segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Semana Mundial da Alimentação

Semana Mundial da Alimentação abordará desafios da bioenergia e das mudanças climáticas

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 de outubro. No Brasil, a data é comemorada com atividades em todo o Brasil, durante o mês. Por esta razão, foi transformada em Semana Mundial da Alimentação, que ocorrerá de 12 a 18 de outubro de 2008.

O tema deste ano, definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), é Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia.

Em 2008, a alta mundial do preço dos alimentos confere ainda maior destaque à data. Como parte das atividades da Semana Mundial da Alimentação, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) promoverá, no dia 15 de outubro, em Brasília, o Seminário Nacional: Crise Mundial dos Alimentos e os Desafios para a Segurança Alimentar e Nutricional. O evento será promovido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a FAO.

O seminário reunirá conselheiros, representantes da sociedade civil, do governo federal e de organismos internacionais para dar prosseguimento às discussões da plenária do Consea, realizada em maio deste ano. Serão discutidas as ações e políticas implementadas pelo governo federal na área de segurança alimentar e nutricional, a partir das recomendações apresentadas na Exposição de Motivos nº 004-2008, elaborada na plenária.

Também será feita uma atualização do diagnóstico da crise mundial e suas repercussões no Brasil e na América Latina e Caribe. Os participantes também discutirão os desafios criados pelas mudanças climáticas e pelos biocombustíveis.

O Consea também vai preparar uma página especial sobre a Semana Mundial da Alimentação 2008, na qual serão divulgados materiais e documentos e informações sobre os eventos que marcam a data. No site, as instituições (públicas e privadas) poderão cadastrar atividades e eventos relativos à data.

0 Comments: