segunda-feira, 6 de abril de 2009

Adital lança Memorial Virtual sobre vida e obra de Frei Tito

Adital lança Memorial Virtual sobre vida e obra de Frei Tito

A partir de hoje, está disponível no site da Adital o Memorial Virtual Frei Tito, um espaço dedicado a um dos maiores símbolos da luta pelos direitos humanos e pela democracia na América Latina e Caribe. Documentos, fotos, testemunhos e textos estarão à disposição dos leitores de Adital que poderão conhecer um pouco mais da vida de Tito de Alencar Lima, frade dominicano que colaborou com a luta armada durante a ditadura militar no Brasil.

Na primeira sessão do Memorial "As próprias pedras gritarão", pode- se acessar um material produzido pelo próprio Frei Tito. Lá, o leitor encontra o relato, feito em fevereiro de 1970, sobre os momentos de tortura sofrida pelo frade: "Faço esta denúncia e este apelo a fim de que se evite amanhã a triste notícia de mais um morto pelas torturas". Nesta sessão, também ficam disponíveis poesias, cartas, posições e análises, escritas pelo frade.

Personalidades que mantiveram contato com Frei Tito também colaboraram na construção do memorial. Por meio de depoimentos, artigos, entrevistas e relatos, poesias, cordel, eles comentam a história de vida do dominicano. Nesta sessão, pode-se conferir o texto completo da peça teatral "Tito", de Solange Dias.

Há também uma lista de entidades que homenageiam Frei Tito, com seus respectivos contatos. Na sessão de multimídia, encontram-se livros, vídeos, áudios, fotografias e websites relacionados à temática da vida do Frei Tito.

Para conhecer o Memorial Virtual, basta clicar abaixo

http://www.adital.com.br

0 Comments: