segunda-feira, 13 de abril de 2009

Entidades Sociais, Culturais, Esportivas e Ambientais de Pouso Alegre

Entidades Sociais, Culturais, Esportivas e Ambientais de Pouso Alegre terão serviço público de apoio às suas ações

A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, em parceria com a Câmara Municipal, lança nesta terça-feira, dia 14 de abril, o Núcleo de Apoio ao Terceiro Setor - NATS. O projeto é pioneiro na administração pública em Pouso Alegre. O NATS é um serviço público de apoio às organizações sociais, ambientais, comunitárias, culturais, esportivas, instituições e organizações não governamentais de Pouso Alegre através de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.

No Núcleo, essas organizações terão acesso a cursos de capacitação como: gestão contábil e prestação de contas, captação de recursos governamentais e privados, gestão estratégica e marketing social. O NATS vai oferecer também assessoria na área jurídica, elaboração de projetos e na certificação socioambiental. Uma das propostas em discussão é a criação do selo municipal de responsabilidade sócioambiental. E as empresas que desenvolverem ações de responsabilidade sócioambiental no município terão prioridade nas compras de produtos e serviços da Prefeitura e Câmara Municipal.

Outra ação do NATS é o recrutamento e a capacitação de voluntários para atuarem nas entidades do município. Muitas vezes, a pessoa tem vontade de colaborar em alguma instituição, mas, não sabe onde ou quem procurar. Pensando nisso, o Núcleo criará o Centro de Voluntários de Pouso Alegre – CVP. O Núcleo terá um cadastro das entidades da cidade e fará essa ligação entre o futuro voluntário e a entidade beneficiada, fazendo o recrutamento, entrevistas e capacitação. Será também instituído o dia do voluntariado municipal, incentivando nos estudantes a cultura da solidariedade.

Todas as entidades do Terceiro Setor de Pouso Alegre podem participar do Núcleo. A sede do NATS funcionará na Câmara Municipal, com horário de atendimento das 14h às 18h. Todo o serviço oferecido pelo NATS será gratuito. O evento de lançamento do NATS acontecerá na próxima terça-feira, às 19h na Câmara Municipal de Pouso Alegre. É uma iniciativa da Secretaria de Finanças, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Câmara de Vereadores, com o apoio da Associação Comercial de Pouso Alegre, Banco Itau e Delfat.

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre
Secretaria de Finanças
Rua Carijos,45 Centro
37550-000 Pouso Alegre-MG
Tel.:(35)3449-4143

0 Comments: