sexta-feira, 13 de março de 2009

MEC vai propor novo modelo para vestibulares

MEC vai propor novo modelo para vestibulares

Ministro participou de reunião com dirigentes das instituições federais.
'Vestibulares são todos iguais e ruins', afirmou Haddad.

Da Agência Estado

Saiba mais:

  • O Ministério da Educação quer mudar a forma de seleção das universidades e alterar os vestibulares. Em reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na quarta-feira (11), o ministro da Educação, Fernando Haddad, acertou com os reitores a montagem de um grupo para desenvolver um novo modelo de prova. “Os vestibulares são todos iguais e ruins. Estão errados e sinalizam mal para o ensino médio. O ensino hoje está voltado para o vestibular e termina que boas escolas estão piorando em função disso”, afirmou.

    O ministro põe na conta das provas malfeitas alguns dos problemas atuais do ensino médio, com uma educação voltada, segundo ele, para a memorização, e não para desenvolver a capacidade de raciocínio. “Hoje nós ampliamos para o ensino médio toda a rede de apoio que antes era só do fundamental: livro didático, merenda, transporte escolar. Mas nada disso vai resolver, porque colocamos um gargalo no final que é insuperável.”

    No final do encontro, Haddad propôs uma reunião entre os representantes das comissões de seleção das universidades e o Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep), responsável por todas as provas de avaliação educacional feitas pelo governo federal, o que foi aceito pelo presidente da Andifes, Amaro Lins. “O vestibular é realmente muito arcaico. Hoje precisamos muito mais saber se o aluno consegue aprender do que medir o que ele sabe. Precisamos realmente alterá-lo.” As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

    Leia mais notícias de Vestibular e Educação

    Fonte:
    http://www.g1.com.br/

    0 Comments: