segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ministério da Cultura está recolhendo contribuições

Ministério da Cultura está recolhendo contribuições

O site do Ministério da Cultura está recolhendo contribuições para a síntese final do texto que subsidiará a relatoria e votação do projeto de lei do PNC no Congresso Nacional. O uso do ambiente digital visa estender os espaços e períodos de discussões presenciais a um público mais amplo do que aquele atendido pelos seminários em várias capitais do País. Proporciona ainda um campo para realização de debates prévios, intervenções paralelas durante cada seminário e complementação e reverberação de seus resultados.

Como participar

Cada conjunto de diretrizes publicado nas páginas das cinco áreas do menu Categorias Internas está vinculado a um ambiente de debate, que proporciona aos leitores, no rodapé de cada página, uma caixa com duas opções de formulários, diferenciadas por abas, para envio de comentários e perguntas. As categorias equivalem aos capítulos de estratégias gerais do caderno de diretrizes gerais do Plano:

* Proteger e valorizar a diversidade artística e cultural brasileira
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/03/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/diversidade-cultural/

* Universalizar o acesso dos brasileiros à fruição e produção cultural
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/03/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/universalizacao-do-acesso/

* Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/03/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/cultura-e-desenvolvimento/

* Fortalecer a ação do Estado no planejamento e execução das políticas culturais
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/03/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/fortalecimento-do-estado/

* Consolidar os sistemas de participação social na gestão das políticas culturais
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/03/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/participacao-social/

Os comentários ou perguntas decorrentes da leitura e avalição das diretrizes devem ser postados através dessas caixas. O sistema segue o modelo de blog. Ou seja, os comentários serão mediados pelo Ministério da Cultura e apresentados em uma área pública de acesso ao debate que estiver se desenvolvendo através do site. Se o limite de tamanho de texto não for suficiente para o comentário, o leitor pode dividi-lo e postá-lo parte por parte.

Como serão aproveitadas as contribuições

Ao final do segundo semestre, todo o material recolhido através do site e dos eventos presenciais começará a ser analisado para a produção da síntese final do texto do Plano que subsidiará sua votação no Congresso Nacional. A incorporação das contribuições será realizada segundo os seguintes critérios:

* Correspondência com os diagnósticos, valores e estratégias do caderno de diretrizes: o acúmulo já existente de estudos e discussões para o delineamento das políticas de cultura deverá ser considerado;

* Abrangência temática, territorial e populacional: as políticas do Estado brasileiro deverão se pautar pela amplitude e equilíbrio no atendimento às demandas dos setores culturais e grupos identitários, bem como na busca de diminuição das desigualdades socioeconômicas regionais.

* Visão de longo prazo: as diretrizes do Plano Nacional de Cultura deverão orientar a execução das políticas públicas ao longo de dez anos, que compreenderão a realização de subprogramas de menor duração.

* Perspectiva de integração de ações do Estado, iniciativa privada e sociedade civil: o Plano deverá estimular dinâmicas colaborativas de implementação, tanto no que se refere aos diferentes poderes e esferas da administração pública, quanto no que diz respeito à relação entre Estado, iniciativa privada e sociedade civil.

* Publicado por danielhora
http://www.cultura.gov.br/site/author/danielhora/

* Categoria(s): Plano Nacional de Cultura
http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/plano-nacional-de-cultura/

http://litereartbrasil.org

0 Comments: