quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Domingo no parque: com poesia, música e causos

Domingo no parque: com poesia, música e causos

Seja recitando, cantarolando ou contando causos, mais de vinte artistas apresentarão seus poemas aos visitantes do Parque Ecológico do Eldorado - Contagem

No próximo domingo, dia 28 de setembro, a partir das 9h, o Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem, será palco de um grande encontro de poesia e música - o "1º Viva Poesia, Poesia Viva". O evento, que integra as ações do projeto "Árvore dos Poemas", idealizado pelo artista Diovvani Mendonça, visa disseminar a cultura e o valor da poesia entre a população.

Tendo a natureza como cenário, o Parque será o ambiente ideal e uma oportunidade única para os moradores de Contagem e Região ouvirem os mais de 20 artistas recitarem e cantarolarem os seus poemas, além dos muitos causos que serão contados. O encontro também contará com exposição do mural "Mulheres Emergentes", de Tânia Diniz. A intenção é "injetar mais poesia nas artérias entupidas da realidade, oferecendo alimento para o espírito que sustenta a matéria", conclui Diovvani, que acredita que o evento é uma forma de divulgar a poesia para um número maior de pessoas.

Ainda de acordo com o poeta "livro parado não engravida possibilidades". Pensando nisso, Diovvani fará uma doação de 500 livros didáticos à Biblioteca Municipal Dr. Edson Diniz de Contagem. Também durante as atividades serão sorteados vários brindes ao público.

Com entrada franca, a primeira edição do "Viva Poesia, Poesia Viva" está formatado para acontecer anualmente e é uma realização do "Árvore dos Poemas" - por meio do "Pão e Poesia" -, com o apoio da Biblioteca Municipal Dr. Edson Diniz de Contagem. Como parceiros: Grupo Armazém do Construtor, Lojas MÃE, Loja do Paulo, Vilma Alimentos, Mixpan Indústria e Comércio, Pizzaria Biazza e Sacolão Real.

Artistas convidados: Barulhista; Cláudio Carvalho; Cia. Poética Estação Platina (Tânia Diniz, Lívia Tucci e Franci Gripp); Cyntia Terra, Diovvani Mendonça; Emerson Bastos; Érika Machado, Fernando Januário; Lecy Pereira Souza; Leonardo de Magalhaens; Luiz Rocha; Makely Ka, Associação dos Músicos de Contagem (AMIC); Paulinho Andrade; Paulo Urban; Regina Melo; Renegado, Ricardo Evangelista & Sueli Silva; Rodrigo Starling; Rogério Salgado & Virgilene Araújo; Tânia Diniz (exposição do mural "Mulheres Emergentes"); Vandder Lima & Banda ESMU, Vinícius Fernandes Cardoso; Wanderson Novato; Wilmar Silva & Milton César Pontes e Yendis Asor Said.

Sobre o Projeto "Árvore dos Poemas"

O projeto teve início em 1998, por Diovvani Mendonça – poeta, cantor e compositor. Impressos em folhas de papel A4, o artista engarrafou, literalmente, poemas de sua autoria de vários escritores em garrafas PET e as pendurou em uma árvore no quintal de sua casa, um sítio na cidade de Esmeraldas. Frutos das mãos e vivências de vários autores, os poemas ficariam ali, no inusitado ato de nascer em árvores. A "Árvore de Poemas" virou um blog, onde artistas "plantam" poemas de outros escritores, para que os mesmos circulem, sejam lidos, deixem de ocupar apenas as páginas de livros empoeirados e ganhem vida no dia-a-dia e, através da surpresa de, diante dos olhos, ver nascer frutos-poemas. Ou será o contrário?

Iniciativas que integram o referido projeto: "Pão e Poesia", "Pão e Poesia na Escola", "Editora Árvore dos Poemas", "Viva Poesia, Poesia Viva", "Poesia na Cesta" e "Margarida, Poesia em Movimento".

SERVIÇO:

Local: Parque Ecológico Tiago Rodrigues Ricardo

Endereço: Rua das Paineiras, nº 1.722 – Eldorado (próximo ao Big Shopping) - Contagem

Horário: 9h às 17h

Assessoria de imprensa:

Jornalista Helenna Dias

Contato: (31) 9972-0233


acesse e conheça:
poeminhas para matar o tempo
e distrair dor de dente.
toda semana um poema inédito.

0 Comments: