terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Conferência Nacional de Juventude

Conferência Nacional de Juventude

A Conferência Nacional de Juventude é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los. Realizada de dois em dois anos, ela é um processo no qual jovens e interessados na temática de todo o Brasil se reúnem para discutir a situação das pessoas que compõem esta faixa etária e apontar quais são as prioridades de ações e programas a serem desenvolvidos pelo poder público.

Este debate inclui a avaliação sobre as políticas públicas em curso. Por isso, o Decreto xx estabeleceu que a Conferência é, juntamente com o Conselho Nacional de Juventude, espaço de controle social da Política Nacional de Juventude e de todas as ações governamentais vinculadas à ela.

A primeira edição foi lançada em setembro deste ano. Com o tema “Levante sua Bandeira”, ela irá debater três grandes temas: Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional”, “Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude” e “Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude”. O objetivo é promover o direito à participação, fortalecer uma rede social para fortalecer as políticas de juventude, indicar ao poder público as prioridades de ações e programas relacionadas ao tema e contribuir para mudar o patamar de compreensão da sociedade sobre este segmento.

O processo terá etapas preparatórias, municipais e estaduais, culminando no momento nacional, que acontecerá em abril de 2008. A conferência vai inovar em participação com a realização de pré-conferências em instituições de ensino e conferências livres, que poderão ser organizadas por qualquer órgão de poder público ou organização da sociedade civil. As pessoas também poderão participar por meio de um ambiente virtual que estimulará debates sobre as diversas bandeiras da juventude.

Fonte: www.conferenciadejuventude.com.br/

Confira alguns documentos já disponíveis

Metodologia
Objetivos
Documento base da Conferência
Decreto de convocação da Conferência
Regimento Interno da Conferência
Guia do Participante
Manual Orientador para Comissões Organizadoras Estaduais
Balanço dos três primeiros meses da Conferência Nacional de Juventude

Leia as notícias publicadas no site da Ação Educativa sobre o processo das conferências:

Fevereiro de 2008 -
Inscrições abertas para a a primeira conferência municipal de São Paulo

Janeiro 2008 -
Comissão organizadora da Conferência Nacional da Juventude divulga balanço

Janeiro 2008 -
COE define local da Conferência de Juventude de São Paulo

Dezembro 2007 -
Encontro estimula participação de jovens em Conferências

Dezembro 2007 -
Levante sua bandeira - Artigo escrito por Danilo Moreira, Secretário-Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude

Fonte: www.acaoeducativa.org.br

0 Comments: