segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril

Dia Mundial da Saúde (7/4): cuidados com a saúde física e mental garantem qualidade de vida

Dia 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela. A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia - a - dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação, um bom descanso, lazer, atividade física e cuidados com a higiene pessoal.

Segundo a endocrinologista e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, ter uma vida saudável é mais do que ter um corpo saudável. Percebe - se que quando as funções orgânicas não funcionam como deveriam tudo começa a ir mal. A falta de ânimo, as dores, doenças e os medos ficam insuportáveis. Para a médica e psicanalista, o bem - estar não está limitado apenas ao físico e a nossa saúde é construída diariamente, seja por nós mesmos, seja pelas contingências e condições que nos são impostas, oferecidas ou conquistadas. “Nossa mente é a grande mola propulsora de nosso bem - estar”, afirma ela.

Outro fator importante para uma boa saúde é a atividade física. Segundo a médica, a atividade física diária promove a saúde mental, contribui para reduzir ansiedade, insônia e depressão; ajuda a controlar o estresse e manter o peso ideal; regula as funções cardiorrespiratórias, fortalece a musculatura, dá mais equilíbrio ao corpo e faz o sangue fluir melhor e levar mais oxigênio para todas as partes do corpo, reduzindo o colesterol ruim que obstrui as artérias, elevando o nível de colesterol bom, que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas. Além disso, o exercício físico aumenta a auto - estima, propicia uma maior interação social e gera prazer pela vida.

A endocrinologista Soraya Hissa de Carvalho, garante que com a adoção de uma alimentação saudável, aliada à prática de atividade física regular, estaremos, certamente, contribuindo para importantes mudanças em nossas vidas. “Porém, para que possamos construir uma vida saudável, será preciso agregarmos outros aspectos igualmente relevantes, que têm a ver com o ambiente em que vivemos. São muitas as situações que provocam estresse, e lidar com elas, de forma a não permitir que isso venha a comprometer nosso bem - estar, é agir na promoção e na proteção de nossa saúde, seja ela física ou mental”, afirma a médica.

A psicanalista ressalta ainda que construir uma vida saudável implica em adotar certos hábitos, como é o caso da atividade física, da alimentação saudável,de saber enfrentar condições ou situações adversas e, também, estabelecer relações afetivas, solidárias e cidadãs. Soraya lembra que “saúde e qualidade de vida são, antes de tudo, comportamentos”. E segundo ela, para cuidarmos bem do nosso corpo, do nosso tempo e do nosso espírito, dependemos de hábitos saudáveis. “Precisamos adotar uma postura de ser e estar com o objetivo de viver bem. Afinal, não se constrói uma vida saudável sozinho”, finaliza a psicanalista.

Soraya Hissa de Carvalho é especialista em endocrinologia e metabologia, geriatria e reabilitação, psiquiatria, medicina tradicional chinesa, medicina ortomolecular, medicina psicossomática, psicooncologia e tanatologia, neurociência e comportamento, suicidologia e psicanálise.

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225 - 1116 / 3221 - 9241/ 8899 - 0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Juiz da Costa Val, 157 / sala 13 - Santa Efigênia
(31) 3221 - 9241 - (31) 3225 - 1116 - (31) 8788 - 0443
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: