domingo, 24 de fevereiro de 2008

Primeira Bienal do Livro em Minas Gerais

Primeira Bienal do Livro em Minas Gerais

Minas terá A primeira Bienal do Livro em Minas Gerais, acontece em Belo Horizonte, para alegria de editores,livreiros, autores.

Data e local: 15 a 25 de maio no Expominas em Belo Horizonte

Minas Gerais ,com a primeira bienal literáriam alcança um desejo antigo. Ótima oportunidade para reunir escritores nacionais e internacionais.

A Bienal do Livro de Minas acontece pela parceria entre a Fagga Eventos,que produz as Bienais do Livro do Rio de Janeiro e da Bahia, e a Câmara Mineira do Livro, que éresponsável pelo Salão do Livro e Encontro de Literatura de Belo Horizonte.

A vice-presidente da Fagga Eventos é Andréia Repsold , o presidente da Câmara Mineira do Livro, José de Alencar Mayrink e a curadora do Café Literário escritora Guiomar de Grammont, diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto e curadora do Botequim Filosófico da Bienal do Rio estão bastante entusiasmados com esse evento inicial.que foi anunciado ainda em 2007.

Uma homenagem ao Japão, pelo centenário da vinda de imigrantes japoneses para nosso país,visa consolidar ainda mais a integração entre o Brasil e o Japão.A chamada "Terra do Sol Nascente",tem grande representatividade entre os descendentes dos japoneses, já na terceira e até quarta geração:filhos, netos, bisnetos, nisseis, sanseis, etc.

Nos objetivos, está a recepção de 50 autores de várias nacionalidades .

Esperam cerca de duzentas mil pessoas, além dos prováveis visitantes escolares e professores,(mais ou menos 25 mil estudantes das redes pública e privada de Ensino).

A Bienal do Livro de Minas acontecerá no Pavilhão 1 do Expominas.

Café Literário:será, por excelência, o espaço de bate-papo, contatos, entrevistas, etc, do público leitor e visitante, com os autores, consagrados ou iniciantes, locais ou não.

O Café Literário teve origem na tradicional Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

O espaço oferecerá ao visitante um olhar e uma possibilidade a mais:a conjunção entre entre a literatura e as artes na comunicação.(pr exemplo, as artes plásticas ou visuais, o teatro,o cinema,a música.

Na palavra de Andréia Repsold: "Pretendemos, ao realizar a Bienal do Livro de Minas, promover um verdadeiro encontro entre os leitores e autores, fazendo com que a leitura ocupe seu espaço no cotidiano, afastando-a do caráter meramente acadêmico",

Minas Gerais é mais um Estado novo a sediar uma Bienal de livros.

"Minas Gerais é um dos mais importantes pólos culturais do País, com grande tradição na área literária. Trouxemos a Bienal para o Estado, que já tinha o Salão do Livro como experiência bem-sucedida, para fazer um trabalho mais ampliado, com peso nacional, incluindo uma série de atividades que envolvam o autor, o livro e a leitura",comentou Andréia.A Bahia também entrou na política de Expansão das bienais.

A Bienal deverá tornar-se um evento fixo,no calendário do Estado.
A Bienal do Livro de Minas será em anos pares .O Estado e a capital mineira ofereciam apenas o do Salão do Livro,na Serraria Souza Pinto.O presidente da Câmara Mineira do Livro, José de Alencar Mayrink. reforça a importância do evento :"Podemos garantir que este será um evento à altura das tradições culturais de Minas Gerais"

"Estamos preparando uma programação cultural atrativa, para que o visitante possa passar o dia inteiro, tendo a oportunidade de conversar com autores e participar de debates. As mesas serão de interesse geral e não acadêmico, proporcionando o acesso a todos",declara a vice - presidente da Fagga Eventos.

A curadora do Café Literário, Guiomar de Grammont,discorre sobre o modelo da bienal,afirmando que é necessário :(...)"pensar a literatura como uma forma de abarcar temas como cinema, música, futebol e política, assuntos tão ligados à vida dos mineiros".

Dessa forma, num mesmo debate ou conversa,várias áreas interligadas à Literatura,poderão ampliar os conceitos dos visitantes e levá-los a repensar,ampliar alguns campos.

Para o público infanto-adolescente,a Bienal vai oferecer atividades educativo/culturais, com atividades atrativas,focadas na literatura infantil e/ou infanto/juvenil.

O universos amplo dos livros com essas atrações, estimulará a alegria de saber, pela leitura e pelas imagens coloridas e belas.C rianças e adolescentes, terão teatro ,música, e poderão trocar idéias com autores (que assim , conhecerão seu público-leitor especial)e saber das obras.
A visitação escolar, é uma das expectativas programadas,com o objetivo de facilitar esse encontro mágico entre os opequenos leitores e os livros.Espera-se aumentar hábito de leitura .

Os educadores também professor receberão kits com dicas e que o tempo da visita seja útil e agradável.Da localização dos livros ao encontro com os autores presentes,tudo será explanado e esquematizado para facilitar a visita das escolas.

SERVIÇO INFORMATIVO COMPLEMENTAR:

"Sobre a Fagga Eventos

- Fundada em 1964, a Fagga vem, ao longo de quatro décadas, se destacando na promoção e organização de eventos nacionais e internacionais. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, a Fagga é associada, desde 2006, à francesa GL events, mundialmente conhecida nesse segmento. Em seu portifólio estão recordes nacionais de público, como o da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA, a Rio 92 e o Fórum Global. A Fagga já realizou 2.500 eventos no Brasil e cerca de 240 no exterior.
Sobre a Câmara Mineira do Livro

Fundada em setembro de 1970, a Câmara Mineira do Livro é uma entidade que congrega todo o setor livreiro de Minas Gerais, desenvolvendo ações na área de edição, distribuição e comercialização de livros. Atualmente presidida por José de Alencar Mayrink, a Câmara tem como objetivo o estímulo ao hábito da leitura. Esta meta é cumprida por meio da realização de eventos como o Salão do Livro e Encontro de Literatura de Belo Horizonte, entre outras feiras e congressos promovidos pela entidade."

CONTATOS:

bienaldolivrominas@fagga.com.br

Att.

andreia donadon leal - déia leal
Governadora do InBrasCI-MG
Membro do Jornal Aldrava Cultural e da AVSPE
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm

www.jornalaldrava.com.br

0 Comments: