Colóquio aborda infância e consumo da perspectiva do jornalismo
O tema “Infância, consumo e mídia: desafios para o jornalismo” será debatido no V Colóquio ANDI, que acontece no próximo dia 17 de abril (sexta-feira), na Faculdades Pitágoras, em Belo Horizonte.
Realizado pela ANDI em parceria com o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, o evento integra o conjunto de atividades do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, promovido pelo FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo) e contará com os seguintes debatedores:
o Clóvis de Barros Filho: jornalista, doutor em comunicação e professor da ECA/USP;
o Flávio Paiva: jornalista e especialista em gestão da comunicação;
o Élson Faxina: jornalista e professor da Universidade Positivo/ PR;
o José Ednilson Gomes de Souza Júnior: publicitário;
o Laís Fontenelle Pereira: coordenadora de educação e pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.
A mediação ficará a cargo do jornalista Veet Vivarta, secretário-executivo da ANDI.
O Colóquio é fruto de uma parceria entre o FNPJ e a ANDI e, ao longo dos últimos anos, tem contribuído para o aprofundamento do debate sobre a cobertura de temas sociais no âmbito do ensino de jornalismo.
Lançamento: Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação
Durante o V Colóquio ANDI, também será lançado o livro "Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação". Reunindo 11 artigos redigidos por especialistas e por alunos de graduação, a publicação oferece uma reflexão abrangente sobre as relações entre as diversas linguagens mídiáticas – publicidade, jornalismo e entretenimento – e a construção de uma visão de mundo pautada pelo consumismo, processo no qual acabam desconsiderados os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Por um lado, são apresentados debates sobre os impactos negativos da exposição de meninos e meninas a determinados conteúdos. Por outro, avaliam-se as potencialidades dos meios de comunicação como elemento de socialização e educação.
• Artigos de especialistas oferecem uma visão ampla sobre três eixos centrais:
o Inês Silvia Vitorino Sampaio: Marketing, Publicidade e a Construção do Público Consumidor Infantil.
o Guilherme Canela: Programação Infantil de TV e seu Impacto sobre as Crianças.
o Regina de Assis: A Mídia no Contexto Educacional.
• Artigos de estudantes de graduação – desenvolvidos em conjunto ou com o apoio de seus orientadores – relatam os resultados de pesquisas aplicadas na área, resumindo as principais contribuições de Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos em 2007 com o apoio de bolsas concedidas pelo Programa InFormação, da ANDI, em parceria com o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.
O tema “Infância, consumo e mídia: desafios para o jornalismo” será debatido no V Colóquio ANDI, que acontece no próximo dia 17 de abril (sexta-feira), na Faculdades Pitágoras, em Belo Horizonte.
Realizado pela ANDI em parceria com o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, o evento integra o conjunto de atividades do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, promovido pelo FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo) e contará com os seguintes debatedores:
o Clóvis de Barros Filho: jornalista, doutor em comunicação e professor da ECA/USP;
o Flávio Paiva: jornalista e especialista em gestão da comunicação;
o Élson Faxina: jornalista e professor da Universidade Positivo/ PR;
o José Ednilson Gomes de Souza Júnior: publicitário;
o Laís Fontenelle Pereira: coordenadora de educação e pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.
A mediação ficará a cargo do jornalista Veet Vivarta, secretário-executivo da ANDI.
O Colóquio é fruto de uma parceria entre o FNPJ e a ANDI e, ao longo dos últimos anos, tem contribuído para o aprofundamento do debate sobre a cobertura de temas sociais no âmbito do ensino de jornalismo.
Lançamento: Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação
Durante o V Colóquio ANDI, também será lançado o livro "Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação". Reunindo 11 artigos redigidos por especialistas e por alunos de graduação, a publicação oferece uma reflexão abrangente sobre as relações entre as diversas linguagens mídiáticas – publicidade, jornalismo e entretenimento – e a construção de uma visão de mundo pautada pelo consumismo, processo no qual acabam desconsiderados os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Por um lado, são apresentados debates sobre os impactos negativos da exposição de meninos e meninas a determinados conteúdos. Por outro, avaliam-se as potencialidades dos meios de comunicação como elemento de socialização e educação.
• Artigos de especialistas oferecem uma visão ampla sobre três eixos centrais:
o Inês Silvia Vitorino Sampaio: Marketing, Publicidade e a Construção do Público Consumidor Infantil.
o Guilherme Canela: Programação Infantil de TV e seu Impacto sobre as Crianças.
o Regina de Assis: A Mídia no Contexto Educacional.
• Artigos de estudantes de graduação – desenvolvidos em conjunto ou com o apoio de seus orientadores – relatam os resultados de pesquisas aplicadas na área, resumindo as principais contribuições de Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos em 2007 com o apoio de bolsas concedidas pelo Programa InFormação, da ANDI, em parceria com o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.
O XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que acontece em Belo Horizonte de 17 a 19 de abril terá como tema geral “O ensino do jornalismo nas universidades: impactos na prática profissional e conquistas para a sociedade”. As atividades vão ocorrer em três instituições de ensino superior da capital mineira: Faculdades Pitágoras, Centro Universitário Uni-BH e Centro Universitário UNA. A realização é do FNPJ e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.
Um dos destaques da programação será a conferência de abertura, que acontece no dia 17, às 20h30, nas Faculdades Pitágoras e tratará do tema: “O ensino de jornalismo no Brasil e as diretrizes curriculares: idas e vindas de um processo de consolidação do jornalismo como campo acadêmico”. A conferência será proferida pelo jornalista, professor e doutor em comunicação Alfredo Vizeu (UFPE), membro da comissão de especialistas do MEC para a revisão das diretrizes curriculares do ensino de jornalismo (instalada em 19/02/09).
A programação também inclui o III Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, o Pré-Fórum Fenaj, evento realizado em parceria com a Federação Nacional de Jornalistas, o VIII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo, e o II Colóquio Ibero-Americano de Ensino de Jornalismo.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.fnpj.org.br/12enpj
InFormação - Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo
Coordenação de Relações Acadêmicas
ANDI - Agencia de Notícias dos Direitos da Infância
SDS Ed. Boulevard Center, Bl. A, Sl. 106
70391-900 - Brasília - DF - Brasil
Tel: (+55 61) 2102.6535/2102.6537/2102.6547
Fax: (+55 61) 2102.6550
www.andi.org.br
Um dos destaques da programação será a conferência de abertura, que acontece no dia 17, às 20h30, nas Faculdades Pitágoras e tratará do tema: “O ensino de jornalismo no Brasil e as diretrizes curriculares: idas e vindas de um processo de consolidação do jornalismo como campo acadêmico”. A conferência será proferida pelo jornalista, professor e doutor em comunicação Alfredo Vizeu (UFPE), membro da comissão de especialistas do MEC para a revisão das diretrizes curriculares do ensino de jornalismo (instalada em 19/02/09).
A programação também inclui o III Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, o Pré-Fórum Fenaj, evento realizado em parceria com a Federação Nacional de Jornalistas, o VIII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo, e o II Colóquio Ibero-Americano de Ensino de Jornalismo.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.fnpj.org.br/12enpj
InFormação - Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo
Coordenação de Relações Acadêmicas
ANDI - Agencia de Notícias dos Direitos da Infância
SDS Ed. Boulevard Center, Bl. A, Sl. 106
70391-900 - Brasília - DF - Brasil
Tel: (+55 61) 2102.6535/2102.6537/2102.6547
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