terça-feira, 30 de setembro de 2008

Escolas de Mogi das Cruzes e Lele ganham Prêmio Nacional de Educação Ambiental Amigos do Mar

Escolas de Mogi das Cruzes e Lele ganham
Prêmio Nacional de Educação Ambiental Amigos do Mar


A Quinta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, referente a 2008, já tem os seus vencedores. A Escola Municipal Profa.Ana Maria Barbosa Garcia, de Mogi das Cruzes (SP) ganhou o primeiro lugar na categoria A, referente às 1ª e 2 séries (2º e 3º anos), e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Alcides Kammer Andrade, de Leme (SP), obteve o primeiro lugar na categoria B, referente às 3ª e 4ª séries (4º e 5º anos). O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Fundação Pró-Tamar, com o patrocínio da Petrobrás.

Como premiação, as duas escolas vencedoras receberão a visita da equipe técnica do Projeto Tamar. O objetivo da visita na escola é o desenvolvimento de atividades de educação ambiental com os alunos, corpo docente, pais e convidados da comunidade. Com isso o evento se transforma em espaço multiplicador de valores em relação à educação ambiental. Todas as escolas finalistas receberão certificados de adoção simbólica de uma tartaruga marinha emitido pelo Tamar e camisetas do Amigos do Mar.

Os estados de São Paulo, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco lideraram as inscrições de escolas participantes da Quinta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar. No total, 1065 escolas foram inscritas na Quinta Edição.
O tema do Prêmio é “Nossas águas sempre limpas”, como uma forma de estimular a reflexão entre alunos do ensino fundamental sobre a importância de preservação dos recursos hídricos, principalmente das águas e da vida marinha.

Foram credenciadas a participar do Prêmio neste ano 8.351 escolas municipais de 11 Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e os nove da Região Nordeste. Pela ordem, os estados com maior número de escolas inscritas foram São Paulo (331 escolas inscritas), Ceará (228), Bahia (178), Minas Gerais (132) e Pernambuco (77), seguidos de Maranhão (31), Paraíba (25), Rio Grande do Norte (22), Sergipe (17) e Alagoas e Piauí, com 12 escolas inscritas cada.

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é um concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental. Em duplas, os alunos foram estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas. Essas aulas são oferecidas no guia de

educação ambiental “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira pelo site http://www.amigosdomarnaescola.com.br em versão eletrônica para download.

A escola elegeu os melhores desenhos entre seus alunos e os enviou para a comissão julgadora, composta por artistas, arte-educadores e biólogos. A premiação das escolas finalistas e vencedoras acontecerá entre 1º de novembro e 5 de dezembro de 2008.


As escolas finalistas da Quinta Edição, vencedoras entre o 1º e 5º lugares em suas categorias, foram: Categoria A – 1º lugar - Escola Municipal Profa.Ana Maria Barbosa Garcia, de Mogi das Cruzes (SP); 2º - EMEF. Profa. Maria Gonçalves Mourão, Leme (SP); 3º - EM Profa. Lydia Sanfelice, São José do Rio Preto (SP); 4º - EM Prof.João Gabriel de Santana, São Sebastião (SP); 5º - EMEF Madre Maria da Glória, Ubatuba (SP). Categoria B – 1o lugar - EMEF Prof. Alcides Kammer Andrade, Leme (SP); 2º - EM Profa. Lydia Sanfelice, São José do Rio Preto (SP); 3º - EMEF Madre Maria da Glória, Ubatuba (SP); 4º - EM Profa. Lucinda Araújo Pereira Giampietro, Birigui (SP); 5º - EM do Curral Novo, Jequié (BA).

Mais informações:
Instituto Arcor Brasil
José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867
imprensa@institutoarcor.org.br
www.institutoarcor.org.br

0 Comments: