segunda-feira, 13 de abril de 2009

Projeto Semente Crioula

"Projeto Semente Crioula: soberania alimentar na caatinga" será lançado nesta quinta em Brasília

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e o presidente em exercício da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Kepler Euclides Filho, assinam nesta quinta-feira um termo de cooperação entre as duas instituições e lançam o Projeto Semente Crioula: soberania alimentar na caatinga.

O projeto é uma iniciativa da Seppir, com o apoio da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida), em parceria com a Embrapa, o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e associações quilombolas do sertão de Pernambuco para a promoção de um sistema alimentar sustentável na região.

A solenidade acontece às 10h30min, na sede da Embrapa (Parque Estação Biológica, s/n°), em Brasília. Também participam do evento o embaixador do Canadá, Paul Hunt, e representantes do movimento social negro.

A contribuição da Embrapa se concentrará na melhoria dos sistemas produtivos locais, tanto pela identificação e resgate das espécies tradicionalmente consumidas na região, quanto pelo enriquecimento do acervo de espécies cultivadas, consumidas e comercializadas, com a incorporação de tecnologias, processos e produtos desenvolvidos pela empresa.

Espera-se promover a inclusão social por meio da melhoria alimentar, enfatizando ainda a geração de emprego e renda. As comunidades serão capacitadas a gerir seus sistemas locais de alimentação, de forma sustentável. Estão inseridas as comunidades quilombolas com os piores índices de segurança alimentar do país.

Quilombolas - A Seppir é responsável pela Agenda Social Quilombola, que pauta as ações do Governo Federal voltadas às comunidades remanescentes de quilombos. A Agenda conta com um investimento de R$ 2 bilhões no Orçamento da União, e tem como meta levar dignidade e os direitos da cidadania a mais de 1.700 comunidades remanescentes de quilombos, localizadas em 22 estados e 330 municípios.

Seus objetivos se traduzem em: titulação fundiária; acesso à saúde e à educação; construção de moradias; eletrificação; recuperação ambiental; incentivo ao desenvolvimento local, de acordo com a vocação de cada comunidade; e o estímulo e v alorização da cultura quilombola.

As comunidades quilombolas são incentivadas a se desenvolver de forma sustentável, de acordo com suas vocações, através de cursos e oficinas de geração de renda. A universalização do Programa Bolsa Família entre os quilombolas é outra meta da Agenda.

Informações podem ser obtidas com a Coordenação de Comunicação Social da
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Presidência da República - Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar - 70.054-906, Brasília (DF), telefone (61) 3411-3696/ 3411-3670.

Serviço
Assinatura do termo de cooperação entre Seppir e Embrapa e lançamento do Projeto Semente Crioula: soberania alimentar na caatinga
Data: 9 de abril (quinta-feira)
Horário: 10h30
Local: Embrapa (Parque Estação Biológica - PqEB, Asa Norte, s/n,
- final da W3 Norte, Brasília)

Fonte: Com informações da Ascom/Seppir

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: