quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Debate sobre diploma de jornalismo na UFRJ nesta quinta

Debate sobre diploma de jornalismo na UFRJ nesta quinta (11)

Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar no mês de outubro se deve ou não acabar com a obrigatoriedade de diploma para se exercer a profissão de Jornalista. Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e Sindicato dos Jornalistas do Rio debatem questão nesta quinta (11), às 10h, na Sala Vianninha da ECO, no campus da Praia Vermelha.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar no mês de outubro se deve ou não acabar com a obrigatoriedade de diploma para se exercer a profissão de Jornalista. Hoje essa exigência leva estudantes de outras habilitações a reingressarem em Jornalismo para poder trabalhar numa redação de jornal.

Por que exigir diploma para jornalismo, se todas as demais profissões do campo da Comunicação estão liberadas e podem ser exercidas sem essa limitação? Se jornalistas podem exercer outras funções e profissões do campo da Comunicação sem problema, legalmente, por que as demais habilitações sofrem restrições e podem ser penalizadas, pela lei atual?

São muitas as questões em jogo, e esse debate interessa a todas as habilitações de Comunicação. Por isso, a ECO e o Sindicato dos Jornalistas convidam para o debate "Jornalismo em Pauta", no qual o tema abordado será a obrigatoriedade ou não do diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Alguns setores da sociedade - como o Sindicato de Jornalistas - acreditam que o diploma deve ser obrigatório. Outros, como a Direção da ECO, defendem que não, que com as novas tecnologias o jornalismo deve ser encarado como uma atividade regulamentada como todas as outras: publicidade, radio e televisão, produção editorial, que não exigem diploma para serem exercidas.

Nem por isso os cursos de Publicidade, Televisão e Rádio, Cinema, Produção Editorial, etc. deixaram de ser procurados por milhares de jovens e a formação universitária também nunca foi tão valorizada, mesmo sem a exigência de diploma

O Fórum da Mídia Livre Livre também colocou o debate em pauta. Pois os produtores de mídia, blogueiros, jornalistas-cidadãos que exercem essa profissão nas novas mídias são criminalizados com a exigência do diploma que os impede de trabalhar profissionalmente.

A realização desse debate será interessante para que os alunos de comunicação ouçam argumentos a favor e os contra a obrigatoriedade ou não do diploma e possam, assim, tirar suas próprias conclusões.

Debatedoras:

* Suzana Blass (Sindicato dos Jornalistas/RJ)
* Ivana Bentes (Diretora da ECO/UFRJ e Professora da Graduação e Pós da ECO)
* Mediadora: Ana Paula Goulart (Coordenadora do Curso de Jornalismo - ECO/UFRJ)


Dia: 11 de setembro (quinta-feira)
Local: Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha) - ECO
Horário: 10h às 12h

0 Comments: