segunda-feira, 13 de abril de 2009

BH-MG: XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

http://www.fnpj.org.br/

XII ENPJ abre espaço para lançamento de livros

A Diretoria Científica do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) convida autores de livros de jornalismo, comunicação e áreas afins a lançarem suas obras durante o XII Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo (ENPJ). O evento de lançamento está programado para 18 de abril, das 18 às 20 horas, no Centro Universitário Uni-BH, bairro Lagoinha, em Belo Horizonte. Está previso o lançamento de sete produções. Autores interessados devem entrar em contato pelos e-mails:
cientifico@fnpj.org.br
leonelaguiar@puc-rio.br

FNPJ - Notícias

Inscrições para Encontro Nacional de Professores vão até o dia 15

Termina no próximo dia 15 o prazo para se inscrever no XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que acontece em Belo Horizonte, de 17 a 19 de abril, e tem como tema central “O ensino de jornalismo nas universidades: impactos na prática profissional e conquistas para a sociedade”.

A conferência de abertura, no dia 17, será proferida pelo jornalista e professor Alfredo Vizeu Júnior (UFPE), que vai abordar o tema “O ensino de jornalismo no Brasil e as diretrizes curriculares: idas e vindas de um processo de consolidação do jornalismo como campo acadêmico”. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Vizeu integra a comissão de especialistas do MEC para a revisão das diretrizes curriculares do ensino de Jornalismo.

A revisão das diretrizes curriculares para o ensino de jornalismo no Brasil também será o tema do III Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, que acontece no dia 17, no período da manhã, e será aberto a todos os participantes do evento em virtude de sua temática.

Outro destaque será o II Colóquio Ibero-Americano de Ensino de Jornalismo do FNPJ, que terá o tema “O ensino de jornalismo em seus contextos sócio-econômicos”. Este evento contará com a presença dos pesquisadores João Canavilhas (UBI/Portugal), Miguel Wiñazki (Universidade de Belgrano/Argentina), Carlos Gerardo Agudelo Castro (Universidade de Antioquia/Colômbia) e Sérgio Luiz Gadini (UEPG/Brasil), como debatedores, com a mediação de Gerson Luiz Martins (UFMS/Brasil).

Também integram a programação o V Colóquio Andi, com o tema “Infância, consumo e mídia: desafios para o jornalismo”; o Pré-Fórum Fenaj; o VIII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo, no qual são apresentados pesquisas e relatos de experiências de ensino; e painéis com exposição de pesquisadores e especialistas.

A programação completa e informações sobre como se inscrever podem se obtidas no site oficial do evento:
www.fnpj.org.br/12enpj

O XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo é uma promoção do FNPJ, e neste ano acontece nas escolas Faculdades Pitágoras, Centro Universitário UNI-BH Centro Universitário UNA, de Belo Horizonte, e tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

0 Comments: