quarta-feira, 4 de março de 2009

Edital de projetos da Fundação Luterana de Diaconia

Edital de projetos da Fundação Luterana de Diaconia

A Fundação Luterana de Diaconia está recebendo projetos para a primeira reunião de avaliação do ano, que acontece no primeiro semestre. O prazo para o encaminhamento vai até o dia 31 de março de 2009.

O roteiro de elaboração de projetos foi atualizado e está publicado no site
www.fld.com.br. Também poderá ser solicitado junto à Fundação Luterana de Diaconia.

Outra novidade é que os projetos, se possível, devem ser entregues por meio eletrônico – repassados via email ou via cd para o endereço da FLD.

As prioridades no apoio a projetos são:

Educação Popular

Geração de Trabalho e Renda

Agricultura Familiar e Ecologia

Saúde Comunitária

Em todas essas áreas serão considerados os temas transversais a promoção de igualdade de gênero, superação do racismo e da violência.

1. Educação Popular com ênfase em Juventude

Objetivo geral:

Apoiar e acompanhar projetos que tematizem questões relacionadas à juventude e a superação da violência, incentivando experiências de trabalho “com” e “de” jovens e a formação de redes juvenis que atuem tanto na formulação como nos modos de operacionalizar políticas públicas.

2. Geração de Trabalho e Renda

Objetivo geral:

Contribuir para a garantia do direito a trabalho e renda através de apoio e acompanhamento a iniciativas comunitárias e de projetos de desenvolvimento sustentável, visando à inclusão social, a incidência em políticas públicas e a redução de desigualdades sociais.

O apoio é prioritariamente para:

- Formação e Capacitação: formação para o fortalecimento das iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda em áreas como gestão democrática e capacitação profissional;

- Apoio à produção e comercialização e a Redes: apoio a iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda voltados à produção e comercialização, principalmente a redes que compartilham processos de produção e/ou de comercialização;

- Articulação, Mobilização e Incidência em Políticas Públicas: apoio para mobilizações e encontros de empreendimentos econômicos solidários e atividades de reflexão e elaboração de políticas públicas.

O público prioritário de projetos de geração de trabalho e renda é:

- Mulheres, Jovens e Catadores de Materiais Recicláveis

3. Agricultura Familiar e Ecologia

Objetivo geral:

Apoiar programas e projetos na área de agricultura familiar e meio ambiente visando o desenvolvimento rural integral e sustentável, apoiando o protagonismo dos agricultores nos princípios da agroecologia, do etnodesenvolvimento e cooperação que propicie vida saudável e realização social e econômica.

A questão da terra deve ser compreendida a partir do tripé “questão agrária”, “questão ambiental” e “questões étnicas”.

4. Saúde Comunitária

Objetivo geral:

Apoiar projetos na área de saúde, que promovam sensibilização, educação e prevenção com relação à DST e HIV/AIDS. Projetos com o enfoque comunitário na saúde integral e aqueles que têm presente na sua missão e metas temáticas relacionadas à DST e HIV/AIDS.

O que é um projeto?

Um projeto é uma intervenção planejada no tempo e no espaço, em uma determinada comunidade, visando fazer uma diferença para melhor na vida das pessoas que nela vivem.

Quem pode apresentar projetos?

• Os projetos devem ser elaborados por grupos, associações ou cooperativas com registro de pessoa jurídica próprio. Não são considerados projetos apresentados por pessoas físicas ou órgãos governamentais.

• O público a quem se destinam os programas e projetos sempre é prioritário e sua participação deve ser considerada nas decisões de planejamento, monitoramento e avaliação dos mesmos.

Objetivos da FLD no triênio 2008-2010

Contribuir para o fortalecimento da sociedade civil e o protagonismo das pessoas e suas comunidades, através de apoio, acompanhamento e avaliação de projetos, programas de formação, sistematização de metodologias e tecnologias sociais e incidência em políticas públicas visando à melhoria de qualidade de vida, o exercício da cidadania e a concretização da justiça social.

Metodologia da FLD

A metodologia da FLD se encontra especificada nas áreas temáticas. Todos os programas e projetos devem promover a igualdade de gênero e o protagonismo e o combate ao racismo e à violência.

O método de trabalho da FLD está baseado em:

• Acompanhamento individual aos projetos (PMA)
• Acompanhamento coletivo e avaliação de projetos (PMA)
• Apoio focado em Processos e Redes Temáticas
• Formação e Capacitação
• Articulação e Incidência em Políticas Públicas

0 Comments: