, Pacífico já assumiu grandes responsabilidades aos olhos de seu criador: “desejo que ele possa ser útil aos que dedicam seus esforços na construção de uma cultura da paz. E, se ele encontrar ressonância no coração e na mente de ao menos uma pessoa, já o considerarei bem sucedido”.

As aventuras de Pacífico e sua turma podem ser lidas no site Cultura da Paz que, além dos quadrinhos, fornece dicas de livros, filmes e outros sites que trabalham o tema paz. No endereço também é possível ter acesso a links de músicas, textos e vídeos sobre o assunto.

Site Cultura da Paz: http://www.culturadapaz.com/

0 Comments: