quinta-feira, 25 de setembro de 2008

II Semana de Jornalismo da UFRJ

II Semana de Jornalismo da UFRJ
ocorrerá de 29 de setembro a 02 de outubro
no Campus da Praia Vermelha


A Meio a Meios – Semana de Jornalismo da UFRJ, em sua segunda edição, será realizada no final de setembro e início de outubro e promete suscitar discussões e reflexões sobre as formas contemporâneas do jornalismo. Estão previstas oficinas e um concurso de produção textual. Inscrições começam nesta sexta-feira (5/9), por meio do site do evento.

Só quem nasceu para esta profissão e está disposto a viver em função dela é capaz de suportar as delícias e frustrações advindas tão unicamente da rotina do jornalista, que, cada vez mais, se preocupa com a sociedade que constrói. A comunicação e o desenvolvimento humanístico, por sua vez, encontram-se nas pautas de um jornalismo cujas motivações estão em prol da inserção dos indivíduos nas comunidades em que vivem, enfim, da cidadania. Desse modo, a
Meio a Meios apresenta o tema transversal "Cidadania Global" nas seguintes adjacências jornalísticas: Jornalismo e Cidadania Global, Jornalismo Investigativo, Jornalismo Esportivo e Jornalismo Popular.

A partir disso, O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET-ECO) apresenta a
Meio a Meios – II Semana de Jornalismo da UFRJ, que acontece nos dias 29 e 30 de setembro e 1º e 02 de outubro de 2008, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Mantendo a estrutura da primeira edição, a Meio a Meios terá mesas ministradas – sempre das 9h às 12h – por profissionais de destaque do meio acadêmico e do mercado de trabalho, relacionados aos temas propostos (saiba quem são os convidados no site do evento).

Como é de vital relevância a permuta entre emissor e receptor, haverá debates mediados por um professor da própria UFRJ, que poderá pôr em foco questões da comunicação que chamam atenção na contemporaneidade. Após cada debate, os alunos poderão expor indagações. E ainda, como na consagrada I edição, esta contará com
oficinas que proporcionarão o contato dos alunos com a realidade bilateral do jornalismo.

A grande novidade desta segunda edição será o
I Concurso de Produção Textual, que pretende estimular a expressão do estudante de Comunicação Social sobre o tema "Os desafios do jornalismo crítico no Brasil".

Saiba tudo por meio do site www.meioameios.com

0 Comments: