domingo, 26 de abril de 2009

Instituto Ester Assumpção - Ciclo de Palestras

Instituto Ester Assumpção retoma Ciclo de Palestras e Inclusão

O Instituto Ester Assumpção – organização não governamental (ONG)- retoma nos dias 29 e 30 de abril, às 19 horas, as atividades do Ciclo de Palestras voltadas para educadores, profissionais, agentes sociais e familiares que atuam com crianças com deficiência.

As atividades, que fazem parte do Projeto Educação Infantil Inclusiva, serão realizadas no Auditório da Prefeitura de Betim, à Rua Pará de Minas-640-Centro. Toda a programação é gratuita, e tem o objetivo de propiciar a reflexão em torno da inclusão e, ao mesmo tempo, reduzir o índice de crianças com deficiência fora da rede de educação pública e particular no município de Betim.

O Instituto Ester Assumpção é um dos pioneiros no Brasil, em mapear, no âmbito da política municipal, a realidade da pessoa com deficiência. O resultado dos dados deste diagnóstico originaram o Mapa de Betim. Trata-se da radiografia da deficiência na cidade; bem como a conjuntura de acesso ao mundo do trabalho - como prevê as normativas trabalhistas de inclusão da pessoa co deficiência (Lei Federal nº 8213/91)

Deficiência auditiva na educação

A palestra que inicia o ciclo 2009 acontece no dia 29 de abril com o tema EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA e Deficiência Auditiva: Construindo Práticas Pedagógicas. O conteúdo será proferido pela pedagoga e instrutora de braile Renata de Castro Bello Domingues.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) existem, no Brasil, cerca de 5,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Na realidade da educação, o Censo Escolar (2004) mostra que 87% das crianças com deficiência auditiva estão fora da escola. Dados do Mapa de Betim, realizado pelo Instituto Ester Assumpção, apontam cerca de 8% da população com deficiência, na cidade, convivendo a limitação auditiva.

No dia 30 de abril acontece a Sessão Comentada do filme “Filhos do Silêncio” de Randa Haines. O filme levanta a reflexão sobre o sistema educacional ter métodos pedagógicos que incluam a criança com deficiência auditiva. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) brasileira, a escola pública e/ou particular deve estar preparada para trabalhar na perspectiva da pedagogia da inclusão.

O Projeto Educação Inclusiva

O projeto teve início no ano de 2008, e será concluído em 2010. Uma das atividades do projeto é proporcionar aos profissionais da área de educação infantil, agentes sociais e familiares que atuam diretamente com crianças, o envolvimento no debate sobre a temática da inclusão escolar e os desafios referentes à construção de novas práticas pedagógicas.

Para a psicóloga e analista de pesquisa e projetos Instituto Ester Assumpção Fabíola Patrocínio, coordenadora da atividade, os Ciclos de Palestras vão contribuir na qualificação dos educadores na ação direta com o deficiente. Ela explica que “ao propor o Projeto Educação Infantil Inclusiva, o Instituto quer ser co-participante na efetivação da política de inclusão”.

Desafios

A compreensão do universo da pessoa com deficiência exige ações efetivas como o avanço nas políticas públicas e mudança comportamental na sociedade. Esta envolvendo poder público, empresas e entidades; e se estendendo para os lugares onde vive diretamente o deficiente: família, escolas, igrejas, dentre outros. Para a coordenadora do evento está na escola um dos grandes desafios. “Necessidade de re-significar práticas tradicionais e excludentes” é o caminho apontado por Patrocínio para a promoção da inclusão. Ela chama a atenção para a necessidade de construir novos modos de relações, novos valores que apontem na valorização e respeito à subjetividade de cada indivíduo.

Quando questionada sobre a política pública betinense, ela classifica como incipiente. Patrocínio percebe a abertura e sensibilidade das entidades de educação infantil e creches, mas entende que a política não pode ficar só na “boa vontade”.. A cidade deve assumir a temática da deficiência, avançar nas políticas públicas e pensar de forma efetiva a capacitação dos profissionais. Neste sentido, a coordenadora do evento chama a atenção “os educadores precisam de formação técnica e, em muitos casos, essas instituições se sentem solitárias na realização do trabalho”.

SERVIÇOS:

CICLO DE PALESTRAS

· EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA e Deficiência Auditiva: Construindo Práticas Pedagógicas.
Dia 29 de abril, às 19 horas

· Filme FILHOS DO SILÊNCIO em Sessão Comentada

Dia 30 de abril, às 18horas

Local da Palestra e Sessão Comentada:
Auditório da Prefeitura de Betim - à Rua Pará de Minas nº 640 Bairro Centro

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
Fone: 3592 1011
(Instituto Ester Assumpção)

Obs.: As palestras são gratuitas e têm vagas limitadas.

CICLO DE PALESTRAS - Próximos encontros em 2009

20/05 Educação infantil inclusiva e deficiência visual:construindo práticas pedagógicas

17/06 Educação infantil inclusiva e deficiência mental: construindo práticas pedagógicas

22/07 Educação infantil inclusiva e deficiência motora: construindo práticas pedagógicas

19/08 Educação infantil inclusiva e deficiência múltipla: construindo práticas pedagógicas

23/09 Educação infantil inclusiva - Ensinando a turma toda

21/10 Educação infantil inclusiva e Psicomotricidade: construindo estratégias de intervenção

18/11 Educação infantil inclusiva: desafios e possibilidades

11/12- Seminário de Encerramento

Sugestão de Fonte:
Fabíola Fernanda do Patrocínio - psicóloga, analista de pesquisa e projetos do Instituto Ester Assumpção e coordenadora do evento
Fone: (31) 3592.1011
Cel.: (31) 9198.0652

Assessoria de Comunicação:
Antônio Coquito – Jornalista Profissional MG06239JP
Fone: (31)3592.1011 (31)9771.7874

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