quarta-feira, 25 de março de 2009

Instituto Cultural Aletria - Oficina - Leitura em voz alta

"Leitura em Voz Alta" - Temas de Oficina promovida pelo Instituto Cultural Aletria

Havia um homem que sonhava em ler os livros que possuía de olhos fechados. Parece absurdo? Fantástico? É algo mais comum do que se pode imaginar. Ler um texto para uma outra pessoa é uma necessidade que surge constantemente na vida de todos e pelas mais diversas razões. Pensando nisso, o Instituto Cultural Aletria (Rua Fernandes Tourinho, 470, sala 604, Savassi) abre inscrições para a oficina “Leitura em voz alta”, que será realizada às quartas-feiras, do dia 1º de abril ao dia 6 de maio, a partir das 8h30.


A oficina será ministrada pelas contadoras de histórias, Beatriz Myrrha e Sandra Bittencourt, que unem forças para preparar os alunos para o prazer da leitura em voz alta, despertando o leitor em cada um. A programação inclui estratégias, práticas e vivências pedagógicas de aproximação e utilização do objeto livro como recurso na arte da leitura em voz alta; exercícios, dinâmicas e técnicas de voz, ritmo, inflexão, postura corporal e respiração adequadas à preparação do leitor que se dedica a contar histórias em voz alta; alternativas de repertório, preâmbulos e finalizações e preparação de diferentes ambientes para a leitura em voz alta; interdisciplinaridade e o diálogo das diversas linguagens literárias e populares além do uso de textos poéticos, música, cinema, recursos sonoros e visuais: a ampliação do campo da leitura e os diferentes espaços para a leitura em voz alta.

Beatriz Myrrha é arte-educadora, professora em escolas infantis há 20 anos, especialista em técnica vocal, yogaterapeuta e atua como contadora de histórias desde 1990. É professora de Musicalização Infantil da REDIN - Rede pela Educação Infantil de Belo Horizonte. É graduada em Música pela UEMG e atriz pela Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes e possui formação em canto pela UFMG e Fundação Clóvis Salgado.

Sandra Bittencourt é contadora de histórias, pedagoga, atriz, especialista em Ensino Especial , Arte-Educação e Literatura Infantil e Juvenil. Foi coordenadora do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico Permanente (Cemap) em Ituiutaba (MG) e Secretária Municipal de Cultura de São Roque de Minas (MG). Desenvolveu trabalhos de consultoria e assessoria para editoras, além de curadoria, como no 9º Encontro das Literaturas de Belo Horizonte, em 2008.

O Instituto Cultural Aletria é uma Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, Produtora Cultural e também Editora. Promove cursos, seminários e outros eventos culturais e literários nas áreas de narração de histórias, oratória, capacitação de educadores, projetos específicos para empresas e produção de textos. Tem como principal objetivo preservar a arte de contar histórias, principalmente propagando a tradição oral no Brasil.

AGENDA: Oficina “Leitura em voz alta”
Período: 1º de abril a 6 de maio de 2009 (quartas-feiras) // Horário: 8h30 às 11h
Local: Rua São Domingos do Prata, 697 - Santo Antônio – Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3296-7903 ou
www.aletria.com.br
Investimento: R$ 150,00 (inclui lanche, pasta, apostila e certificado)
Duração do encontro: 18 horas/aula (6 encontros) – Máximo de 20 alunos
Inscrições até o dia 31 de março (pelo telefone ou pelo e-mail
aletria@aletria.com.br)

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Rachel Wardi
(31) 3225-1116/3221-9241/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

Rachel Wardi Lopez
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Juiz da Costa Val, 157 / sala 13 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8854-2425
rachel@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: