domingo, 26 de abril de 2009

Carta de reivindicações sobre situação de EJA será levada à Confintea

Carta de reivindicações sobre situação de EJA será levada à Confintea




Clique nas imagens


Aula Pública no Congresso Nacional debate déficits de leitura, taxas de analfabetismo e situação de EJA no Brasil em pleno Dia da Educação.

Uma Aula Pública será realizada na tarde da terça-feira, 28/04, às 14h30, no gramado ao lado da rampa do Congresso Nacional para debater o enorme déficit educacional em relação aos índices de leitura, analfabetismo e EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Brasil (leia o convite). Uma carta gigante com as reivindicações da sociedade será entregue às autoridades para que seja levada à VI Confintea (Conferência Internacional de Educação de Adultos), que acontece em Belém-PA, de 19 a 22 de maio.

O evento faz parte da Semana de Ação Mundial 2009 e será realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a CEC. Atualmente, um em cada dez brasileiros com mais de 14 anos de idade é analfabeto e mais de 77 milhões de pessoas não desenvolveram o hábito da leitura no Brasil. De acordo com o coordenador geral da Campanha, Daniel Cara, os dados não são novos, mas refletem uma realidade que pouco tem obtido avanços no país.

São mais de 14 milhões de pessoas sem saber ler e escrever, 53% (7,6 milhões) só na região nordeste. Negros e moradores de zonas rurais são em geral mais afetados pelo analfabetismo que brancos e residentes urbanos. Cerca de 40 milhões de brasileiros não se interessam por leitura e outros 25 milhões não têm acesso a bibliotecas ou dinheiro para comprar livros. Menos de 30 dos mais de 1,5 mil cursos de pedagogia do país destinam atenção específica à formação de educadores de jovens e adultos. Nos presídios brasileiros, 330 mil jovens e adultos não completaram a educação básica. Os dados são da Pnad-IBGE/2006, do Instituto Pró-Livro/2007, da Unesco/2008 e da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação/2009 (clique e veja dados mais detalhados).

Aula pública – O evento terá como expositores Ana Lúcia Lima, do Instituto Paulo Montenegro; Denise Carreira, da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação; Elizabete Ramos, dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Sérgio Haddad, da ONG Ação Educativa do Fisc (Fórum Internacional da Sociedade Civil pró-Confintea) e Timothy Ireland, organizador da Confintea, da Unesco. Os trabalhos serão coordenados pela presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Maria do Rosário (PT-RS).. A deputada é delegada oficial do Estado Brasileiro na Confintea e será a responsável por levar a carta gigante ao evento internacional.

Personagens - Haverá ainda depoimentos sobre o impacto da leitura e da escrita na vida das pessoas, como a do professor cego voluntário da Biblioteca Braille Dorina Nowil, Nivaldo Alves dos Santos (60 anos) e dos educadores Maria Alice de Paula e Ionilton Gomes de Aragão, do Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos). A audiência pública contará ainda com a animação de cordelistas.

Relatório sobre educação nas prisões – Durante a Aula Pública será entregue informe parcial a respeito da missão realizada pela Relatoria Nacional de Educação entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009 sobre a situação da educação nas prisões brasileiras.

A Semana de Ação Mundial – A Semana 2009 no Brasil acontece entre 22 e 29 de abril e trabalha esse ano com o tema “Alfabetização de jovens e adultos e aprendizagem ao longo da vida” e o slogan “Ler e escrever o mundo”. O evento engloba duas importantes datas do calendário educacional: o Dia Mundial do Livro (23) e o Dia da Educação (28). Além da aula pública no Congresso Nacional, outras atividades serão realizadas em diversos estados pelos comitês locais e por parceiros da Campanha. Até o momento já há ações confirmadas na Bahia, no Ceará, no Distrito Federal, em Minas Gerais , em Pernambuco, no Pará, no Piauí, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina (confira a lista de atividades). No site www.campanhaeducaca o.org.br é possível baixar o folder, o cartaz e o Manual de Orientações produzidos pela Campanha para as atividades.

Fontes para a Imprensa:
» Daniel Cara – coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
» Timothy Ireland – especialista em Educação de Jovens e Adultos da Unesco e organizador da VI Confintea;
» Maria do Rosário – presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados;
»Sérgio Haddad - coordenador da ONG Ação Educativa;
»Elizabete Ramos – educadora do Centro de Cultura Luiz Freire e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação;
»Ana Lúcia Lima – diretoria executiva do Instituto Paulo Montenegro;
»Denise Carreira – relatora da Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação.

Contato:
Diones Soares
Telefones - (11) 8737-2011 / 3151-2333 r. 140 / (61) 8199-0831 em Brasília nos dias 27 e 28 de abril
E-mail - diones@campanhaeducacao.net

0 Comments: