sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Inscrições do Parlamento Jovem vão até sexta

Inscrições do Parlamento Jovem vão até sexta

Escolas devem enviar projetos de lei dos alunos para Secretaria da Educação de seu estado

O prazo das inscrições para a quinta edição do Parlamento Jovem termina nesta sexta-feira (26), último dia para as escolas encaminharem projetos de lei dos alunos para a Secretaria de Educação de seu estado. Os estudantes selecionados vão participar de uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.
O evento destinado a alunos do ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, será realizado de 10 a 14 de novembro, com 78 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País. Após a seleção nos estados, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa definirá os participantes. O resultado da seleção será divulgado em 15 de outubro.

Para o presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. “Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes”, explica. “Recomendo que os deputados do Parlamento Jovem de 2008 aproveitem todos os momentos, pois essa experiência ficará para sempre em suas vidas.”

O projeto de lei criado pelos estudantes deverá ser apresentado nas seguintes áreas: Agricultura e Meio-Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Outras informações podem ser obtidas no Portal da Câmara (www.camara.gov.br) ou pelo telefone 0800-619-619.

Câmara Mirim
As inscrições para a terceira edição da Câmara Mirim já foram encerradas. O Portal do Plenarinho (www.plenarinho.gov.br/camaramirim) recebem 571 projetos de lei enviados por crianças de todo o País que estão cursando do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Três desses projetos serão selecionados para discussão no evento, que ocorrerá em 23 outubro. O resultado da seleção será divulgado em 30 de setembro.
Segundo a coordenadora do Plenarinho, Raquel Melo, o evento oferece uma oportunidade para a criança materializar o aprendizado sobre a cidadania, a atividade parlamentar e a importância do Poder Legislativo para a sociedade brasileira. “A participação das crianças no debate sobre questões propostas por elas mesmas possibilita uma vivência real da prática democrática e prepara as crianças para ter uma atitude cidadã frente aos problemas nacionais que as afetam”, observa.

Para ver os projetos de lei sugeridos pelas crianças para a Câmara Mirim 2008, clique em:
http://www.plenarinho.gov.br

Fotos da Câmara Mirim 2007 podem ser acessadas em:
Fotos
Fotos
Fotos
Fotos
Fotos
Fotos

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail:
imprensa@camara.gov.br
Tel:(61) 3216-1507 / (61) 3216-1508 / (61) 9968-3190

0 Comments: