quarta-feira, 25 de março de 2009

Livro relata experiência de Programa Educacional na Argentina e no Brasil

Livro relata experiência de Programa Educacional na Argentina e no Brasil

“Escolas que crescem. A experiência do Programa Minha Escola Cresce na Argentina e Brasil” (“Las escuelas que crecen. La experiencia del Programa Mi Escuela Crece en la Argentina y Brasil”)

Este é o título do livro que será lançado, até o final de março de 2009, em edição da Editora Komedi, relatando a trajetória do Programa Minha Escola Cresce, em suas nove edições na Argentina (1996-2004) e nas primeiras cinco edições no Brasil (2004-2008). O Programa foi implementado na Argentina pela Fundación Arcor e vem sendo desenvolvido no Brasil, chegando à Sexta Edição em 2009, pelo Instituto Arcor Brasil.

Durante nove anos, portanto, o Programa Minha Escola Cresce foi levado a todas as 23 províncias argentinas, com o apoio a 188 projetos. Os projetos eram escolhidos pelas próprias escolas, em função de suas demandas e realidade específica. Esse mesmo foco, de protagonismo da escola e sobretudo dos seus alunos, passou a ser observado pelo Programa Minha Escola Cresce no Brasil, a partir de 2004, ano de fundação do Instituto Arcor Brasil.
Em 2008 foi desenvolvida a 5a Edição do Programa Minha Escola Cresce no Brasil. Como aconteceu na Argentina, em relação à Fundação Arcor, o Minha Escola Cresce, em seus cinco anos, foi fundamental para sedimentar as bases de atuação do Instituto Arcor Brasil.
Nesse período foram apoiados 98 projetos de escolas de 14 municípios, dos estados de São Paulo e Minas Gerais, abrangendo regiões onde estão instaladas as quatro primeiras unidades industriais da Arcor no Brasil – a quinta planta foi inaugurada em 2007 na Região Metropolitana de Recife (PE). A partir de 2009, com a Sexta Edição, o Programa Minha Escola Cresce chega à Região Nordeste do Brasil, inicialmente com dois projetos apoiados no município de Ipojuca (PE).
Com a mesma metodologia seguida na Argentina, mas com as variações naturais de outra realidade cultural e política, o Programa Minha Escola Cresce tem contribuído para o necessário desenho de uma nova cartografia da Educação no Brasil, um novo olhar sobre a escola como espaço de encantamento, de descobertas e criação de redes. Uma mescla de emoções e sentimentos, de sensibilidade e refinamento de capacidades.. Um tributo ao educador e a reafirmação da crença no protagonismo juvenil.

“Em parceria com a comunidade, com organizações empresariais e não-governamentais que confiam no potencial realizador da Educação, a escola pública pode resgatar o seu papel estratégico na construção de países digno de seus povos, de sua cultura, de sua história e de seus recursos naturais”, afirma o texto do livro, assinado pelo jornalista José Pedro Soares Martins.

Como salienta o autor na introdução, o livro é, assim, “uma tentativa de colher as pedras preciosas que o Programa extraiu em sua rápida e intensa história, iniciada na Argentina e que prossegue, com êxito, no Brasil. Uma amostra de que a efetiva integração regional, a integração na base da sociedade, passa necessariamente pela educação, rumo a uma América Latina mais próspera, de desenvolvimento humano pleno e sustentável”. O jornalista José Pedro Martins é autor de vários livros nas áreas social, ambiental e de história, tendo sido finalista em 2008 e recebido em 2003 o Prêmio Ethos de Jornalismo, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Mais informações:
Instituto Arcor Brasil
José Pedro Soares Martins
Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867 –
imprensa@institutoarcor.org.br
http://www.institutoarcor.org.br/

0 Comments: